Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

O acervo além dos livros: o que é importante ter – e fazer – em uma boa biblioteca

Veja atividades que você pode planejar e realizar para explorar todo o potencial da sua biblioteca, apostando em diferenciais como música, poesia, sessões de filmes e outros eventos

Pexels
Pexels
O acervo além dos livros: o que é importante ter – e fazer – em uma boa biblioteca


Então, o acervo da sua biblioteca está sempre sendo atualizado com novas obras, físicas ou digitais, além de receber os cuidados de manutenção e restauração. Seu acervo é muito bem cuidado, tudo certo e resolvido, não é mesmo? Não é bem assim...

A biblioteca é um espaço que pode e deve ser explorado em sua totalidade, é claro que o acervo é um primeiro e muito importante passo, se você já tem esse controle e cuidado, ótimo trabalho. Mas a verdade é que existe um mundo de possibilidades a ainda ser explorado.

Vamos ver algumas atividades na biblioteca que vão além do acervo e fazem deste local, de fato, de promoção ao debate, de ao acesso à informação e de exercício da democracia.

Música

Sabemos que, normalmente, a biblioteca é um lugar de silêncio, já que promove a leitura, o momento da concentração e do estudo. Porém, em momentos previamente programados, é totalmente possível “fazer barulho” na biblioteca. A música é uma grande aliada para isso porque, assim como os livros e outros itens do acervo, ela nos ensina muito sobre determinados momentos da História, sobre liberdade ou a falta dela, sobre interpretação de texto, entre outros temas. Assim como outras formas de expressão da arte, ajuda a falar sobre temas, muitas vezes, complexos de explicar e compreender. Quem não conhece uma música que simplesmente resume uma situação difícil de uma maneira simples?

A música pode entrar na programação da sua biblioteca de diversas maneiras. Você pode, por exemplo, fazer a Semana Musical e celebrar os diversos estilos com o passar das décadas. Ou então, você pode promover um concurso e incentivar que os estudantes cantem músicas associadas a determinados temas. É interessante se este conteúdo puder ser associado ao conteúdo que está sendo trabalhado pelos professores em sala de aula no momento.

Sessão de filme ou documentário

Os filmes e documentários disponíveis no acervo da biblioteca podem ser de grande riqueza para o aprendizado. Já pensou em organizar sessões de cinema na biblioteca? Além de garantir que mais pessoas tenham acesso ao mesmo material, otimizando os momentos de alta nos empréstimos, ainda dá para debater pontos importantes da obra em grupo e, claro, de quebra comer uma pipoca.

Leitura de textos e poesias em grupo

Assim como a música, os textos e as poesias podem ter destaque na programação da biblioteca. É possível promover um sarau literário, por exemplo, que pode contar com a leitura de obras clássicas e de conteúdos criados pelos próprios alunos. Monte uma estrutura especial, com um pequeno palco e microfone, para incentivar a declamação. Você também pode incentivar ações que envolvam o improviso, como piadas, repente e rap.

Eventos

Além das sugestões já dadas acima, você pode pensar em promover um evento maior na biblioteca, que envolva mais membros da comunidade escolar, como os pais e responsáveis. Fazer uma Mostra Cultural, por exemplo, com as produções criadas durante o semestre.

Com essas ideias, já dá para transformar sua biblioteca e ir além do acervo!

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.