Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Tecnologia educacional e sua importância para a gestão escolar

Aliada do processo de ensino-aprendizagem, a tecnologia educacional também oferece excelentes recursos que ajudam a traçar uma gestão escolar eficaz

Os avanços tecnológicos trouxeram benefícios para diversas áreas, da saúde à indústria, e com as instituições de ensino não foi diferente. A tecnologia educacional se faz cada vez mais presente em todos os departamentos das escolas, ajudando a otimizar uma série de processos importantes e que são realizados diariamente dentro ou fora da sala de aula.

O interessante é que a tecnologia educacional alcançou em pouco tempo um espaço bastante significativo nas escolas. A utilização de ferramentas tecnológicas para apoiar ou aprimorar métodos de ensino, ampliando o acesso dos estudantes às informações, é um dos principais ganhos proporcionados por esse avanço.

Mas ela não se limita somente à sala de aula e, hoje, vem sendo bastante utilizada para uma gestão escolar mais dinâmica e eficaz. Para conhecer um pouco mais sobre as possibilidades que esses recursos geram para a sua instituição de ensino, acompanhe a sequência deste artigo.

A importância da tecnologia educacional 

De uns anos pra cá, a tecnologia educacional tornou-se parte essencial do processo de ensino-aprendizagem, tornando a interação com os alunos mais próxima da realidade vivenciada por eles, além de otimizar alguns processos guiados pelos educadores. Mas para que seja uma solução eficaz e estratégica, é preciso que os professores e gestores saibam que a tecnologia não é um fim em si mesma, mas sim uma forte ferramenta de aprendizagem, que requer um uso ético e reflexivo. 

Por mais que no início a tecnologia educacional tenha gerado algumas incertezas, o seu desempenho satisfatório fez com que seus recursos entrassem para o planejamento pedagógico das instituições de ensino, ampliando ainda mais as possibilidades de interação em sala de aula. 

Recursos como games educativos, lousa digital, realidade virtual, plataformas online para estudo, sites, aplicativos móveis voltados para a área educacional e ferramentas para organização dos estudos, como o Google For Education, são exemplos de como a tecnologia educacional está transformando o ambiente escolar.

Para utilizar todo o potencial que essas ferramentas têm para oferecer, é interessante que os educadores sigam alguns passos:

-Conhecer as possibilidades oferecidas por cada recurso;

-Planejar as ações executadas com foco pedagógico;

-Inserir os recursos tecnológicos de forma gradual nas aulas, acompanhando a interação dos alunos;

-Incentivar a participação dos alunos, os ajudando a explorar os recursos para potencializar o aprendizado.

Além das novas práticas pedagógicas proporcionadas por esses recursos, a tecnologia educacional também vem transformando outros setores, como a gestão escolar, assunto que abordaremos no próximo tópico. 

O papel da tecnologia educacional na gestão escolar

Vimos até aqui que a tecnologia educacional tem uma participação bastante importante no processo de formação dos alunos, mas é interessante destacar novamente que ela não se limita somente à sala de aula e ao aprendizado em si, mas também é fundamental para uma gestão escolar eficaz.

Hoje, com todos os avanços tecnológicos dos últimos anos, as instituições de ensino podem contar com softwares e ferramentas tecnológicas que auxiliam também os gestores, além de toda a comunidade escolar, tornando o processo educacional ainda mais forte e assertivo.

Um software que representa muito bem o poder da tecnologia educacional para a gestão escolar é o SophiA Gestão Escolar, desenvolvido pela Prima, uma empresa especializada em recursos tecnológicos para educação.

O SophiA ajuda a otimizar uma série de atividades importantes que são realizadas diariamente nas instituições de ensino, que acabam sobrecarregando toda a equipe e dificultando a participação estratégica na área pedagógica. 

Confira algumas das funcionalidades oferecidas pelo software:

-Controle das contas a receber, que diminui a inadimplência da escola;

-Emissão de notas fiscais de serviços diretamente pelo software;

-Acompanhamento simultâneo das contas a pagar da instituição;

-Ficha financeira e 2ª via do boleto bancário disponíveis via internet;

-Informações para apoiar a tomada de decisões por meio de relatórios de fluxo de caixa, descontos concedidos, faturamento por turma, dentre outros pontos;

-Notas do aluno, agrupadas pela divisão anual escolhida pela escola (bimestral ou trimestral);

-Calendário escolar completo com todos os eventos escolares, desde provas e reuniões de pais e mestres até excursões;

-Alertas de ocorrências referentes ao comportamento do filho ou atrasos.

Graças à tecnologia educacional é possível dinamizar a gestão escolar ao mesmo tempo em que o processo de ensino-aprendizagem é impulsionado com ferramentas estratégicas, que ajudam na formação integral dos alunos.

Se você se interessou pelo tema e quer conhecer mais sobre o software SophiA Gestão Escolar, clique aqui e entre em contato com os nossos consultores.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.