Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Materiais Educativos Atualizada em 29 AGO 2018 - 10H56

Humanistas digitais: o que são e como impactam na educação?

Conheça as características dos humanistas digitais e veja como esse novo perfil impacta na educação e também nos processos internos das instituições de ensino

A educação vem passando por mudanças constantes que visam acompanhar as transformações da sociedade, e no século XXI elas se tornaram mais complexas. A nova geração de crianças e jovens na faixa etária escolar, por exemplo, é conhecida como "nativos digitais", ou seja, pessoas que nasceram em um mundo hiperconectado. 

Essa nova realidade impacta nos hábitos e comportamentos dos estudantes, que passam a enxergar a educação de forma diferente do que os alunos de 10 ou 15 anos atrás. Com base neste cenário, o termo humanistas digitais surgiu com bastante força e começou a ser utilizado inclusive no segmento educacional.

Caso você ainda não saiba o que são os humanistas digitais e como eles impactam na educação do século XXI, te convidamos a continuar lendo este artigo até o fim, pois explicaremos os detalhes desse novo conceito.

O que é humanismo?

Antes de chegarmos ao conceito de humanistas digitais, é importante entendermos o que é humanismo. De uma forma ampla, esse conceito significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de todas as outras coisas, estando relacionado com a generosidade, a compaixão e a preocupação de agregar valor aos atributos e realizações humanas.

Podemos dizer que o humanismo é representado por um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e os valores morais, como respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, entre outros. O maior símbolo criado para representá-lo é o Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci.

Humanistas digitais: entenda o novo conceito

Agora que já conhecemos o termo humanismo fica mais claro compreender quem são os humanistas digitais. Aos poucos a sociedade vai evoluindo e isso pode mudar o comportamento e as ações das pessoas, com esse termo representando muito bem essa evolução.

Seu surgimento ocorreu devido uma nova convergência do patrimônio cultural junto à tecnologia, abrindo um grande espaço para a sociabilidade. Os humanistas digitais têm um acesso muito mais amplo à informação, e de forma democrática, além do processo de aprendizagem atual poder ser estabelecido sem fronteiras e distâncias geográficas, pois a sociedade pode se manter conectada através dos recursos tecnológicos que já fazem parte do nosso dia a dia.

Impactos do humanismo digital na educação

Como vimos, o conceito de humanistas digitais surgiu devido às mudanças apresentadas pela sociedade após a disseminação da tecnologia e da internet em todo o mundo. Por mais que esse acesso ainda seja restrito em algumas localidades, impedindo que muitas pessoas desenvolvam um olhar diferenciado sobre as relações humanas, nos grandes centros o que é visto é um uso cada vez maior desses recursos.

Na educação não é diferente: para acompanhar o novo perfil dos alunos, as instituições de ensino tiveram que trazer para a sala de aula a ideia dos humanistas digitais, proporcionando alguns impactos importantes para a formação.

O primeiro está relacionado com a mudança no processo de ensino-aprendizagem. Por estarem hiperconectados e terem diversas informações na palma das mãos, os estudantes atuais tendem a não se engajar em processos nos quais eles são vistos apenas como receptores de conteúdos. Isso faz com que as escolas reformulem o ato de ensinar, colocando o aluno como protagonista do seu aprendizado, estimulando uma participação ativa e autônoma neste processo.

Além disso, o compartilhamento de ideias e experiências é outra característica marcante dos humanistas digitais que também impacta na educação. Para mostrar que não há barreiras para o conhecimento, muitas escolas passaram a utilizar os recursos tecnológicos para incentivar os alunos a fazerem conexões e compartilharem o aprendizado com estudantes de outros estados e até países.

A educação e os humanistas digitais promovem uma convergência que visa transformar a forma como os estudantes recebem os conteúdos e repassam os seus aprendizados na sociedade.

O que deve mudar na gestão escolar para acompanhar essa evolução?

Vimos que a educação é impactada pelos humanistas digitais e isso é muito importante para que a sociedade consiga de fato evoluir. Porém, é importante enfatizar que essa transformação deve ocorrer tanto na área pedagógica quanto na gestão escolar.

Por exemplo: muitas instituições acabam sobrecarregando os gestores com uma série de tarefas administrativas e financeiras, que impedem esses profissionais de se dedicarem totalmente ao ensino. Para que isso não atrapalhe a rotina colégio e sua evolução, a dica é adotar um software de gestão escolar, como o SophiA, que otimiza atividades burocráticas do dia a dia.

O mesmo acontece com o trabalho dos bibliotecários, que possuem pouco tempo para participar ativamente da educação dos alunos. Ao adequar a escola aos humanistas digitais, é interessante contar também com uma plataforma para gerenciar esse importante setor.

O SophiA Biblioteca, por sua vez, permite que os profissionais façam a catalogação e todo o gerenciamento do acervo por meio do sistema digital. Os alunos também podem pesquisar livros, fazer reservas e renovações através deste recurso.

Se você gostou do artigo e quer continuar recebendo notícias como esta, assine nossa newsletter e não deixe de acompanhar nosso blog.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Materiais Educativos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.