A gestão de escolas possui uma série de atribuições - e manter a equipe escolar motivada e produtiva é uma das mais importantes.
Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 16 JAN 2020 - 12H02

Também é papel da gestão de escolas motivar a equipe escolar: saiba como nesse artigo

A gestão de escolas possui uma série de atribuições - e manter a equipe escolar motivada e produtiva é uma das mais importantes.

Além de organizar processos, atrair e manter alunos, uma das tarefas mais importantes dentro da gestão de escolas é garantir uma equipe escolar motivada e produtiva.

Os professores não apenas dão aulas, mas também são conselheiros, guias e incentivadores. Além deles, toda a equipe – do administrativo aos responsáveis pela manutenção – desempenham um papel vital junto ao aprendizado e ao bem-estar dos alunos durante o período letivo.

Por isso, é importante que as escolas acolham estes profissionais e ofereçam boas condições de trabalho, já que isso se reflete diretamente na qualidade do ensino como um todo.

Saiba como colocar isso em prática e garantir excelência em gestão de escolas, também junto aos seus funcionários – é só seguir na leitura.

Dicas de como usar a gestão de escolas para manter uma equipe escolar mais motivada e feliz

Professores motivados são cruciais para uma sala de aula bem-sucedida. O mesmo se aplica aos funcionários que se encontram nas demais dependências de sua escola e mantêm contato com os alunos.

É compreensível, porém, que em certos momentos ou situações essa positividade possa começar a diminuir. Portanto, é vital manter sua equipe escolar equilibrada e motivada.

 Mas o que os responsáveis pela gestão de escolas podem fazer para ajudar os educadores e demais profissionais a ir além e manter uma atitude positiva mesmo em situações adversas?

Aqui vão algumas dicas:

1) Reconhecer os esforços dos profissionais da educação

Parece óbvio, mas muitas instituições de ensino esquecem que um pouco de reconhecimento realmente ajuda muito.

Como tal, uma das coisas mais naturais que sua escola pode fazer para apoiar seus professores e demais profissionais pedagógicos é mostrar a eles como seus trabalhos são valorizados.

Isso pode ser feito de diversas formas:

  • Organizando uma cerimônia de agradecimento na frente de uma ou mais turmas;
  • Colocando uma nota pessoal na sala dos professores, se possível acompanhada de uma caixa de bombons ou biscoitinhos para todos;
  • Prestando o devido reconhecimento durante uma reunião da equipe ou até mesmo em um evento comemorativo – como o Dia dos Professores;
  • Oferecendo um pequeno sinal de agradecimento por todo o trabalho duro que sua equipe desempenha ao longo do ano – como entradas de cinema, um vale-livro ou vale-manicure, por exemplo.

Ao recompensar os esforços de cada profissional, é importante destacar o que eles fizeram para merecer agradecimentos, dentro e fora da sala de aula.

Essa abordagem permite o compartilhamento das melhores práticas em sua escola e cria uma cultura de gestão de escolas em que todos se inspiram para fazer o melhor possível.

2) Incentivar feedback

Todos gostamos de sentir que somos valorizados e que nossas opiniões são importantes.

Consequentemente, criar uma política de feedbacks construtivos junto à equipe escolar pode ser uma boa forma de garantir que todos se sintam valorizados, ouvidos e compreendidos. E isso, sem dúvidas, gera motivação.

3) Reconhecer os gatilhos de estresse da gestão de escolas

Evite novas iniciativas ou mudanças que possam gerar tensão por parte da equipe escolar em períodos como:

  • Final dos períodos escolares;
  • Meses de elaboração de relatórios;
  • Período de aplicação e correção de provas;
  • Durante a preparação para o ENEM.

Uma boa gestão de escolas requer um planejamento eficiente de tarefas para que as mesmas não se misturem – então, saber organizar o calendário para evitar situações de estresse é essencial para o bom andamento dos processos escolares.

4) Incentivar a colaboração entre a equipe

Fazer com que seus professores e demais membros da equipe escolar trabalhem juntos, colaborando uns com os outros, afeta positivamente a motivação.

Profissionais mais experientes ou com mais tempo de casa contribuem com o uso das melhores estratégias e com um conhecimento mais amplo.

Já os profissionais mais novos podem contribuir com uma nova visão sobre os processos e com conhecimentos mais atualizados e novas técnicas.

Dessa forma, a equipe, como um todo, se torna muito mais completa e apta a resolver qualquer desafio que surgir, tornando-se muito mais motivada.

5) Dar voz aos professores e demais envolvidos

Muitos profissionais desejam se envolver em algumas tomadas de decisão no espaço onde trabalham, e essa também deve ser uma prática de gestão de escolas adotada em sua instituição.

Convide alguns membros de sua equipe para participar das reuniões do conselho – assim será possível obter novas opiniões e descobrir mais sobre as estratégias propostas.

6) Estimular o aproveitamento das oportunidades de desenvolvimento profissional

A gestão de escolas eficaz deve ainda oferecer e incentivar o desenvolvimento profissional de cada membro da equipe.

Isso pode incluir conferências, oficinas ou treinamentos oferecidos dentro das dependências da escola ou por meio da participação em eventos do setor ou mesmo parcerias estratégicas.

Certifique-se de estar atento a novas oportunidades e apresentá-las a todos nas reuniões da equipe.

7) Discutir oportunidades de melhorias em processos

A maioria das pessoas quer sentir que está aprendendo e progredindo em seus desafios diários – e os profissionais da educação não são exceção. E isso pode ser ainda mais latente em relação à aplicação da tecnologia em suas atribuições e rotinas.

Nesse contexto, investir em ferramentas e softwares que ajudem a modernizar os processos, otimizando as tarefas do dia a dia, é uma forma clara de como utilizar a gestão de escolas para gerar motivação, afinal qualquer funcionário ficará feliz em poder trabalhar melhor seu tempo.

Um exemplo deste tipo de ferramenta é o SophiA Gestão Escolar, que facilita a gestão de escolas com recursos como:

  • Controle financeiro da instituição;
  • Gestão de processos administrativos – como o controle de estoques;
  • Gestão Acadêmica e Pedagógica;
  • Comunicação simplificada entre instituição, pais, responsáveis e alunos;
  • Captação de alunos e muito mais.

Agende hoje mesmo a visita de um especialista: você vai descobrir como o SophiA pode trazer mais motivação e produtividade para a sua gestão de escolas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.