O que é uma escola de cursos livres e quais são as suas particularidades

Conhecer a estrutura e todo o funcionamento de uma escola de cursos livres é fundamental para o sucesso do negócio
escola de cursos livres

Muitas pessoas têm a necessidade de aprender determinados assuntos e técnicas de uma forma rápida, sem comprometer a qualidade do ensino. Seja para aperfeiçoar um conhecimento ou entrar em uma nova área de trabalho, uma escola de cursos livres é uma excelente opção para estudantes que se encaixam neste perfil.

Por conta desse papel estratégico na área educacional, o interesse em abrir uma escola de cursos livres não para de crescer. No entanto, para empreender neste setor, é fundamental conhecer todas as particularidades que uma escola desse tipo apresenta.

Se você também se interessa por esse assunto, confira a seguir os detalhes desse negócio, suas oportunidades e aprenda a gerir uma escola de cursos livres de forma eficaz.

O que é uma escola de cursos livres?

Como mencionado no início, uma escola de cursos livres é uma ótima opção para as pessoas que buscam uma qualificação rápida, porém de excelência. Tanto profissionais experientes quanto pessoas que estão iniciando a sua trajetória no mercado de trabalho podem optar pela escola de cursos livres, isso porque há instituições com formações em diferentes níveis, atendendo estudantes de diversos perfis.

Há, ainda, uma legislação que rege esse tipo de negócio: no Brasil, os cursos livres fazem parte da modalidade de Educação Profissional, sendo que atualmente as escolas de cursos livres não são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC, que reconhece apenas cursos com duração mínima de 360 horas), mas possuem base legal no Decreto nº 5.154/04 e na Portaria Nº 008/02,não desqualificando as formações livres.

Geralmente, os cursos livres, online ou presenciais, têm duração variável, que vai desde algumas horas até alguns meses, dependendo da complexidade do tema. Também é comum uma escola de cursos livres não exigir comprovação de escolaridade anterior dos alunos ingressantes.

Após as aulas e realização de todas as atividades previstas na formação, que podem ser provas, trabalhos e seminários, os estudantes recebem os certificados de conclusão que comprovam a qualificação. Em boa parte dos casos, esses certificados são emitidos pela própria escola de cursos livres e entregues aos alunos dias após o término das aulas.

Saiba o que difere os cursos livres das demais modalidades de ensino

Como mencionado, uma escola de cursos livres não precisa da autorização direta do MEC, ao contrário das instituições que oferecem formações técnicas, profissionalizantes, de graduação ou pós-graduação. Nesses casos, a instituição precisa se adequar a exigências como carga horária e eixo temático.

Outra característica específica da escola de cursos livres é que geralmente ela não exige uma idade mínima do aluno. Boa parte dos cursos é voltada para pessoas com formação a partir do Ensino Fundamental completo e que desejam uma qualificação diferenciada.

escola de cursos livres também disponibiliza formações rápidas e direcionadas para temas bem específicos. Assim, os estudantes têm a chance de ampliar em pouco tempo o conhecimento sobre suas áreas de interesse.

A variedade de formações é bastante ampla: hoje, é possível encontrar escola de cursos livres que oferecem formações que vão desde língua estrangeira até design de sobrancelhas.

A gestão também é um ponto importante

Além de conhecer um pouco da estrutura de uma escola de cursos livres e suas particularidades, é fundamental que o empreendedor saiba gerir muito bem o seu negócio para que ele prospere. Por estar na área da educação, esse tipo de escola exige uma atenção diferenciada em relação à gestão, e contar com um software parceiro, como o SophiA Cursos Livres, desenvolvido pela Prima, fará toda a diferença no sucesso da instituição.

Com essa ferramenta é possível gerir a escola de cursos livres de uma forma estratégica, pois ela é totalmente online e de fácil utilização, disponibilizando uma série de benefícios para a gestão, como:

• Acompanhamento das contas a pagar e a receber;

• Emissão de boletos com praticidade, inclusive de mais alunos para um mesmo responsável financeiro;

• Emissão de Notas Fiscais de Serviços e Produtos integradas ao sistema;

• Opção de pagamento recorrente com cartão de crédito, descontando somente o valor mensal do limite do cartão do usuário;

• Emissão de contrato de matrícula direto do sistema;

• Gerenciamento de múltiplas unidades no mesmo sistema;

• Acompanhamento dos principais indicadores financeiros, de matrículas, captação e retenção de alunos por meio de gráfico e relatórios do Painel de Gestão;

• Gestor de Vendas, que atua como braço direito do Comercial da escola;

• Perfis de acesso para cada colaborador de acordo com a sua função;

• Aplicativo móvel personalizado para atendimento aos alunos.

Agora que você conhece as especificidades de uma escola de cursos livres e também como gerir esse negócio de uma forma estratégica e assertiva, que tal dar um passo a mais?

Para conhecer mais sobre as funcionalidades do SophiA Cursos Livres, entre em contato com os nossos consultores e solicite uma demonstração gratuita da plataforma.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.