A evasão é uma preocupação das universidades nos dias de hoje, e a participação da gestão no Ensino Superior é essencial para vencer esse problema.
Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog Atualizada em 29 JAN 2019 - 14H23

Gestão no Ensino Superior: como incentivar os alunos a irem às aulas

A evasão é uma preocupação das universidades nos dias de hoje, e a participação da gestão no Ensino Superior é essencial para vencer esse problema.

Para ter acesso a uma formação integral, os universitários precisam demonstrar dedicação e muito comprometimento durante as aulas e atividades extracurriculares, aproveitando ao máximo o que o curso tem para oferecer. Manter a frequência também é muito importante, pois a cada aula perdida, os estudantes deixam de internalizar conteúdos fundamentais para a sua carreira. Uma gestão no Ensino Superior assertiva é capaz de auxiliar no controle da evasão tão comum neste segmento. 

Esse é um desafio bem complexo. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, com base no último Censo Escolar, a desistência dos alunos nas universidades privadas chegou a 53%. Já nas universidades públicas, nas quais o processo seletivo é bastante concorrido, a taxa de desistência foi de 47%.

A gestão no Ensino Superior tem como uma de suas incumbências incentivar os alunos, por meio de ações e estratégias que estimulam a frequência nas aulas e o engajamento nas atividades propostas. A seguir, reunimos algumas dicas que ajudarão as instituições de ensino que estão sofrendo com as altas taxas de evasão e abandono do curso superior. 

O que é gestão no Ensino Superior?

A gestão no Ensino Superior tem como foco a administração geral da universidade. Esse é um trabalho que envolve todas as áreas da instituição, desde o planejamento da grade curricular de cada curso até a infraestrutura do campus. 

Por isso, é fundamental que as universidades adotem um modelo de gestão no Ensino Superior eficaz, que seja capaz de administrar as ações de captação de novos alunos, controle da evasão, coordenação do corpo docente e suporte especializado para os estudantes, garantindo que eles tenham um aprendizado satisfatório na faculdade para que conquistem uma carreira de sucesso.

Nos dias de hoje, para crescer e se destacar no concorrido mercado educacional, as instituições de ensino precisam focar a gestão no Ensino Superior na satisfação dos alunos. Isso envolve a infraestrutura e os equipamentos oferecidos para cada curso, como laboratórios, ateliês, oficinas, computadores, tablets, entre outros.

Além disso, a formação de um corpo docente capacitado, com boas práticas pedagógicas, e colaboradores preparados para auxiliar os alunos em todas as localidades do campus também são aspectos da gestão no Ensino Superior aos quais os gestores precisam ficar atentos.

A junção de todos esses pontos na gestão no Ensino Superior é que fará com que a universidade dê passos importantes rumo ao sucesso, pois ela conquistará:

Bons índices de aprovação;

Reconhecimento no mercado de trabalho;

Recomendação dos ex-alunos;

Boas avaliações do MEC.

Como incentivar os alunos a irem às aulas?

O trabalho da gestão no Ensino Superior é bastante árduo, pois envolve diferentes áreas, e uma das mais importantes tem a ver com a participação dos alunos nas aulas. A evasão é uma preocupação das universidades de todo o país, por isso os gestores estão sempre em busca de formas de incentivar os estudantes a frequentá-la.

Para ajudá-los neste processo, reunimos algumas dicas de como estimular a presença dos estudantes nas aulas, promovendo um engajamento real:

Crie um ambiente convidativo

Boa parte dos universitários conciliam estudo e trabalho. Em meio a essa rotina agitada, é preciso oferecer para os estudantes um ambiente convidativo, que faça com que ele desista de faltar às aulas por mais que esteja cansado.

Esse é um trabalho da gestão no Ensino Superior. Além de uma sala de aula organizada, bem iluminada e que facilite a integração entre os estudantes e educadores, é interessante incluir recursos que tornam as aulas mais dinâmicas, como lousas digitais, bibliotecas virtuais e tablets, que atuam como complementos práticos para os estudos.

Recursos extraclasse

A gestão no Ensino Superior também precisa pensar nos recursos extraclasse que ajudam a incentivar a frequência dos alunos. Por exemplo: laboratórios com equipamentos de ponta, acervo bibliográfico completo e bons canais para comunicação entre o estudante e a universidade, como aplicativos móveis e portais online, ajudam a melhorar a experiência do estudante dentro e fora do campus, fazendo com que ele se sinta mais engajado para continuar os seus estudos na instituição.

Aulas diferenciadas

Para despertar o interesse dos estudantes, a gestão no Ensino Superior também precisa atuar em parceria com os professores para a elaboração de aulas diferenciadas, que estimulam a participação de todos. Debates, jogos e experiências in loco são algumas das estratégias que as instituições podem adotar para diminuir a evasão.

Além de seguir essas dicas, a faculdade deve se preocupar também em facilitar a rotina dos universitários, ação que pode ser realizada pelo SophiA Gestão Acadêmica, que agiliza o acesso às informações e auxilia a instituição de várias formas.

Para conhecer mais sobre a plataforma que te ajudará a aprimorar a gestão no Ensino Superior, clique aqui e agende uma conversa com a nossa equipe. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.