Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Plano de estudo tutorado: o que é, como fazer e como aplicar nas aulas online

Se a escola agora é dentro de casa, é natural que alguém da família atue como tutor do aluno: veja como auxiliar a família neste processo, com planos de estudo

As escolas públicas de Minas Gerais, por meio de iniciativa do Governo Estadual, têm como apoio durante as aulas online (regimes de estudo não presenciais) os planos de estudo tutorados. São planos que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio e consistem em diversos volumes de apostilas com sugestões de atividades que integram o aluno, sua família e a escola. Evidente que, com o estudo sendo realizado dentro de caso, os pais, responsáveis, muitas vezes, irmãos mais velhos ou outros parentes, tornam-se tutores dos estudantes, fazendo, de certa forma, uma parte do papel que o professor tinha na escola.

E como exercer papel tão importante com excelência? É natural não saber como agir na maioria das situações, já que estas pessoas não têm formação para isso, como os professores. A criação do desse material da planos de estudos tutorados propõe, justamente, mostrar à família como auxiliar os estudantes neste complexo momento de aulas online. Acaba por unir ter importantes elos do ensino, que são: o aluno, a escola e a família.

São sugestões de atividades que podem ser feitas em qualquer momento, quando for mais oportuno aos tutores familiares, não necessariamente seguindo à risca um plano de aula. Sabemos que nem sempre é possível acompanhar as crianças e os jovens quando as aulas são ministradas.

Porém, os planos de estudo tutorados feitos pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, ficam aqui como uma sugestão do que fazer àqueles que já não têm mais ideias do que inventar para enfrentar esse longo período de distanciamento social e aulas remotas.

Veja algumas sugestões de atividades

• ENSINO INFANTIL

Trabalhar a rotina diária de higiene e cuidados pessoais: a proposta é que a família esteja sempre envolvida em atividades relacionadas ao tema, conversando com o estudante sobre a importância deste momento, orientando sobre a correta realização destas tarefas e criando novos hábitos, se necessário.

• FUNDAMENTAL I

Compreender formas de composição textual: a proposta é que, em momentos oportunos, ao assistir TV, por exemplo, o tutor familiar possa indicar ao estudante diferentes formas de compor um texto, como em uma notícia.

• FUNDAMENTAL II

Analisar charges e sua ligação com situações cotidianas, discutindo seu significado, sua crítica e, até mesmo, os sentimentos que envolvem aquele determinado assunto. Falar abertamente sobre os sentimentos e as emoções.

• ENSINO MÉDIO

Analisar costumes e tradições locais, nacionais e internacionais. Entender como as interações sociais interferem na visão de mundo. Conversar sobre as mudanças sociais causadas pela pandemia. Entender as sensações do estudante em relação a estas mudanças.

Criando um plano de estudos tutorados para sua escola

Caso tenha estrutura, sua escola pode criar o próprio plano de estudos tutorados. O exemplo citado neste artigo pode servir como uma inspiração para que sua instituição selecione e organize novas propostas de trabalho em conjunto com as famílias, sempre respeitando as limitações que cada família pode ter. Uma relação próxima com pais e responsáveis é a chave para que os planos de ensino tutorados, de fato, funcionem.

Para aplicar os planos de estudos tutorados nas aulas online, acesse os conteúdos das apostilas na íntegra. Eles estão disponíveis nos links abaixo para download.

Acesse aqui todas as apostilas para o Ensino Infantil.

Acesse aqui todas as apostilas para o Ensino Fundamental I.

Acesse aqui todas as apostilas para o Ensino Fundamental II.

Acesse aqui todas as apostilas para o Ensino Médio.

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.