Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

O que é ensino híbrido e como aplicar na sua escola

Sua escola está se preparando para a retomada das aulas presenciais ou já voltou? Antes de tudo, a educação precisa se adaptar a uma nova realidade e a melhor maneira de fazer isso é adotando o ensino híbrido e implantando novas tecnologias na sala de aula.

A educação está sempre se transformando para acompanhar o desenvolvimento da sociedade. Por isso, está mais do que na hora de inovar o modelo tradicional de ensino e entender que o aluno deve ser o protagonista da sua aprendizagem, explorando tecnologias digitais.

Mas como é possível usar o ensino híbrido nesta nova realidade? Continue a leitura e confira as nossas dicas!

O que é ensino híbrido

O ensino híbrido já é uma das grandes tendências educacionais dos últimos anos. Ele funciona com a mistura do ensino presencial com o ensino à distância, ou seja, offline e online, utilizando a tecnologia como sua aliada.

Dessa forma, os dois funcionam em conjunto e devem estar sempre alinhados. Não é somente comprar computadores e enviar atividades remotas. Aliás, o ensino híbrido pede uma mudança na forma de ensinar e aprender.

Educadores e alunos podem vivenciar experiências em locais e tempos diferentes. Portanto, é preciso buscar novas ferramentas e tecnologias educacionais, novas formas de organizar a sala de aula, novas metodologias e um novo plano de ação escolar.

Plano de ação escolar – veja como montar o seu

Por que adotar o ensino híbrido?

A volta às aulas no momento de recuperação da pandemia do coronavírus é bastante delicada. Os alunos estavam se adaptando ao ensino remoto, uma nova forma de vida e de aprendizagem.

Além disso, muitos estudantes estão se sentindo ansiosos, estressadas e até mesmo vivendo luto. Por isso, o planejamento de retomada deve contemplar as competências socioemocionais e colocar os alunos em primeiro lugar.

Competências socioemocionais na escola: volta às aulas na pandemia

Com o ensino híbrido, a aprendizagem continua sendo apoiada pela tecnologia e pode ser inserida de forma leve na nova rotina da escola. Inclusive, isso garante mais flexibilidade e liberdade para estudar respeitando o seu tempo.

Os alunos ganham mais autonomia e têm a oportunidade de tomar decisões sobre o seu estudo, colaborando com seus colegas. Dessa forma, é possível experimentar diferentes locais, como laboratórios, bibliotecas e até o seu próprio quarto. Assim, eles desenvolvem mais organização e responsabilidade.

Como começar na sua escola

Antes de colocar a mão na massa, primeiramente é preciso entender quais são os maiores desafios. Além de pensar em uma mudança de infraestrutura, também é necessário lembrar da formação contínua dos professores.

É importante avaliar o currículo, as práticas utilizadas em sala de aula, os modos de avaliação e o acompanhamento pedagógico, assim como a gestão em sua totalidade.

Um dos pontos principais dessa discussão são as formas de avaliar. Desse modo, é preciso pensar em como a personalização do ensino vai afetar sua escola e experimentar modelos de avaliações online e diagnósticas, utilizada no decorrer da jornada educacional e não somente no fim.

Avaliação diagnóstica: como fazer e qual sua importância?

Comunicação integrada

A comunicação é um dos pilares essenciais do ensino híbrido. Principalmente no retorno às aulas presenciais, as turmas serão divididas com alunos em casa e na escola. Por isso, é tão importante estar conectado de forma eficaz e segura.

Utilizando uma plataforma de agenda digital, a escola consegue se comunicar com alunos e famílias. A Agenda Edu conta com diversas funcionalidades, como envio de atividades, transmissão de aulas ao vivo, canais de mensagem personalizados e até pagamentos digitais.

Além disso, já tem integração com o sistema de gestão SophiA Software, facilitando o dia a dia da sua escola.

O papel do professor

No ensino híbrido, o professor deve agir como um mediador, um guia para conduzir os alunos. É importante que os estudantes sejam protagonistas da sua aprendizagem, explorando diferentes recursos, ferramentas e até mesmo ambientes para aprender com a sua própria experiência.

Material gratuito: Guia completo de volta às aulas

Veja como começar a aplicar diferentes modelos de ensino híbrido na sua escola:

Modelo de rotação

O modelo de rotação é bastante utilizado no ensino híbrido. Ele é feito com a criação de diferentes espaços tanto na sala de aula quanto fora em ambiente online para que os alunos possam revezar suas atividades. Também é interessante utilizar um laboratório rotacional que é dividido entre os estudantes.

Rotação por estações

Os alunos realizam diferentes atividades em várias estações, podendo ser no mesmo ambiente ou em vários. Pelo menos uma delas deve ter ferramentas e tarefas digitais. Contudo, o ideal é que cada aluno consiga passar por todas as estações.

O professor age como um guia dando instruções e tirando dúvidas. As atividades são colaborativas e a rotação por estações também pode ser dividida por temas, em que cada grupo de alunos estuda uma temática na sala ou em espaços variados.

Rotação de laboratório

Essa rotação segue o mesmo objetivo, mas a turma é dividida em grupos na sala de aula e em laboratórios. Dessa forma, cada um realiza atividades no ambiente offline ou online e depois trocam de lugar.

Rotação Individual

Cada aluno tem a sua própria lista com materiais de estudo e atividades que precisa realizar para abordar o conteúdo. Da mesma forma, ele tem a liberdade de transitar entre os diferentes ambientes de aprendizagem para absorver o máximo de conteúdo.

Modelo flex

Nesse modelo de ensino, é importante explorar vários espaços. Os alunos utilizam um laboratório de aprendizado online e o professor acompanha com instruções diretas, seminário, sessões em grupo, orientação, tirando dúvidas e dando feedback.

Sala de aula invertida

Nesta metodologia de ensino, o conteúdo é estudado primeiro em casa e online pelos próprios estudantes com materiais indicados pelo professor. Depois, são levadas discussões para a sala de aula e realizadas novas atividades.

Sala de aula invertida como solução de engajamento na sua escola

Dessa maneira, os estudantes já têm o embasamento necessário para entender a matéria, desenvolvendo mais autonomia e trazendo tópicos mais relevantes para tirar dúvidas e ajudar seus colegas.

Recomendações para o ensino híbrido

Existem algumas recomendações indicadas para garantir a eficácia do ensino híbrido nas escolas brasileiras. Então, confira as dicas do estudo feito pelo Clayton Christensen Institute:

• Certificar-se de que os dados produzidos na aprendizagem online baseada no laboratório de informática ou em casa se integrem na volta à sala de aula.

• Projetar os modelos de aprendizagem tendo as restrições de infraestrutura em mente.

• Fornecer desenvolvimento profissional com foco no ensino, não apenas na tecnologia.

• Garantir que as métricas certas forneçam informações úteis para os resultados de aprendizagem.

• Aproveitar áreas ou disciplinas não essenciais para experimentar novas tecnologias ou modelos de ensino híbrido.

O mais importante é alinhar todas as expectativas com a gestão da escola e professores, garantir um bom planejamento e estar disposto a aprender junto com os alunos. Assim, é possível planejar a volta às aulas com segurança e eficiência.

Agenda Edu

Agenda Edu é a agenda escolar líder de mercado no Brasil, transformando a jornada educacional de milhares de escolas, alunos e famílias. Conheças todas as funcionalidades, monitore os sintomas de Covid-19 e ainda diminua a inadimplência. Clique aqui e experimente na sua escola.

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.