Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Homenagem a Ricardo Brennand

No dia 25 de abril, recebemos a triste notícia de que faleceu, no Recife, aos 93 anos, o empresário e colecionador Ricardo Brennand. Mais uma perda trazida pela Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) à cultura do Brasil, mas que, ao menos, deixa um belíssimo legado no instituto homônimo, com mais de 180 mil metros quadrados de área e repleto de obras de arte, jardins, lagos e até um castelo e uma igreja em estilo gótico.

Um importante legado da cultura para o Brasil e para o mundo, inaugurado há 18 anos, o Instituto Ricardo Brennand, possui, por exemplo, a maior coleção de quadros de Frans Post no mundo, composta por 15 pinturas. O local expõe ainda um acervo de mais de 5 mil armas brancas, composto de espadas, armaduras, canhões, entre outros itens, alocados dentro do castelo de estilo medieval.

Desde 2003, esse espaço de referência na cultura é parceiro da Prima, desenvolvedora da linha de softwares SophiA e Philos, e utiliza os sistemas SophiA Acervo e SophiA Biblioteca para gerenciar seu vasto acervo bibliográfico e de itens de museu e memória.

Aruza de Holanda, Coordenadora da Biblioteca, conta que ela foi criada pelo colecionador Ricardo Brennand como parte integrante do tripé cultural inicial que deu origem ao Instituto, contendo ainda a pinacoteca e a área museológica, denominada Castelo de Armas São João. “Inicialmente a biblioteca foi constituída pela coleção Ricardo Brennand e outras bibliotecas particulares anteriormente adquiridas, hoje conta com mais de 60 mil obras no acervo”.

Com livros raros, cujo tema principal é o Brasil, a Biblioteca disponibiliza ainda para consultas o acervo escrito por viajantes dos séculos XVII ao XIX, e outros escritos nos períodos colonial e imperial, obras de grande interesse para a pesquisa histórica, artística, cultural, política, de costumes e história natural.

Paula Coutinho, Museóloga e Coordenadora do setor no Instituto, defende que todos os bens de museu e memória são fragmentos representativos da realidade de diversas sociedades e culturas. “Esses objetos, quando aliados à pesquisa, documentação e comunicação, são importantes ferramentas para ações educativas, além de possibilitarem abrir novos campos de abordagens e compreensões acerca dos contextos aos quais participaram”.

Reforçamos o nosso orgulho em ter o Instituto Ricardo Brennand, de tamanha importância para o contexto cultural de Pernambuco, do Brasil e do mundo, como um parceiro há tantos anos. Convidamos a todos que, após o período da pandemia, conheçam o local e apreciem todas as suas fontes de conhecimento. Desejamos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos e colaboradores da instituição. O legado segue vivo!

Clique aqui e veja o caso de sucesso completo do uso das soluções SophiA Acervo e SophiA Biblioteca no Instituto Ricardo Brennand.

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.