educação infantil; recurso pedagógico
Por SophiA Em Blog

O livro na educação infantil

explore esse recurso

O papel do livro na educação infantil é essencial. Porque aprender a ler é como mergulhar magicamente em um novo mundo recheado de aprendizado e diversão.

Quanto antes as crianças forem expostas ao mundo das letras, melhor. Afinal, a leitura faz com que a imaginação e a curiosidade pulsem, tentando descobrir tudo o que está lá.

Porém, esse processo de descoberta é muitas vezes um pouco árduo de pisar sem os incentivos certos.

É aí que entra o livro na vida dos pequenos, uma importante ferramenta de evolução por meio do aprendizado – por isso a escola precisa oferecer um bom acervo.

Foi pensando nisso, e no desafio de apresentar o universo da leitura às crianças, que preparamos este artigo. Então, siga na leitura e descubra como tornar esse processo mais assertivo e prático!

A importância do livro na educação infantil

Ler em voz alta e compartilhar histórias com seus alunos da educação infantil pode ajudá-los a desenvolver habilidades de alfabetização. Além de tornar mais fácil aprender sobre o mundo ao seu redor.

Usar o livro na educação infantil oferece um grande avanço não só na alfabetização, mas em diversas áreas do desenvolvimento das crianças. Veja a seguir:

Uma forma divertida de favorecer a expressão fonética e corporal

As crianças aprendem palavras e habilidades linguísticas ouvindo e se envolvendo em histórias, músicas e conversas.

Ao ler em voz alta, compartilhando histórias e cantando com seu aluno, você está ajudando-os a se familiarizar com palavras e sons.

Assim, seu aluno vai captar suas mudanças de voz e expressões. Isso pode despertar um conforto maior ao desenvolver sua fala, seus gestos e a forma como se expressam frente ao mundo.

Você pode encorajar seu aluno a participar:

• Escolhendo como a voz de um personagem soa,

• Repetindo palavras de volta para você;

• Usando gestos, palmas e outros recursos de atuação;

• Exercitando expressões faciais engraçadas.

Assim, os alunos podem tentar imitar suas ações e voz ou inventar algumas das suas próprias.

Aprender por meio de histórias

Envolver-se em uma história também é uma ótima maneira de fazer os alunos falarem sobre o que eles estão vendo e pensando.

Afinal, isso pode ajudá-los a entender emoções e sentimentos. Assim como a aprender a diferença entre "real" e "faz de conta".

O livro na educação infantil também pode ajudá-los a lidar com experiências novas ou assustadoras. Por exemplo, um livro sobre ir ao dentista ou hospital pode ajudar seu aluno a aprender o que esperar dessa situação.

Além disso, você pode estimular uma roda de conversa sobre o que aconteceu depois de uma parte assustadora em um livro. Assim, com o estímulo à leitura, as crianças poderão entender melhor como lidar com certos eventos.

O livro na educação infantil ajuda a manter o foco

Embora ser mais ativo e animado ajude a manter o interesse, é importante ter oportunidades de leitura tranquilas e calmas também.

Isso permite que as crianças se concentrem nas palavras e sons e desenvolvam suas habilidades de alfabetização. Mais adiante, essa habilidade será fundamental durante provas decisivas e até em suas carreiras.

7 dicas valiosas para incentivar o livro na educação infantil

Agora que reafirmamos os livros como um importante recurso de alfabetização e de desenvolvimento infantil, vamos para a parte prática:

1) Incentive o contato com os livros

Livros podem dividir espaço com brinquedos ou jogos, permitindo que as crianças folheiem e saboreiem as imagens e o colorido da obra.

Também permite que interajam com diferentes texturas de materiais, bastante comuns em materiais projetados para essa fase.

2) O livro na educação infantil pede espaços para leitura

É importante que a biblioteca de sua instituição tenha uma área devidamente organizada para este público, com:

• Móveis de fácil acesso,

• Prateleiras adequadas para sua altura,

• Cestas e tapetes de leitura.

Tudo para que possam ter um contato espontâneo com os livros. Assim fica mais fácil inspirar estes jovens leitores a entrar para o universo mágico das histórias.

3) Seja também um leitor

“Lidere pelo exemplo” é um conselho que também funciona bem em sala de aula. E, especialmente, quando o assunto é o livro na educação infantil.

Além dos professores, é importante que os pais e responsáveis também tenham e incentivem o hábito. Pois quando a criança observa os pais ou os próprios professores em um momento de leitura, entendem que é algo gratificante.

4) Fale sobre o que foi lido

Aproveite a curiosidade natural dos menores como porta de entrada para desenvolver o interesse pela leitura nesta fase da vida. Dessa forma, fica mais fácil despertar a capacidade de diálogo e interpretação das situações.

5) Torne a leitura um processo agradável

Um dos papéis mais importantes do livro na educação infantil é mostrar o lado educativo e lúdico da atividade.

Por isso, vale a pena apostar nos quadrinhos nos momentos de leitura.

6) Promova diferentes contatos com livros

Já sabemos que, seja em casa ou em sala de aula, o contato com livros é extremamente importante para estimular o gosto pela leitura nas crianças.

No entanto, esse contato pode ser estendido a outros ambientes. Como as visitas à biblioteca da escola. Ou até uma leitura durante uma atividade ao ar livre.

7) Use a tecnologia para popularizar o livro

A tecnologia é uma realidade na vida de todos – ainda mais entre as crianças. Então, a dica é usar essa ferramenta para adicionar valores e hábitos saudáveis.

O incentivo à leitura é certamente uma maneira de estimular o contato saudável com os recursos tecnológicos. Atualmente, existem diversos aplicativos e recursos que incentivarão cada vez mais a prática da leitura.

Gostou de saber mais sobre o papel do livro na educação infantil? Então você deve gostar também desses artigos:

Como melhorar a alfabetização na escola: descubra nesse post

A biblioteca e o direito à liberdade de pensamento

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.