Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Ideias para comemorar o Dia Nacional da Biblioteca

No dia 09/04, é celebrada esta importante data, que não deve passar em branco na sua instituição. Veja ideias de ações para agradar ao público e os profissionais da biblioteca

Está chegando o Dia Nacional da Biblioteca! O que a sua instituição irá fazer para não deixar passar em branco esta data? Até 09/04, dia da comemoração, dá tempo de pensar em ações para os usuários e, claro, lembrar dos bibliotecários, profissionais que zelam por esta importante instituição da sociedade que é a biblioteca.

História do Dia Nacional da Biblioteca

No dia 09 de abril de 1980, há mais de 4 décadas, foram instituídas por meio de decreto as datas do Dia do Bibliotecário, 12/03, e da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que ocorre de 23 a 29/10, é por isso que a data celebra o Dia Nacional da Biblioteca, em que marcos importantes foram definidos para estas instituições e seus profissionais.

O decreto sugere que os festejos e as comemorações sejam feitos em todo o território nacional, promovendo o acesso à cultura e ao conhecimento a toda a população. Para ler na íntegra o decreto nº 84.631, clique aqui.

O que fazer no Dia Nacional da Biblioteca

Em tempos de pandemia, as ações precisam ser adaptadas para garantir o distanciamento social, a segurança e a saúde de todos. Então, em vez da visita guiada pela biblioteca, as instituições podem oferecer o tour virtual, passando por todas as seções e, ao final, fazendo a leitura conjunta de uma obra ou mesmo discutindo a bibliografia de algum autor.

A definição do livro a ser lido ou do autor a ser comentado pode ser feita com base na história da biblioteca ou em conteúdos que estejam sendo vistos em sala aula, caso a biblioteca seja escolar.

O Dia Nacional da Biblioteca, assim como outras datas, são importantes momentos para valorizar os profissionais que trabalham na biblioteca. Além de reconhecimento e gratidão nestes momentos, é importante também oferecer ferramentas e incentivos aos bibliotecários durante todo o ano. Um sistema de gestão da biblioteca, por exemplo, irá informatizar os processos de gestão do acervo de obras da instituição. Essa é uma ferramenta que facilita muito o dia a dia do bibliotecário.

Sua instituição já oferta um bom software de gestão na biblioteca? Veja algumas opções no próximo tópico.

Sistemas de gestão para a biblioteca: Philos e SophiA Biblioteca

O Philos é um software desenvolvido especialmente pensando nas necessidades das bibliotecas escolares e salas de leitura e o SophiA Biblioteca tem as funcionalidades que toda biblioteca, seja universitária ou cultural, precisa. Oferecemos ainda a solução Odilo, para incrementar seu acervo com conteúdo digital.

Saiba tudo sobre essas três soluções neste artigo: SophiA possui o software para biblioteca perfeito para a sua instituição.

Para falar com o time SophiA, é só clicar aqui.

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.