Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Tudo o que você precisa saber para abrir uma escola

Conheça os principais desafios enfrentados por quem quer abrir uma escola e veja como um sistema de gestão escolar pode ajudar os empreendedores nesta caminhada

Muitos coordenadores e diretores de instituições de ensino têm o sonho de abrir sua própria escola e desenvolver o seu próprio projeto pedagógico. A experiência adquirida em anos de atuação costuma proporcionar bastante segurança para os profissionais que querem empreender na área da educação, afinal eles vivenciaram por anos o processo de ensino-aprendizagem.

Esse conhecimento é realmente imprescindível para quem almeja abrir uma escola, mas será que o domínio da prática pedagógica é suficiente para administrar um colégio e fazer a instituição prosperar?

Ter um excelente método de ensino, contar com professores qualificados e ter uma infraestrutura que possa oferecer uma formação integral para os alunos são pontos considerados fundamentais para abrir uma escola. Mas, é importante que os educadores saibam que nem sempre basta ter esses pontos internalizados para alcançar o sucesso. Por exemplo, é importante ter uma visão empreendedora do negócio, conhecendo todos os passos burocráticos e difíceis na hora da automação da gestão escolar.

Se você sonha em abrir uma escola, mas nunca parou para pensar nos desafios além da sala de aula, recomendamos que você continue acompanhando este artigo, pois iremos apresentar as principais dicas para quem busca tornar real o sonho de abrir uma escola.

Gerenciamento das atividades administrativas

Como mencionado no início, o sonho de abrir uma escola é bastante comum entre os profissionais da área de educação. Além de projetar um método de ensino de excelência, é muito importante que o educador tenha espírito empreendedor, pois as tarefas a serem gerenciadas vão muito além da prática em sala de aula.

Por exemplo, para se manter ativa, uma instituição de ensino precisa gerir uma série de tarefas administrativas, como matrícula dos alunos, organização da documentação de todos os membros do colégio, controle dos departamentos, como limpeza, segurança, recepção e cozinha, entre outras inúmeras atividades presentes no ambiente escolar.

Ações financeiras

Para abrir uma escola e fazer com que ela se consolide no mercado é preciso que o gestor tenha um excelente controle das ações financeiras. Tarefas como contas a pagar e a receber, compras de materiais, negociação com os fornecedores e administração dos casos de inadimplência fazem parte da rotina e são fundamentais para que o colégio se mantenha ativo.

Captação de alunos faz parte do processo de abrir uma escola

O processo de captação de alunos é essencial para todas as instituições, principalmente para as que estão começando. Por isso, os gestores não podem deixar de lado essa importante ação. Para alcançar bons resultados, é preciso ter uma gestão de marketing eficaz, com uma visão completa do negócio para que seja possível identificar todas as oportunidades e controlar cada etapa do funil de vendas.

Gestão da comunicação com os pais

Outro ponto que todo futuro dono de colégio precisa saber é que os pais valorizam as escolas que mantêm uma comunicação clara e objetiva, transmitindo uma imagem de instituição de vanguarda. Sendo assim, mais uma das incumbências dos novos gestores é a de adotar canais de comunicação que sejam práticos e assertivos para toda a comunidade escolar.

Veja como um sistema de gerenciamento pode te ajudar a abrir uma escola

Agora que conhecemos os principais desafios que os futuros proprietários terão ao abrir uma escola, vamos apresentar um recurso que ajudará em todos os pontos citados acima: o sistema de gestão escolar. Essa é uma tecnologia desenvolvida por empresas especializadas na área educacional, que conhecem de perto todas as necessidades dos colégios.  Por isso, o sistema de gestão escolar é importante para quem quer abrir uma escola, pois ele otimiza diversas tarefas administrativas, financeiras, de marketing e relacionamento.

Conheça algumas das atividades otimizadas pelo sistema de gestão escolar:

  • Controle das contas a receber, que diminui a inadimplência da escola;
  • Emissão de notas fiscais de serviços diretamente pelo software;
  • Acompanhamento das contas a pagar da instituição;
  • Ficha financeira e 2ª via do boleto bancário disponíveis via internet;
  • Informações para apoiar a tomada de decisões por meio de relatórios de fluxo de caixa, descontos concedidos, faturamento por turma, dentre outros pontos;
  • Notas do aluno, agrupadas pela divisão anual escolhida pela escola (bimestral ou trimestral);
  • Calendário escolar completo com todos os eventos escolares, desde provas e reuniões de pais e mestres até excursões;
  • Alertas de ocorrências referentes ao comportamento do filho ou atrasos.

Com a adoção do sistema de gerenciamento escolar, os proprietários poderão ter tempo hábil para se dedicar à área pedagógica, colocando em prática o sonho de abrir uma escola de excelência, que ofereça aos alunos uma formação integral.

Vimos que a gestão escolar envolve uma série de detalhes que precisam ser bem administrados para que a instituição consiga ter um bom posicionamento no mercado educacional. Também mostramos como um sistema de gestão escolar pode ajudar a automatizar tarefas importantes e que não estão relacionadas apenas com as práticas pedagógicas. Se você gostou das dicas e quer continuar conferindo notícias como esta, assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.