Incentivo à prática de atividades extracurriculares na escola

As aulas extracurriculares atuam como um importante fator na interdisciplinaridade da sua instituição de ensino
atividades extracurriculares

Ninguém questiona a importância e a necessidade que as disciplinas básicas, como Português e Matemática, têm no ensino. Mas falar sobre atividades extracurriculares, na verdade, não é duvidar do tradicional, mas pensar em aulas que irão complementar o conhecimento dos alunos nestas matérias convencionais. Afinal, sabemos como a prática de esportes ou aulas de teatro, por exemplo, podem afetar a autoestima e confiança do aluno, proporcionando mais habilidades para apresentações. Isso para citar apenas um benefício.

Podemos ir além e pensar em como a informática pode incrementar conhecimentos em cálculos, ou como a dança pode contribuir para conhecer mais a fundo o funcionamento do corpo humano, e a fotografia, para entender mais Química e História. As aulas extracurriculares atuam, portanto, como um importante fator na interdisciplinaridade da escola, assunto que já abordamos alguma vezes aqui no blog do software SophiA. Veja mais nos links abaixo:

LEIA MAIS >>> Como aplicar a interdisciplinaridade na sua escola

LEIA MAIS >>> Saiba qual é o papel dos temas transversais na educação

Quais atividades extracurriculares adotar na sua escola

E então, por onde começar?

Vamos ver algumas opções de aulas extras que você pode colocar na grade da sua escola, bem como os benefícios da adoção de cada uma delas. Mas as opções são diversas, comece por aqui para se inspirar e, quem sabe, mais à frente, sua escola consiga inovar com aulas de meditação, culinária ou controle de gastos domésticos. Opções bem diferentes e cheias de benefícios para uma formação completa dos estudantes, não é mesmo?

Atividades extracurriculares podem ser usadas também para despertar o aprendizado ativo dos alunos. Para ler mais sobre a Metodologia Ativa, acesse o link abaixo:

LEIA MAIS >>> Conheça as principais vantagens da Metodologia Ativa

• Aulas de Informática

Além de ajudar os alunos a aprenderem a usar ferramentas que serão essenciais no mercado de trabalho, como o e-mail, as aulas de informática podem também agregar conhecimentos que serão usados em cálculos matemáticos. Se um aluno tiver interesse em se aprofundar em programação, por exemplo, terá contato com um aprendizado amplamente voltado à disciplinas de Exatas. As aulas de informática podem abordar diferentes softwares, que são as ferramentas, mas também a questão de hardware. Como será que se monta um computador, ein? Fica aí o questionamento, e uma grande dica de como trabalhar informática com os estudantes.

• Aulas de Teatro

Expressar sentimentos e emoções por meio da fala nem sempre é fácil. Por isso, trabalhar a noção corporal e a linguagem nas aulas de Teatro pode auxiliar muito os alunos, a se conhecer, aceitar limitações, investir em seus pontos fortes e, se não falando, expressar-se por meio da atuação. O Teatro, sabidamente, ajuda na construção da autoconfiança, na desenvoltura em apresentações e nas habilidades de se relacionar e de se comunicar com o outro.

• Aulas de Esportes

Além da Educação Física, a escola pode incentivar a prática de esportes como lutas marciais, natação e dança. Se corpo e mente são interligados, então, nada mais importante do que proporcionar momentos de movimentação corporal. A própria escola pode ofertar aos seus alunos o equilíbrio entre a mente, com foco nas aulas tradicionais, e o corpo, dando peso e importância para a prática das mais diversas atividades físicas. Uma mente saudável e pronta para adquirir muito conhecimento está sempre associada a um corpo saudável.

• Aulas de Fotografia

No decorrer dos anos, a fotografia evoluiu muito, por isso, podemos afirmar que será possível aprender bastante sobre História nas aulas de Fotografia. Até hoje, ela nos acompanha em um lugar que os jovens costumam adorar: as redes sociais. Só com isso, já são diversos os temas a se abordar. Além disso, existem diversos aspectos químicos no processo analógico, que serão uma excelente oportunidade de colocar em prática as teorias das aulas de Química.

Aí na sua escola, já existem aulas extracurriculares? Conte pra gente nos comentários quais são!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.