Toda escola deve acompanhar as tendências educacionais que surgem a cada ano - e aqui você pode conferir as principais.
Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 07 JAN 2020 - 15H12

Tendências educacionais: o que irá mudar em 2020

Toda escola deve acompanhar as tendências educacionais que surgem a cada ano - e aqui você pode conferir as principais.

A cada novo ano, os profissionais que atuam no setor do ensino observam novidades notáveis nas tendências educacionais.

Todo este cenário, que se renova constantemente, é reflexo das mudanças que nossa sociedade vem experimentando e das demandas dos alunos das novas gerações.

Sua escola precisa acompanhar essa evolução: colaboradores, corpo docente, infraestrutura e recursos devem dialogar com este público, de forma a garantir a continuidade da qualidade do ensino e, consequentemente, a captação e a retenção eficaz de alunos.

Por isso, siga na leitura e descubra o que esperar das tendências educacionais deste novo ano – e como se preparar frente a elas.

As tendências educacionais de 2020 e como preparar sua escola para elas

Uma das principais tendências educacionais em 2020 é o fim do estilo de aprendizado da velha escola.

Ele já está sendo substituído por uma nova metodologia, onde os professores atuarão como uma espécie de líder versátil de equipe. Com isso, devem deixar de passar seu conteúdo programático por meio dos meios convencionais, como os livros e os longos discursos sobre os temas abordados em aula: o foco será em uma linguagem mais moderna, com uso de recursos tecnológicos e uma abordagem personalizada.

Os alunos da nova geração responderão melhor aos profissionais que souberem incorporar recursos modernos, métodos e táticas de solução de problemas em sala de aula.

Além dessa mudança de metodologia de trabalho, 2020 trará uma série de novas tendências educacionais – algumas delas já conhecidas pelas escolas, mas agora sob novas perspectivas:

Aplicação da Inteligência Artificial em sala de aula

Embora a aplicação da IA ​​na educação ainda esteja em seus estágios iniciais, seu potencial não deve ser negligenciado dentro do futuro da educação.

Um exemplo disso são os aplicativos de aprendizado de idiomas, como o Duolingo, que demonstram como os sistemas baseados em IA fornecem planos de revisões individuais e aprendizado baseado em interesses.

Além disso, a IA pode ser uma boa assistente do professor, já que libera o profissional das tarefas mais demoradas e monótonas, como a verificação de trabalhos em busca de plágio, e fornece mais espaço e tempo.

A capacidade de análise da IA ​​permite ainda feedback em tempo real e prática direcionada contínua. Dessa forma, o recurso proporciona aos professores um entendimento mais amplo sobre as necessidades dos alunos.

Equipados com mais informações, os profissionais saberão fornecer planos de aula mais efetivos, focados nas necessidades e voltados para explorar ao máximo as potencialidades de cada aluno.

Aprendizado personalizado

Tudo indica que esta será uma das tendências educacionais mais notáveis do ano: novos recursos ajudarão os professores a mudar a maneira de oferecer educação ou processos de aprendizagem. Enquanto isso, os alunos podem aprender sem barreiras: talentos, fraquezas e ritmo de compreensão estarão englobados a cada lição.

Este é, de fato, um divisor de águas para os alunos com necessidades especiais: à medida que passam a contar com métodos pautados na flexibilidade ou na liberdade de aprender no seu ritmo, sentem-se competentes o suficiente ao final do ano acadêmico.

Gamificação

A gamificação tem sido aplicada em sala de aula já há alguns anos, mas as possibilidades dessa abordagem ainda são mal compreendidas.

Para que ela seja efetivamente bem-sucedida, devemos lembrar que o aprendizado é inerentemente divertido: o cérebro humano está preparado para responder positivamente à descoberta, reconhecimento de padrões, risco e representação de papéis.

A educação gamificada ajuda o professor a engajar as novas gerações, que nasceram sob o forte apelo da tecnologia e da internet.

Competitividade, cooperação, tomada de riscos, escolhas de troca, feedback imediato, o progresso que é uma recompensa em si e a alegria no processo de aprendizado são os destaques do aprendizado adequadamente gamificado.

Ao colocar em prática na sua escola, você ajuda os alunos a encontrarem mais satisfação em aumentar seus conhecimentos – e não só seguirem pelo medo de uma possível reprovação.

A mudança do papel do professor

2020 também prevê a mudança do conceito de professor: mais do que um alimentador de dados, ele assumirá o papel de alguém que nutre os alunos adequadamente, que orienta sua classe através de atividades e compartilha a maravilha da descoberta.

Embora siga envolvido nas atividades cotidianas, deve também acompanhar de perto o progresso pessoal dos alunos e ajudar aqueles que precisam de atenção e ajuda especiais.

Mas para isso dar certo, é preciso otimizar as rotinas do corpo docente, de forma que eles possam utilizar o tempo em sala de aula de forma mais eficaz. Como garantir isso? Com a ajuda da tecnologia!

Ferramentas de Gestão Escolar

A tecnologia hoje se faz presente em sala de aula – mas é importante que ela chegue também aos setores administrativos da escola.

Professores e colaboradores de sua escola precisam contar com ferramentas que otimizem processos e reduzam erros operacionais, de forma a permitir que eles possam se concentrar em tarefas mais estratégicas – como abordagens personalizadas de ensino, por exemplo.

O Sophia Gestão Escolar oferece isso: através dele sua escola conta com uma gestão mais eficaz dos setores financeiro, administrativo, acadêmico e pedagógico.

O software também oferece total suporte na comunicação com pais e responsáveis, além de recursos especiais para a captação de alunos.

Entre em contato hoje e mesmo e agende uma visita de um especialista em sua escola!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.