Saber o que o seu público é apaixonado por ler é a chave para o sucesso da biblioteca escolar

A faixa etária e as preferências literárias dos usuários da biblioteca escolar são importantes fatores para definir quais ações de incentivo à leitura devem ser adotadas
biblioteca escolar

As crianças e adolescentes formam grupos muito distintos quando se pensa qual o atendimento ideal. Apesar da pouca diferença de idade que os separa, as mudanças são notáveis, por exemplo, das crianças para os pré-adolescentes e, claro, para aqueles que já estão se preparando para o vestibular, no Ensino Médio.

biblioteca escolar precisa estar pronta para receber essas crianças e adolescentes, sabendo que será preciso adaptar o ambiente para agradar a todos eles, caso a instituição ofereça do Ensino Infantil ao Médio.

Veja abaixo as dicas de abordagem para cada faixa de idade!

Crianças até 7 anos

É preciso investir em atividades lúdicas, já que muitas delas ainda não sabem ler. A contação e as rodas de história são encantadoras para essa turminha. Eles costumam se divertir muito com histórias de suspense e sobre o Folclore Nacional. Se houver espaço, uma boa ideia é investir nos teatros, mesmo que de fantoches, sobre algumas das obras que estão sendo trabalhadas em sala de aula.

Crianças de 7 a 11 anos

Nessa idade, já é criada uma certa independência e os estudantes – naturalmente – começam a querer participar do processo de escolha dos livros a serem lidos. As curiosidades sobre as mudanças que ocorrem nessa idade são tão comuns, então, por que não estudar uma obra sobre o corpo humano? Realize enquetes sobre o que esses alunos gostariam de ver na biblioteca e instigue a curiosidade e autonomia.

Pré-adolescentes de 12 a 14 anos

Nessa fase, algumas escolas já iniciam as leituras de obras obrigatórias. Mas nem sempre esses projetos empolgam os adolescentes. É importante mesclar temas mais tradicionais com os best sellers entre os jovens, aquilo pelo que eles sentem interesse. Isso vai estimular o hábito da leitura e facilitar a participação nos projetos de participação obrigatória. Pense também em multimídias, ir além do livro, com filmes, documentários e outras obras sobre o mesmo tema.

Adolescentes de 15 a 17 anos

O vestibular bate à porta. Pode ser difícil fugir dos clássicos, mas não impossível. Pode-se adotar um dia do mês ou da semana para leituras livres, por exemplo. Fato é que, adotando essas medidas de incentivo à leitura na infância, durante a fase do Ensino Médio, os estudantes já terão um hábito de ler mais consolidado, sendo mais simples a realização da leitura, mesmo dos livros clássicos.

Para todos eles, é essencial que a biblioteca mantenha uma relação de muita proximidade com os educadores. Os professores são um grande exemplo para seus alunos e ter mestres que leem e incentivem a leitura irá facilitar a ida das crianças e adolescentes à biblioteca. Tenha sempre um trabalho conjunto com o conteúdo que está sendo aplicado em sala de aula e auxilie a comunidade escolar a tornar os momentos de aprendizado ainda mais interessantes.

Busque tempo livre para inovar

Para ter tempo de colocar todas essas ações em prática, a biblioteca escolar pode contar com a ajuda de um importante aliado: o sistema de gestão da biblioteca escolar. O Philos é um software desenvolvido especialmente para essa finalidade e simplifica a rotina com processos automatizados e mais ágeis, que liberam tempo aos profissionais da biblioteca para que possam planejar e realizar projetos como os sugeridos neste texto.

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