Quadro de horário escolar: a arte da conciliação no calendário

A Prima oferece ao mercado brasileiro o software Untis, uma solução completa para a criação de quadro de horários da Instituição de Ensino
quadro de horários

Por Sérgio Silva, consultor comercial na Prima.

Quem na sua Instituição de Ensino é o premiado para elaborar o quadro de horário do ano letivo? Quanto tempo sua IE dedica a esta tarefa? Quantas pessoas se envolvem nesta missão? E, quantos litros de café são consumidos nesse período? Já fizeram as contas?

planejamento do horário de aula rege toda a vida da IE durante um ano todo! O responsável pela elaboração da grade horária tem uma função semelhante à do maestro da orquestra. Quando bem executada a tarefa, a música é linda, um espetáculo! Mas se houver um erro no horário… a orquestra escolar toda pode desandar e o barulho pode ser ensurdecedor.

Elaborar o horário escolar demanda muita atenção. É preciso sempre verificar a disponibilidade de horário dos professores, disponibilidade de salas, número de turmas, número de disciplinas oferecidas por dia, horários variados de turno de aulas, intervalos etc.

São muitos itens concorrentes entre si e todos interferem na elaboração do quadro de aulas. Alguns fatores podem ter mais peso que outros no critério de disponibilidade, mas todos podem impactar na decisão sobre o horário. E, juntos, podem sim tirar o sono do responsável pela tarefa de resolver esse grande quebra-cabeça chamado Quadro de Horários.

Para resolver esta equação, algumas instituições usam planilhas coloridas, folhas quadriculadas, tachinhas de diferentes cores, painéis, folhas e mais folhas. Consomem horas de trabalho, às vezes, muito café e algumas aspirinas. De fato, esse trabalho pode demorar muitos dias ou pouco mais de um mês, dependendo da complexidade de situações ou disponibilidades variadas que o arranjo de horário precisa atender. Porém, há uma forma de tornar o trabalho mais fácil ou menos sofrível.

uso de softwares para criação do quadro de horário reduz o tempo de execução desta tarefa e libera o profissional para executar outras atividades na escola. Ou, quem sabe, poder dormir melhor algumas noites de sono antes do início das aulas!

Prima oferece ao mercado brasileiro o software Untis, uma solução completa para a criação de quadro de horários da Instituição de Ensino. O programa permite indicar as disponibilidades de horário do professor, da turma, disciplinas e salas de aula. Permite indicar todas as grades de aula da IE.

Dentre os recursos destacam-se:

• Integração com os sistemas SophiA Gestão Escolar e Acadêmico;

• Inclusão de horários de aulas distintos por nível de ensino na mesma base;

• Possibilidade para agrupamento ou divisão de turmas por disciplina ou salas;

• Indicação de disponibilidade de aula do professor;

• Requisitos de tempo variáveis;

• Emissão de relatórios de horário em diferentes formatos: seja por turma, professores ou salas;

• Plano de substituição de aulas;

Muitos pais não sabem que o horário de aula é realizado, geralmente, entre dezembro e janeiro, período de trabalho muito intenso para a Instituição de Ensino. Com o Untis, a IE consegue resolver mais rapidamente o problema da grade horária e poderá dedicar mais tempo às outras infinitas atividades de verão escolar, inclusive, dando mais atenção aos seus clientes. Que tal ter mais tempo e tranquilidade para surpreender os pais dos seus alunos com ações diferenciadas no período de férias?

Entre em contato com a gente pelo e-mail vendas@Sophia.com.br ou pelo telefone (12) 2136-7200.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.