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Os cuidados com direitos autorais na produção de conteúdo

Sua escola pode e deve criar conteúdo para prospectar novos clientes, principalmente no meio digital, mas os cuidados com direitos autorais são essenciais. Saiba mais!

Desde 1998, o Brasil tem uma lei específica para tratar sobre direitos autorais. Por isso, sempre que falamos sobre produção de conteúdo, é essencial que sua instituição siga o que prega a lei. O marketing de conteúdo tem sido um dos grandes aliados das escolas na captação de alunos, e a criação de conteúdo faz parte deste processo de atração de novos clientes.

Em diferentes mídias, como blogs, redes sociais e sites, as escolas disseminam seu conteúdo para atrair um público-alvo qualificado. Tudo certo até aí, desde que a prática envolva todos os cuidados relacionados a direitos autorais. Vamos entender neste texto o que sua escola precisa fazer para não deixar de cumprir a lei dos direitos autorais ao produzir conteúdo.

Leia a íntegra da Lei de Direitos Autorais nº 9610 de fevereiro de 1998

Dar os devidos créditos

Muita coisa pode ser resolvida ou evitada com a simples atribuição. As legendas de foto, por exemplo, devem conter os nomes dos fotógrafos. Os textos retirados de livros ou jornais devem ter seus trechos devidamente identificados, de preferência entre aspas, informando qual o veículo e qual o autor. Mas em alguns casos, é inevitável, será preciso fazer o pagamento dos direitos autorais, é o caso da reprodução de músicas, por exemplo.

Jamais divulgar imagens sem autorização

Com o vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), este foi um ponto que se tornou ainda mais crítico. Para divulgar imagens de crianças e seus responsáveis, ou mesmo de eventos que aconteçam na escola, será preciso a autorização por escrito. E isso vale até para as aulas online. Tenha cautela ao disseminar fotos em grupos e nas mídias digitais, para não expor imagens das quais você não tem autorização para veicular.

Fazer uso do Domínio Público

Há tesouros à disposição das escolas, gratuitamente e com fácil acesso. Estamos falando das obras em Domínio Público, pelas quais não é mais preciso pagar pelos direitos autorais para utilização. Você pode ter acesso, por exemplo, à obra completa de Machado de Assis. Já falamos mais a fundo sobre isso aqui no blog, em outro artigo.

Para saber mais, acesse > Obras gratuitas e de domínio público para o seu acervo.

Criar conteúdo original, não copiar

O conteúdo criado para a divulgação nas estratégias de Marketing da escola deve ser original e não copiado. Até mesmo porque, para se tornar uma referência para seu público, será necessário ter autoridade no que está falando. Use fontes confiáveis, profissionais qualificados e entregue um conteúdo que fará seu público fechar matrículas. Fazendo assim, não vai precisar se preocupar com questões complicados, como o plágio.

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Ter um sistema de gestão seguro

Os dados de seus clientes estão armazenados em um local seguro? Se você ficou em dúvida para responder esta pergunta, melhor procurar ajuda. Sua escola vai precisar de um software de gestão que garante segurança. Nossa indicação, caso você ainda não tenha um sistema eficiente neste quesito, é conhecer a fundo o SophiA Gestão Escolar.

Você pode acessar a página do SophiA Gestão Escolar para saber mais. Ou clicar aqui e falar diretamente com nossa equipe sobre esta solução!

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