Quadro de horários escolar: como otimizar a montagem e ganhar tempo

O quadro de horários trata-se basicamente de uma ferramenta de auxílio na organização e planejamento do ano letivo de uma instituição educacional.
quadro de horários escolar

Você sabe que organização é uma das palavras-chave para a boa gestão escolar, não é mesmo? Mas você já pensou em quanto um quadro de horários — bem feito, e implementado de maneira eficiente — pode ajudar no gerenciamento da sua instituição de ensino?

Vamos do princípio.

O que é um quadro de horários escolar?

O quadro de horários trata-se basicamente de uma ferramenta de auxílio na organização e planejamento do ano letivo de uma instituição educacional. Com ele, é possível otimizar o desenvolvimento das atividades da comunidade escolar, por exemplo. A ideia é tornar tudo mais visual, através do delineamento de componentes como:

O horário que os estudantes terão cada disciplina, bem como os professores responsáveis por cada uma delas;

Os dias letivos e não letivos, como os feriados e as férias;

Os cursos e processos de capacitação dos educadores;

As atividades extracurriculares, como as festas juninas, os campeonatos, e as viagens;

As avaliações e as atividades pedagógicas, como reuniões de pais e professores e conselhos de classe;

Entre outros.

Qual a importância de um quadro de horários escolar bem feito?  

Planejar o quadro de horários é investir em praticidade, organização e otimização de tempo. A ferramenta, quando bem usada, funciona para distribuir, de forma eficiente, o tempo de todos os envolvidos no sistema escolar— gestores, pais dos alunos, os próprios alunos e, em especial, os professores.

Com ela, pode-se evitar, por exemplo:

Os conflitos entre as agendas dos docentes e da instituição

Não é raro a presença de conflitos entre a agenda dos professores e a agenda da escola — visto que a maioria dos docentes costuma trabalhar em mais de uma instituição de ensino. Mas, o panejamento eficiente de um quadro de horários é uma forma de resolver esse problema.

Lembre-se, no entanto, que não adianta deixar para planejar o quadro de última hora, ou seja, logo antes do início do ano letivo. Esse processo deve ser feito com bastante antecedência, dando aos docentes tempo suficiente para que se organizem em relação a outras instituições e compromissos profissionais, bem como quanto a sua vida pessoal.

Vale salientar, ainda, que essa organização no ambiente escolar é uma forma eficiente de evitar outro problema enfrentado pelos gestores — que é a rotatividades de professores. As constantes mudanças no quadro de docentes de uma escola afeta tanto a gestão da instituição, quanto o desempenho dos alunos.  

E a má distribuição dos ambientes escolares

Dois professores e suas turmas precisam usar, no mesmo horário, um determinado laboratório ou a mesma quadra de esportes ou, ainda, a mesma sala de leitura. Essa é uma situação que pode comprometer todo o planejamento de uma aula, não é mesmo? Já que um dos docentes terá que abrir mão do espaço para o qual havia pensado em dar a matéria do dia.  Isso, porém, só acontece por falta de organização, certo?

Bom, aqui também entra o quadro de horários bem estruturado, por exemplo. Para a reserva e distribuição dos espaços da escola e para que os ambientes já ocupados fiquem visíveis a todos, evitando a necessidade de replanejar uma aula de última hora. Todos ganham — professores, alunos e a escola. 

A necessidade de um software eficiente para a gestão do quadro de horários 

As vantagens de ter um quadro de horários bem organizado são muitas. Mas, qual a melhor maneira de fazer isso? Usando a tecnologia, obviamente.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas capazes de auxiliar as escolas nesse sentido, automatizando os processos de gestão e tornando tudo mais prático e eficiente. Uma delas é o Sistema Untis, por exemplo, presente em cerca de 20.000 instituições em todo o mundo.

O Untis é de um software prático e simples de usar, voltado para a realização de quadros de horários informatizados. A ferramenta possui um algoritmo de otimização que elabora automaticamente o quadro, conforme os critérios dos usuários. Ela considera múltiplas variáveis, como por exemplo, os dias que determinado professor não poderá trabalhar.

E, então, gostou dessas informações? Quer saber mais sobre o e melhorar a gestão da sua instituição de ensino? Para isso, basta entrar contato com nossos profissionais e pedir uma demonstração das suas funcionalidades.  

Ainda, para manter-se sempre por dentro das novidades sobre gestão escolar, fique de olho no blog do SophiA. Não perca tempo, a tecnologia está aí para tornar tudo mais prático e eficiente!  

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.