O brinquedo educacional no contexto escolar

Entenda por que é tão importante incluir os brinquedos educativos na rotina das salas de aula, trabalhando os conceitos de forma lúdica, e muitas vezes, prática
brinquedo educacional

Brinquedos educativos ou educacionais são aqueles desenvolvidos por profissionais especialistas, como psicólogos, pedagogos e antropólogos, com intuito de facilitar o entendimento e aprendizado de diversos conceitos para crianças. Aquilo que é apreendido das brincadeiras pode ser para o desenvolvimento de raciocínio lógico e alfabetização, além de valores éticos e morais. Você vai ver neste texto algumas opções de brinquedos educativos para trabalhar com seus alunos e os benefícios de cada um deles. Boa leitura!

Banco imobiliário
Pexels

Impostos, aluguel, como lidar com o dinheiro e o que é um “banco”. Todas estas questões são abordadas neste brinquedo educativo de tabuleiro. Também conhecido como “Jogo da Vida” por simular muitas das situações do cotidiano, oferece informações que normalmente não são tratadas em sala de aula, mas que são de extrema importância para o convívio social. Afinal, que criança, quando se tornar um adulto, não vai precisar entender todos estes conceitos? Quanto antes eles começarem a compreender a importância destes conceitos, melhor. E não subestime suas crianças, elas são capazes de absorver noções complexas da vida adulta. A escola é também um local que prepara o indivíduo para o mundo lá fora. Nada melhor, então, do que tornar lúdica uma realidade, muitas vezes, não tão fácil de se entender.

Globo terrestre
Pexels

O mundo é grande, muito grande. Mas como uma criança pode ter uma noção correta do quão enorme é nosso planeta, nosso sistema? A representação do globo terrestre, assim como os mapas, são excelentes brinquedos educativos que podem situar o indivíduo em relação ao mundo e em relação ao outro. Pode não parecer, mas um simples globo terrestre pode ter o papel de ajudar o estudante no autoconhecimento, na noção de limites, e de entender onde as coisas começam e onde acabam. Reconhecer o seu território e o território do outro, trabalhar as diferenças e aceitação cultural e física, enxergar a grandeza e riqueza do país, ver o tamanho dos mares. São muitas as opções de conceitos que podem ficar mais claros para as crianças com o uso de um globo terrestre.

Blocos de montar e encaixar
Pexels

Quantas vezes precisamos descontruir aquilo o que construímos, começar tudo zero. Não é mesmo? E quando cometemos um erro no meio do caminho, vemos tudo cair, mas conseguimos colocar de volta no lugar, nos reerguer. Parece muito para uma criança, mas não é. Desde cedo, ela precisa ter esta noção da construção e da desconstrução dos objetos, das diferentes formas que ela mesmo é capaz de dar às coisas – e à sua vida. Compreender como suas escolhas podem moldar os resultados e que, sim, a cada erro é possível recomeçar e tentar novamente por um novo caminho. Ou até mesmo que, se seguir pelo mesmo erro, terá problemas outra vez. Uma simples brincadeira com blocos pode despertar todos esses questionamentos.

Alfabetos ilustrados
Pexels

Aprender as letras, o som delas, os fonemas, tudo isso é muito importante, mas não pode se tornar maçante. Os brinquedos educativos, como alfabetos ilustrados, ajudam na assimilação dos sons das palavras e de seu sentido. O legal é sair do lugar comum, por exemplo, “C” de casa, e o que mais você conhece que começa com a letra “c”? Procure em sua casa ou na escola objetos que comecem com esta letra. As possibilidades de brincar são variadas e é justamente esta ludicidade que faz com que o aprendizado aconteça quase como “mágica”. Plim! E as crianças começam a ler e escrever. Mas tudo foi um esforço do educador e o seu compromisso em aliar conceitos e teorias à vivências e práticas do dia a dia das crianças, com muita atenção ao lúdico. Aprender brincando, tem coisa melhor?

Tangram
Freepik

Veja só como as mesmas formas, mas encaixadas de jeitos diferentes, pode formar uma gama de objetos. O conceito de flexibilidade e raciocínio lógico são aliados aqui, para mostrar à criança como ela capaz de criar diferentes coisas. Até mesmo para entender que enquanto um amigo cria uma flor, outro pode inventar um pássaro. Nenhum dos dois está errado, é essencial mostrar essa noção de mundo mais complexa, com aceitação do que é diferente daquilo que pensamos. O certo e o errado são questionados a partir do uso de um brinquedo que não tem somente uma forma, mas várias formas de ser jogado.

Tem uma sugestão de jogo educacional para usar na sala de aula? Compartilhe com a gente! Nós temos a solução para que sua escola tenha processos automatizados de gestão e, assim, os profissionais tenham mais tempo para se dedicar aos jogos e brincadeiras. Saiba mais clicando aqui!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.