Produção Institucional em destaque

produções institucionais

Por Liliana Giusti Serra. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2015). Especialista em Gerência de Sistemas (2008) e graduação em Biblioteconomia (1992) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP). Profissional da informação dos sistemas SophiA Biblioteca e SophiA Acervo.

Uma instituição é conhecida por sua produção, que pode ser variada. Se for uma instituição de ensino, a produção é formada, principalmente, por recursos acadêmicos, como teses, dissertações e TCCs. Se não for uma instituição de ensino, suas produções podem ser registros textuais, sonoros, visuais, tridimensionais, táteis etc. Independentemente do tipo de suporte, são consideradas produções institucionais os recursos produzidos por colaboradores vinculados à uma instituição.

As produções técnico-científicas representam a força de uma instituição. Isto reflete os esforços de reunião de corpo docente e discente competente, realizando pesquisas relevantes e que contribuem com a evolução do conhecimento em níveis nacional e internacional.

As produções são incluídas nos acervos das bibliotecas, porém, uma vez no catálogo, é complexo diferenciá-las dos demais itens da coleção que não foram produzidos por colaboradores da instituição.

É importante, também, permitir que somente as produções institucionais sejam consultadas em interface exclusiva. Isso contribuirá com a visibilidade da instituição, o que pode representar prestígio, além de contribuir com oportunidades de captação de recursos, investimentos ou patrocínios para realização de projetos de pesquisa.

Outro aspecto que deve ser ponderado é a visibilidade do repositório institucional. Ele não é mantido somente para registrar a história e permitir que os colaboradores e usuários da instituição o consultem. O repositório permite identificar o alcance das produções, de quais locais do mundo os trabalhos são consumidos.

A popularidade de repositórios institucionais foi ampliada com a presença de ferramentas de repositório digital, que permitem o depósito e preservação de registros em formato digital, e sua disponibilização para consulta na Web. Entretanto, nem só de recursos digitais são feitas as produções institucionais. Algumas podem ser analógicas e não podem ser desconsideradas pelo simples fato de não estarem digitalizadas. É importante contabilizar todos os tipos de produções e torná-los passíveis de descoberta por meio de um catálogo online exclusivo dos recursos produzidos pelos colaboradores de uma instituição.

Com o Repositório Institucional do SophiA Biblioteca é possível dispor uma interface de busca somente para a produção institucional, com URL própria, sem, contudo, depender de integrações com ferramentas de repositório digital, rotinas de exportação e importação de registros, ou ainda o duplo cadastramento. Qualquer recurso pode ser marcado como uma produção técnico-científica e, a partir desta marcação, ter sua visibilidade disponibilizada na interface do catálogo e/ou no repositório institucional. Os aceleradores de busca organizam e agrupam os registros de teses e dissertações de forma automática, a partir de dados de programas, áreas de concentração e data de defesa. Isto simplifica o trabalho da equipe que organiza o repositório institucional, dispensando a necessidade de rotinas repetitivas e redundantes.

Um robusto conjunto de gráficos e estatísticas pode ser consultado na interface de pesquisa do Repositório Institucional, transformando em imagens os recursos cadastrados. Além de identificar a quantidade de recursos por tipologia, ano de produção, programa, área de concentração etc., também são computadas as quantidades de acessos e downloads realizados, sinalizando em mapa o alcance do RI por país, com possibilidade de uso de linha do tempo para filtrar o recorte temporal desejado.Divulgação
Divulgação
Produção Institucional em destaque

Na nova interface, além dos indicadores da instituição como um todo, é possível identificar a quantidade de acessos e downloads realizados por recurso, permitindo ao pesquisador a ciência das consultas realizadas em seus trabalhos.

As instituições precisam destacar suas produções sem que isso sobrecarregue a equipe da biblioteca. Ao incluir o módulo Repositório Institucional em sua licença no SophiA Biblioteca, você utilizará uma ferramenta moderna, contando com uma ferramenta com excelente custo-benefício, dispensando investimentos em customizações de outras ferramentas de repositório, contando com suporte especializado e diversas funcionalidades para acompanhar o uso feito nos recursos da instituição.

Coloque a produção de sua instituição em evidência e amplie sua visibilidade!

Para saber como agregar valor e dar destaque à produção de sua instituição entre em contato conosco.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.