Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog Atualizada em 26 JAN 2018 - 08H31

Projeto Philos auxilia no processo de transformação da biblioteca da Escola Classe 115 Norte, em Brasília

Implantação do software faz parte da revitalização da biblioteca escolar, ação realizada pela instituição com o apoio de voluntários



O Projeto “Philos: plante organização, colha conhecimento”, lançado pela Prima em junho de 2017 já está presente em mais de 220 escolas públicas em todo o Brasil. A iniciativa de cunho social distribui cessões de uso do sistema de gestão Philos para bibliotecas em escolas públicas, com o objetivo de otimizar estes espaços e consequentemente incentivar a criação do hábito da leitura no ambiente escolar. A Escola Classe 115 Norte é uma das beneficiadas pelo projeto e incorporou o software ao processo de transformação da biblioteca escolar.

A unidade 115 Norte atende 300 alunos, atua no Ensino Fundamental, e é uma escola inclusiva que recebe também estudantes com transtorno global do desenvolvimento, deficiências intelectuais, deficiências físicas, transtornos funcionais específicos e altas habilidades. A instituição acredita que pode e deve se tornar uma comunidade de aprendizagem por meio da relação de troca entre as pessoas que dela participam e isto está refletido no seu projeto de revitalização da biblioteca, que conta com o auxílio de muitos voluntários, entre eles bibliotecários, pais e mães da escola, jornalistas, professores, arquitetos, entre outros.

Sua biblioteca, chamada “Carlos Drummond de Andrade”, segundo Marilene de Oliveira, voluntária, viu no Projeto Philos uma oportunidade de continuar o processo de transformação do espaço, que mesmo grande e com um bom acervo, era pouco usado, por conta da desorganização. “Já sabia da versatilidade do sistema e também queria um software robusto, mas de fácil manuseio. Como a Prima tem esse projeto de conceder licenças do Philos às escolas públicas, decidimos nos inscrever”, conta Marilene.

As expectativas com o uso do Philos são as melhores. “Na nova biblioteca o uso do Philos trará inúmeros benefícios para os alunos, professores e funcionários, pois a disponibilização do acervo online facilitará muito conhecer e escolher os livros a serem lidos”, afirma Marilene. “Para os professores facilitará o planejamento das aulas pois poderão pesquisar e escolher os livros para trabalharem determinados assuntos (natureza, mitologia, respeito às diferenças, etc.) ”, completa.

Em 4 meses fazendo parte do Projeto Philos, a biblioteca da escola já tem 1654 títulos cadastrados e 2861 exemplares. Para Marilene os principais benefícios para a biblioteca são “o acesso rápido ao acervo, conhecimento do próprio acervo, controle do número de empréstimos de cada aluno, facilidade de trabalhar a leitura com os professores nas comemorações das datas festivas, entre outros”.

Ao tornar a biblioteca escolar um ambiente vivo, dinâmico e organizado contribui-se para sustentar um dos pilares do propósito da instituição “Aprendizagem e construção do conhecimento em um movimento dialético, que considere a tradição como elemento cultural potencializador da transformação e a inovação como abertura para o novo”.


Como participar do Projeto Philos

Por meio do Projeto Philos, mensalmente serão doadas até 80 cessões de uso do software, desenvolvido especialmente para gestão de bibliotecas escolares. Serão contempladas escolas públicas de Educação Básica, sejam elas municipais ou estaduais, e poderão ser aceitas até 5 escolas por município, quando se tratarem de capitais, e, 2 escolas nos demais municípios.

Para se inscrever é preciso entrar no site www.sophia.com.br/projetophilos e efetuar o cadastro da instituição. As informações serão analisadas e a escola será informada sobre o resultado da avaliação, em caso positivo a Prima entrará em contato para a instalação do sistema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.