Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Blog

O EAD veio para ficar

Escrito por SophiA

19 JAN 2021 - 10H52 (Atualizada em 19 JAN 2021 - 11H07)

Pexels pexels-katerina-holmes-5905961 (Pexels)

Se já podemos tirar alguma lição de 2020, uma delas é a de que o ensino a distância (EAD) veio para ficar. A partir do momento em que se tornou uma obrigação, com a necessidade do distanciamento social, a implantação do EAD nas escolas levou à informatização, ao investimento em tecnologia e à automação de processos em todas as instituições de ensino. Todo esse investimento em infraestrutura digital fica, portanto, como um legado e é certo que a modalidade de ensino a distância só vai ganhar ainda mais terreno em 2021.

Para ter efetividade no ensino remoto, será preciso adotar ferramentas online que ajudam na dinâmica escolar.

O EAD pode ser eficiente em todas as fases do ensino

Na Educação Infantil, nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, em todas as fases é possível usar o EAD de maneira eficiente. Veja ideias, dicas e informações sobre a modalidade de ensino a distância nos três artigos abaixo:

Os desafios das aulas online na Educação Infantil: veja 6 ideias para superá-los

3 dicas para ministrar boas aulas online no Ensino Médio

Pioneiras no ensino a distância: como as IES vão enfrentar a pandemia

No meio do caminho: o ensino híbrido

Durante 2021, até que a pandemia esteja controlada pela aplicação da vacina, será necessário aplicar o ensino híbrido, uma mistura do presencial com o remoto. Se você ainda não adotou essa modalidade em sua instituição de ensino, veja o que é ensino híbrido e como aplicar na sua escola.

LEIA MAIS >>> Educação híbrida: os desafios trazidos pela pandemia

Retomada para o ensino presencial

Sua escola já tem traçado todo o plano de retomada das aulas presenciais? Se não, leia mais sobre isto nesta matéria: distanciamento social na escola: adapte para a retomada.

pexels-george-becker-374918
Blog

Como aplicar a interdisciplinaridade na sua escola

Um adjetivo já muito usado, mas ainda pouco aplicado nas escolas, a interdisciplinaridade consiste na relação entre dois ou mais ramos de conhecimento. No mundo real, significa o modo como a Matemática e o Português, por exemplo, se cruzam para que alguém consiga escrever um simples cartaz no mercado. Mas nas salas de aula, essa visão de mundo mais complexa, na qual tudo está interligado ou conectado, ainda não é real e, principalmente, difícil de ser organizada. Grande parte das escolas usa métodos tradicionais de ensino e sente dificuldades em associar matérias, principalmente porque existe um pré-conceito com métodos não estruturados. Neste texto, veja como colocar em prática a interdisciplinaridade em sua escola com atividades práticas.

pexels-frans-van-heerden-627602
Blog

Os cuidados com direitos autorais na produção de conteúdo

Desde 1998, o Brasil tem uma lei específica para tratar sobre direitos autorais. Por isso, sempre que falamos sobre produção de conteúdo, é essencial que sua instituição siga o que prega a lei. O marketing de conteúdo tem sido um dos grandes aliados das escolas na captação de alunos, e a criação de conteúdo faz parte deste processo de atração de novos clientes. Em diferentes mídias, como blogs, redes sociais e sites, as escolas disseminam seu conteúdo para atrair um público-alvo qualificado. Tudo certo até aí, desde que a prática envolva todos os cuidados relacionados a direitos autorais. Vamos entender neste texto o que sua escola precisa fazer para não deixar de cumprir a lei dos direitos autorais ao produzir conteúdo.

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.