tecnologia; professores
Por SophiA Em Blog

Tecnologia ajuda professores a minimizar problemas na voz

Atualmente, a tecnologia ajuda professores nos mais diversos aspectos de suas rotinas, influenciando o trabalho de muitas maneiras.

Mas, sem dúvidas, um dos impactos mais notáveis disso é a possibilidade de evitar a fadiga vocal. Estima-se que, a cada 10 professores, seis apresentam distúrbios vocais.

Vamos entender como a tecnologia pode contribuir positivamente para proteger a voz dos professores em sala de aula. E ir além, mostrando como ela também pode ser um recurso para auxiliar alunos em seu processo de aprendizado.

Como a tecnologia ajuda professores a poupar sua saúde vocal

Toda vez que um professor se posiciona diante de seus alunos e começa a falar várias partes do seu corpo estão trabalhando ativamente.

Entre as partes geradoras de som estão os pulmões, a laringe e as cordas vocais. Por isso, lecionar traz muitos impactos para a sua saúde.

Além disso, ao aplicar a sua voz como uma ferramenta de ensino, você pode impressionar os corações e a vida de seus alunos.

Para entender melhor, volte no tempo e lembre-se de seus próprios professores. Quantos deles marcaram a sua vida? Inspiraram a sua carreira?

Já pensou que muito disso foi consequência não só do estilo de ensino ou de sua aptidão para a matéria, mas também da voz daquele profissional?

Você hoje pode estar fazendo o mesmo por seus alunos, sendo uma pessoa que eles lembrarão nos próximos anos.

Benefícios da tecnologia em sala de aula

Os professores em geral são conhecidos pelo risco de desenvolver distúrbios vocais que podem até levar à dificuldade de ensino - ou mesmo ao afastamento da profissão.

Na tentativa de evitar isso, alguns professores adotam o uso de microfone em sala de aula ou, ainda, o apoio de dispositivos audiovisuais, projeções 3D e muito mais.

Tudo para manter os alunos engajados, sem colocar sua saúde vocal em risco.

Há uma infinidade de ferramentas, dispositivos e aplicativos especificamente projetados para ajudar os professores a superarem desafios e fazer o que fazem de melhor.

A maioria dos professores que aplica tecnologia em sala de aula concordará: ela torna suas vidas mais fáceis.

Plataformas como o Sophia, software de gestão escolar, por exemplo, oferecem recursos pedagógicos que ajudam o professor a diminuir o tempo de exposição oral.

Afinal, a ferramenta de gestão pedagógica do SophiA permite incluir materiais didáticos para serem usados em sala de aula. Ou seja, esses conteúdos podem ser lidos e comentados pelos alunos, ajudando a engajar os alunos. Sem desgastar tanto o professor fisicamente.

E por falar em menores desgastes, a tecnologia encurta distâncias e facilita a comunicação entre a comunidade escolar.

As soluções SophiA permitem que os professores tenham a capacidade de informar e interagir com os pais em tempo real. Seja por e-mail ou boletins informativos.

Além disso, os pais também podem acessar listas de atividades, atribuições, notas e calendários escolares e de classe.

Assim, ajuda a reforçar o conhecimento sobre o que os filhos estão aprendendo em sala de aula e aumentam sua confiança em relação aos professores e instituição.

Ao mesmo tempo, a tecnologia ajuda professores a estarem mais próximos dos responsáveis, de modo prático e eficiente.

A tecnologia ajuda professores a entregar mais

À medida que a tecnologia continua a evoluir, tornando-se uma parte maior do nosso cotidiano, é importante ajustar a rotina escolar. Assim, é possível atender melhor professores e alunos.

A tecnologia ajuda professores a atender os estudantes de forma mais individualizada. Além de incentivar a colaboração entre alunos e professores.

Por meio de fóruns de aprendizagem e documentos compartilhados, os alunos podem ampliar seu conhecimento e otimizar suas habilidades de trabalho em equipe em sala de aula.

Assim como usar os recursos disponibilizados para, junto aos outros alunos, aprender, compartilhando seus trabalhos e ideias.

Pensando na colaboração entre o corpo docente, a tecnologia ajuda os professores a trocarem mais informações entre si.

Assim, fica mais fácil se manterem atualizados sobre as mais recentes ferramentas de ensino. Ou enxergarem com maior clareza o que está funcionando em sala de aula e o que não está.

Além de motivar os professores, esse é um cuidado especialmente útil, dado que os professores já estão tão sobrecarregados.

Então, fornecer ferramentas de gestão gera melhorias não só para os professores, mas também para a administração, as escolas e, claro, os alunos.

Assim, fica mais fácil melhorar a aprendizagem e o sistema educacional como um todo.

Especialmente quando sua instituição conta com soluções pensadas especificamente para o ambiente escolar, como as soluções SophiA.

Veja na prática como a tecnologia ajuda professores e instituições: fale já com um de nossos especialistas e conheça o Sophia!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.