Papel das bibliotecas na educação curricular e continuada

Segundo pesquisa, a leitura é um hábito de 56% da população e as bibliotecas são o terceiro local mais escolhido pelos leitores para a atividade
bibliotecas

Casa e sala de aula, são esses os principais locais usados pelos brasileiros para praticar o hábito da leitura. E o terceiro? A biblioteca! Em pesquisa divulgada em 2016 pelo Instituto Pró-Livro, 19% dos entrevistados afirmaram que a biblioteca era o seu local preferido para ler.

Se somadas as porcentagens de pessoas que afirmam realizar leituras em sala de aula e nas bibliotecas, comportamento que naturalmente associamos à busca por aprendizado e conhecimento para complementar o que é exposto em aula, temos 44% dos entrevistados. Um número expressivo e de peso considerável: quase metade das pessoas que leem algo, o fazem no ambiente escolar ou da biblioteca.

Nesse cenário, começamos a perceber a importância destas instituições, principalmente da biblioteca, na maioria dos casos, como um local complementar de aprendizado dentro do ambiente escolar, para a realização de atividades de leitura relacionadas aos temas que estão em andamento na educação curricular ou continuada.

A biblioteca é inegável fonte de consulta dos alunos nos períodos de provas e avaliações, além de um refúgio para conseguir estudar com mais foco – e silêncio, o que muitas vezes não é possível em casa. As bibliotecas, todas elas, mas principalmente as públicas, aquelas com acesso ao público em geral, são essenciais para formar novos profissionais.

Diante da necessidade da existência da biblioteca, nos mais diversos contextos, como social, cultural, mas principalmente educacional, a nossa pergunta é:Como você tem cuidado da sua biblioteca?

Um ambiente de biblioteca adequado deve contar com profissionais qualificados, como os bibliotecários, além de estrutura física, como mesas e cadeiras, computadores e tablets, locais pensados para a prática da leitura e de eventos, e por fim, um acervo de qualidade, com obras físicas e digitais. Cuidar de tudo isso é um desafio!

Mas existem ferramentas para facilitar a rotina, vamos mostrar algumas dessas dicas abaixo:

• Captação de fundos para reforma/revitalização das bibliotecas

Inspire-se no caso de sucesso da cidade de Juína, no interior do Mato Grosso, que revitalizou suas bibliotecas e salas de leitura. Clique aqui para ler o case em formato de texto, ou assista ao vídeo com a Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas da cidade, Alessandra Assis de Oliveira Soares.

• Acervo amplo e híbrido: obras em domínio público e obras digitais

Quando o assunto é composição do acervo da sua biblioteca, indicamos três artigos que vão agregar muito. Os dois primeiros, com diversas sugestões de obras gratuitas, e o terceiro, sobre as formas de agregar conteúdo digital à sua biblioteca.

Confira mais de 2 mil obras gratuitas para leitura online

Obras gratuitas e de domínio público para o seu acervo

Conteúdo digital e pandemia

• Sistema de gestão e plataforma de conteúdos digitais: SophiA Biblioteca, Philos e Odilo

Ter um sistema de gestão e uma plataforma de conteúdo digital integrados só irá facilitar a rotina na sua biblioteca e permitir que os alunos exercem o hábito de leitura com mais frequência neste ambiente. Para saber mais sobre isso, leia o artigo abaixo!

LEIA MAIS >>> SophiA possui o software para biblioteca perfeito para a sua instituição

Para conhecer o SophiA Biblioteca ou o Philos, você pode entrar em contato com nossa equipe. Basta preencher o formulário e aguardar o retorno de um dos nossos consultores!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.