Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 25 ABR 2019 - 09H45

Tecnologia na Educação Infantil: 3 dicas para uma relação saudável

Descubra como fazer com que o uso da tecnologia seja saudável para as crianças e para o processo de aprendizado

Vivemos em um mundo onde as novas gerações entendem as tecnologias como algo natural. Os chamados nativos digitais já nascem com a tecnologia fazendo parte do seu dia a dia. Com isso, as escolas precisam acompanhar a evolução e preparar seus educadores para os novos caminhos que a educação vem tomando.

É comum vermos pequenos que já sabem acessar a internet, usar computador, smartphone, tablet e outras ferramentas tecnológicas mesmo antes de aprender a falar. Muitas vezes utilizada como instrumento de comunicação e entretenimento, a tecnologia também se torna parceira da educação, principalmente na Educação Infantil.

Aliada à educação, a tecnologia pode trazer bons resultados, ajudando no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. As tecnologias digitais permitem um maior acesso à informação, o contato com novas linguagens e aproxima o conteúdo de ensino às novas gerações.

Como equilibrar o uso das tecnologias com as crianças

A tecnologia já faz parte da vida das crianças e proibir o seu uso seria uma forma de impedir o desenvolvimento da criança diante das evoluções do mundo. As crianças podem ter acesso às tecnologias, mas para que haja um equilíbrio é preciso tomar alguns cuidados em casa, sob a mediação dos responsáveis, e na escola, com a orientação dos professores.

Reunimos aqui três dicas importantes de como equilibrar o uso das tecnologias com as crianças, confira:

1. Defina limites de tempo e espaço

 O uso da tecnologia, como todo hábito ou atividade, precisa ter alguns limites. Se para adultos é difícil se desconectar do celular, para crianças acontece o mesmo. Cabe à família e à escola, em seus ambientes, estabelecer acordos que restrinjam o uso de aparelhos digitais. Por exemplo, regular o uso de aparelhos em momentos de atividades ao ar livre e a exposição a telas antes de dormir.

2. Pesquise, converse e recomende o melhor

Selecione conteúdos apropriados e relevantes para as crianças. Quando os pequenos pedirem para ver, jogar ou fazer o download de algo, procure conhecer antes. Aproveite para pesquisar jogos e aplicativos educativos que incentivam o raciocínio lógico, a resolução de problemas.

Se algum conteúdo for considerado inadequado, explique para a criança o motivo. Incentive-a a decidir, por exemplo, qual o melhor jogo para aprender algo novo ou canal do mais interessante.

3. Demonstre interesse e acessem juntos

Os responsáveis devem demonstrar interesse aos assuntos dos filhos para conquistar a confiança deles e, a partir disso, os filhos se sentem à vontade para compartilhar e dialogar também sobre o uso das tecnologias, o que andam vendo ou conversando na internet.

Já o professor não precisa saber tudo sobre tecnologia, mas ele precisa entender a realidade em que os alunos se encontram para obter os resultados desejados em sala de aula. Para isso é preciso se adaptar e estar aberto ao novo.

A tecnologia já faz parte do dia a dia das crianças, precisamos quebrar velhos paradigmas e entender que elas são seres pensantes e que podem e devem desenvolver suas habilidades. A criança é protagonista, ela também é capaz de construir conhecimento. 

A Agenda Edu

A Agenda Edu é uma empresa de educação com viés tecnológico que tem como missão ajudar as escolas a evoluírem com uma comunicação de qualidade, além de fortalecer o relacionamento entre escolas, alunos e responsáveis. Estamos sempre lado a lado da jornada educacional, participando da rotina escolar de mais de 1.500 escolas e 1 milhão de usuários.  

A solução apresenta diversas funcionalidades que ajudam na comunicação e na organização da rotina dos alunos. São mensagens instantâneas, comunicados, eventos, pagamentos, resumo diário, atividades entre outros.

Quer saber mais sobre tecnologia na Educação e outros assuntos educacionais? Você poderá conferir artigos da Agenda Edu aqui no blog do SophiA ou acessando nosso blog, Jornada Edu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.