Quais informações analisar para um bom controle escolar

Antes de delimitar quais os dados necessários para a análise do cenário administrativo e financeiro da escola, é preciso organizá-los em um sistema de gestão que integre informações
controle escolar

Um desafio para muitas escolas é realizar a integração e garantir o fácil acesso aos dados importantes para a rotina de trabalhos. A melhor solução para isso é a implantação de um sistema de gestão administrativo e financeiro, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning – em português, Planejamento de Recursos Empresariais), o software de gestão escolar é a ferramenta ideal para garantir mais organização e agilidade nos processos escolares. Com a adoção de um bom software, que esteja entre os líderes de mercado em soluções para instituições de ensino, você terá:

• Controle de presenças e ausências nas aulas

• Controle de desempenho acadêmico das turmas e dos alunos

• Controle de indicadores de sucesso da escola

• Controle das finanças, contas a pagar e a receber

E por que é importante que você tenha o controle escolar? Ter estas informações vai permitir que você analise os dados e, a partir deles, tome decisões importantes para o futuro da sua instituição de ensino. Vamos aos detalhes de cada um dos tópicos:

Controle de presenças e ausências nas aulas

A possibilidade de avaliar os índices de presença e ausências nas aulas, ou a evasão escolar, com alguns cliques dentro do sistema de gestão facilita a tomada de decisão para implementar ações que envolvam os pais e responsáveis, os estudantes e os docentes. Antes que a situação se agrave, eles podem, juntos, decidir como reverter um quadro negativo, criando atividades que despertem o interesse por aprender.

Controle de desempenho acadêmico das turmas e dos alunos

É importante ter a possibilidade de avaliar o desempenho acadêmico e pedagógico dos alunos, de forma individual, por turmas ou por disciplina, assim como poder verificar se as classes têm consumido os materiais disponibilizados pelo professor no sistema. E com base nestes dados, planejar ações de melhoria ou manter atividades que estão gerando bons resultados.

Controle das finanças, contas a pagar e a receber

Diminuir a inadimplência da escola está diretamente ligado ao controle das contas a pagar e a receber. Para manter a saúde financeira da instituição será preciso fazer esse controle. Com um sistema de gestão escolar, será possível dar baixa automática em títulos, gerar boletos em lote, emitir notas fiscais de serviço e produto, além de oferecer a opção de pagamento recorrente pelo cartão de crédito – que não compromete o limite do cliente.

Controle de indicadores de sucesso da escola

Um indicador de sucesso de extrema relevância para a escola é o do setor de vendas. A captação de novos alunos, portanto, é um processo que deve ser acompanhado de perto e, a partir da análise dos dados, decidir como trazer mais prospectivos para as campanhas de matrícula. O sistema deve permitir a realização de matrículas e a emissão de contratos.

Todas essas funcionalidades de controle escolar estão disponíveis no SophiA Gestão Escolar. Se você quiser conhecer melhor esta solução, agende uma demonstração com nosso time.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.