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Por SophiA Em Gestão Escolar

Você sabe quais áreas compõem a gestão escolar?

Pedagógica, administrativa, financeira... Saiba um pouco mais sobre essas e outras áreas da gestão escolar!

Gerir uma instituição de ensino não é tarefa  fácil. No entanto, uma das maneiras de enfrentar o desafio e torná-lo mais simples é pesquisar o máximo possível de informações sobre o assunto.

Já falamos, aqui, por exemplo, sobre:

- Os motivos para a sua escolar aderir à gestão online;

-As vantagens do uso de documentos digitais nesse processo;

-Os benefícios dos cadastros biométricos para a instituição; 

-Como construir uma equipe escolar de alta performance.

Outras temáticas relacionadas ao campo educacional podem ser conferidas no blog das soluções SophiA! Hoje, contudo, é a vez de falarmos sobre as áreas que compõem a gestão escolar. Vamos lá?

Áreas que compõem a gestão escolar: conheça um pouco mais sobre elas

Existem cinco principais áreas que fazem parte da gestão escolar. São elas:

Área pedagógica

A área pedagógica é a parte da gestão escolar que coordena a parte educativa das escolas. Aqui, os gestores devem estabelecer as diretrizes do ensino, traçar as metas a serem atingidas — tanto a curto, quanto a médio e longo prazo — bem como os conteúdos e metodologias das grades curriculares.

É fundamental, nesta área da gestão, não esquecer de treinar o corpo docente (e disponibilizar para ele todos os recursos necessários) de acordo com o modelo de educação traçado.  

Outra responsabilidade da área pedagógica é fiscalizar a qualidade de ensino. Ou seja, fazer o acompanhamento do rendimento e da evolução dos alunos, verificar se as estratégias de educação estão dando certo, e adequá-las conforme o necessário.

Motivar e incentivar os estudantes no processo de aprendizagem — por meio de projetos, feiras e do estímulo à leitura, dentre outras iniciativas — também está na lista de atribuições relacionadas ao planejamento pedagógico.

Vale lembrar que as medidas estabelecidas sob o viés dessa área devem ser revisadas anualmente e, se preciso, reformuladas — isso dependerá, claro, das necessidades da escola e dos resultados alcançados.   

Área administrativa e financeira

O sucesso da gestão escolar pedagógica depende, fundamentalmente, da área administrativa e financeira da instituição de ensino.

Tudo está interligado. O campo administrativo é responsável pela manutenção da estrutura da escola, ou seja, justamente por garantir o seu funcionamento;  para isso, o campo financeiro precisa estar em dia e ser gerido com excelência.

Em resumo, a área administrativa elenca, por meio de relatório detalhados, as necessidades estruturais da instituição de ensino — que podem ser o aperfeiçoamento dos serviços da secretaria, a manutenção do patrimônio, a  indispensabilidade da contratação de funcionários, a aquisição de equipamentos e materiais para as salas de aula, laboratórios e demais setores, entre outros aspectos. A área financeira, por sua vez, viabiliza os recursos para que tudo isso seja possível, através da organização, distribuição e equilíbrio das finanças.

É preciso estar sempre em dia com as contas a pagar e a receber, incluindo, por exemplo, o rigoroso controle a respeito das mensalidades dos discentes, bem como dos salários de todos que trabalham no local.   

Área de gestão de pessoas

Toda instituição precisa de um líder, e que esse líder nomeie outros líderes. Em uma escola, é preciso definir os papéis de atuação entre gestores, coordenadores e professores, por exemplo.

Assim é possível manter o respeito e a organização dentro do espaço de ensino, além de instigar o trabalho em equipe e espírito de colaboração — em prol da qualidade da educação e do ambiente de trabalho.

Área da comunicação

Trocar, adequadamente, mensagens com o público interno, bem como com toda a comunidade escolar, é outra área crucial para a boa gestão escolar. É essencial garantir que as informações foram não só recebidas como, também, compreendidas por todos os destinatários.

É com uma boa comunicação que se garante, por exemplo:

-Que os professores e demais funcionários estejam alinhados e engajados com os ideais, as metas e as propostas da instituição de ensino;

-Que os alunos estejam cientes dos seus deveres, assim como de seus direitos; 

-Que os pais sejam mais participativos na vida escolar dos filhos.

É preciso encarar os feedbacks dados à escola como uma ferramenta de auxílio para consertar possíveis falhas. É importante saber ouvir, aceitar críticas e sugestões. Elas, se bem trabalhadas, podem virar, de fato, as soluções para os problemas encontrados.

Tenha sempre em mente que a boa comunicação pode evitar grandes transtornos ou, ao menos, minimizá-los. É, ainda, por meio dela que o bom trabalho feito na escola se propaga para além dos limites geográficos — e isso pode resultar no reconhecimento e apoio de diversas frentes voltadas à educação.

Na prática, a comunicação pode ser organizada em interna e externa. Ambas devem ser claras e objetivas. Além dos clássicos murais, ferramentas tecnológicas e digitais — como aplicativos, e-mails, sites, blogs, dentre outros canais e plataformas —  funcionam muito bem para auxiliar nessa área.

Todavia, para que todas essas cinco áreas da gestão escolar funcionem bem, é preciso praticidade e otimização de tempo — duas especialidades dos softwares SophiA. Acesse SophiA Gestão Escolar e saiba como essa ferramenta simplificar diversos processos e contribuir com a sua instituição de ensino!

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