Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 21 NOV 2017 - 15H01

5 vantagens de utilizar um software para a gestão da biblioteca escolar

A gestão da biblioteca escolar é tão importante quanto o acervo em si. Vamos conferir as 5 vantagens de utilizar um bom software para essa finalidade.



Um dos locais que deveria ser melhor aproveitado em uma instituição de ensino é, sem dúvida, a biblioteca. Além da sala de aula, é o principal lugar de busca do conhecimento pelos alunos e que complementa o que é estudado em sala de aula.

Por meio do acervo disposto pela instituição de ensino, os alunos conseguem pesquisar e consultar fontes que foram previamente discutidas, aprofundando o conhecimento adquirido e ganhando autonomia para construir seu próprio jeito de aprender. Além de tornar o conhecimento universal para os estudantes, a biblioteca também influência a convivência entre eles e a troca de ideias.

Por meio da Lei 12.244, sancionada em 2010, o governo federal discorreu sobre a adoção de bibliotecas de instituição de ensino públicas e privadas e instituiu que estas têm até 2020 para investir nestes espaços, criando salas de leitura e bibliotecas com acervos de no mínimo um título para cada aluno matriculado. Dito isso e tendo em conta todo o potencial de impacto que esse local tem para os estudantes de uma instituição de ensino, um bom software para a sua gestão é essencial. 

Gestão da biblioteca escolar 

A gestão da biblioteca escolar muitas vezes não é tida como prioridade, visto a quantidade de tópicos e assuntos relacionados a uma instituição de ensino que demandam tempo da rotina de trabalho e recursos financeiros.

Antes de tudo, deve-se cativar o aluno para frequentar a biblioteca e abraçá-la como fonte de conhecimento e cultura, tornando-a também num local que seja uma importante referência da instituição de ensino para novos e atuais pais e alunos. Assim, ter uma gestão eficiente desse espaço é essencial para o seu sucesso. 

Um bom software para gestão da biblioteca escolar e do seu acervo é imprescindível para a boa manutenção e facilidade do trabalho de todos os seus frequentadores e profissionais que a usam e nesse ponto podemos falar sobre o Philos.

Por meio da experiência e solidez da sua desenvolvedora, a Prima, o software de gestão da biblioteca escolar Philos consegue agregar diversas áreas como a gestão e organização do acervo, locação e reserva, controle e cadastro de alunos e etc, trazendo assim mais agilidade e praticidade para a sua gestão. 

Organização do acervo

Para manter o espaço sempre disponível a todos os alunos da instituição, não importando o tamanho deste acervo, é necessária bastante organização e cuidado por parte de todos. E é nesse ponto que um bom software para gestão da biblioteca escolar faz a diferença. 

Com um cadastro intuitivo e fácil de ser aplicado pelos usuários, o Philos permite a inclusão de obras de forma manual ou pelo ISBN, caso prefira. Com este recurso o cadastro é feito até três vezes mais rápido que de forma manual.

Controle de empréstimos e devoluções

Além de manter seu acervo organizado e atualizado, um bom software para gestão da biblioteca escolar deve dispor de um bom controle. O Philos permite:

  • Definir políticas de empréstimos;
  • Definir valores de multas;
  • Configurar bloqueios por atrasos e etc.

Além de tudo ser personalizado para sua instituição de ensino, podendo definir logotipos e mais configurações.

Controle no cadastro de alunos

Para ser utilizado de forma fácil e ágil na gestão da biblioteca escolar, o Philos conta com uma interface de fácil entendimento pelo usuário. Com isso, o cadastro fica mais ágil e tranquilo, com inclusive a possibilidade de inclusão de foto do aluno - o que facilita a identificação e as operações de empréstimo e devolução. 

Geração de relatórios

Além de todo o gerenciamento e gestão da biblioteca escolar, um bom software deve poder mostrar esses dados aos seus usuários de forma simples e de fácil entendimento. O Philos conta com uma exibição dos relatórios da biblioteca de forma clara e detalhada por meio do Painel de Gestão, apresentando gráficos altamente visuais com informações como: 

  • Dados gerais;
  • Relação de Usuários;
  • Dados de Circulação;
  • Dados do Acervo;
  • Consulta aos terminais.

Além de relatórios gerenciais, o Philos conta com impressão de relatórios de obras e etiquetas de lombada, facilitando a organização da biblioteca escolar. 

E mais: Facilidade de acessos, implantação e principais benefícios

Além do Philos cuidar da gestão da biblioteca e facilitar a consulta, reserva e renovação do seu acervo físico, os materiais digitais também podem ser catalogados e ficam disponíveis para consultas pelos usuários. 

O Philos possui uma implantação bastante fácil e tranquila, sendo acessado através dos principais browsers disponíveis no mercado, sem precisar de nenhuma instalação no servidor ou computadores da escola. Isso também é um fator positivo no quesito de segurança dos dados, uma vez que o software online guarda todas as suas informações, evitando assim as perdas de dados e facilita o acesso e a mobilidade do sistema de gestão da biblioteca escolar como um todo. 

Além da facilidade na implantação e segurança, o Philos se destaca também pela facilidade na utilização e no visual. A navegação pelos menus é feita por quadrados presentes na página inicial, que também permite operações via toque e pode ser utilizado em tablets e smartphones. Isso facilita a mobilidade dos seus usuários, poupando tempo e espaço. 

O Philos também conta com uma abordagem inteligente e simples no seu layout, seguindo a lógica de somente mostrar na tela a ação do momento, a operação que está sendo executada no momento: com isso, evita-se confusões e erros com botões e opções desnecessárias na tela. 

Gostou deste artigo e gostaria de saber ainda mais sobre o Philos? Entre entre contato com nossos especialistas. 


VEJA TAMBÉM:
Elaboração e acompanhamento do orçamento financeiro da escola, Com esta planilha poderá fazer um bom planejamento, controlar as despesas e ajudar sua instituição a alcançar os resultados esperados.

BAIXAR PLANILHA >>


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.