Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 26 OUT 2017 - 12H53

Transforme a gestão escolar com a tecnologia e o planejamento

Descubra as 6 principais transformações que a tecnologia e o planejamento podem trazer para a sua gestão escolar.



Para coordenar a rotina diária de uma instituição de ensino, os gestores enfrentam uma série de desafios. Dentre as incumbências desses profissionais, podemos destacar algumas que são de suma importância, como o planejamento das atividades pedagógicas, o gerenciamento dos dados do colégio e o atendimento aos docentes, colaboradores, alunos e pais.

Mesmo com um grande volume de tarefas, é comum os gestores realizarem boa parte delas de maneira manual, o que ocupa muito tempo, energia e recursos. Por isso, é cada vez mais comum as instituições de ensino recorrerem aos recursos tecnológicos que ajudam a otimizar a gestão escolar, tornando os processos mais rápidos e assertivos.

Com a adoção de uma boa plataforma de gestão escolar aliada a um planejamento estratégico, é possível transformar áreas fundamentais para o crescimento da instituição de ensino, como a captação e retenção de alunos, bem como o processo de tomada de decisões.

Na sequência, vamos apresentar os 6 principais ganhos que a junção da tecnologia com o planejamento traz para as escolas. Confira!

1. Suporte às decisões gerenciais

A gestão escolar é executada em muitas frentes, sendo vários os profissionais envolvidos para que tudo transcorra como o planejado. Deste modo, é fundamental que a escola conte com um software de gestão escolar que atue em todas as áreas estratégicas da instituição.

Essa tecnologia apresenta aos gestores e colaboradores do colégio todas as informações gerenciais em tempo real por meio de relatórios, planilhas e gráficos de fácil visualização, possibilitando que as decisões sejam tomadas rapidamente e de maneira assertiva, seguindo as estratégias planejadas pela escola.

2. Fidelização dos alunos e satisfação dos pais

Ao utilizar um bom software de gestão, o colégio consegue estreitar o relacionamento com os pais por meio de uma comunicação inovadora, que transmite a imagem de uma instituição atualizada e que valoriza os avanços tecnológicos.

Essa proximidade gera grande satisfação entre os pais, principalmente naqueles que querem se manter ativos no progresso acadêmico de seus filhos, mas não conseguem simplesmente porque não têm tempo disponível. Com a plataforma de gestão escolar, a comunicação entre famílias e professores é simplificada e isso facilita o acompanhamento dos pais, que terão acesso aos testes e aos relatórios de disciplina dos seus filhos.

3. Aumento da captação de estudantes e das possibilidades de crescimento

Com o apoio da tecnologia no planejamento da gestão escolar é possível identificar o custo e o retorno com cada ação de marketing executada pela instituição de ensino. Com isso, os gestores conseguem elaborar estratégias eficientes para captar novos alunos.

Além disso, outro ganho importante é a manutenção de processos comerciais mais coesos, com alertas e lembretes em datas pré-definidas, que facilitam o contato dos colaboradores com os interessados em ingressar na instituição.

4. Praticidade para todos

Mais uma das vantagens que as plataformas de gestão escolar oferecem é a acessibilidade, algo essencial para a educação do século XXI. Os professores, por exemplo, podem enviar aos alunos materiais de estudo a qualquer momento, de qualquer lugar, além de poderem verificar os trabalhos de casa dos estudantes.

Da mesma forma, os alunos têm acesso contínuo ao material de estudo e conseguem verificar com antecedência os horários das aulas. Já o catálogo da biblioteca online, recurso oferecido por plataformas de gestão da biblioteca, permite que os estudantes reservem ou renovem o livro a qualquer momento, estando em casa, no curso ou em uma viagem de férias.

5. Fortalecimento da comunidade escolar

Uma tecnologia que oferece um canal de comunicação entre professores, pais, diretores e estudantes consegue criar uma comunidade escolar forte, já que todas as partes interessadas estão unidas em prol do desenvolvimento do aluno. É justamente isso que um bom software de gestão escolar, como o SophiA, oferece para as instituições.

6. Otimização dos processos de TI

Por fim, a tecnologia aliada ao planejamento também traz benefícios para os profissionais responsáveis pelo suporte de TI da instituição. Além da instalação simplificada dos sistemas de gestão escolar, a equipe ainda consegue automatizar processos importantes da área, como backup e atualização do sistema. Outro ponto é a possibilidade de usar a base de dados padrão SQL gratuitamente.

Mostramos para você neste artigo que é possível transformar a gestão escolar da sua instituição, aliando o planejamento estratégico com os melhores recursos tecnológicos do mercado.

Caso você ainda não conte com uma plataforma parceira que ajuda a otimizar os processos internos da sua escola, não deixe de conhecer as funcionalidades do software SophiA Gestão Escolar, clique aqui e acesse.

Conquiste novos estudantes com uma estratégia de captação planejada, baixe já nosso e-book e entenda como aumentar a captação de alunas para sua escola!

BAIXAR E-BOOK >>

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.