Saiba mais sobre a plataforma Odilo, novo produto SophiA

Em fevereiro de 2019, a plataforma Odilo foi escolhida pelo Parlamento Europeu como uma solução referência na educação.
plataforma Odilo

Recentemente, falamos aqui sobre o novo produto que agora integra o portfólio de sistemas para escolas, bibliotecas e acervos dos softwares SophiA. Trata-se da plataforma Odilo, voltada à gestão de conteúdo digital, e que funciona da mesma maneira que a Netflix (provedora global de filmes e séries via streaming) — no entanto, no lugar de séries e filmes, oferece aos seus usuários o acesso a livros, revistas, jornais e outros documentos digitais.

Para entender melhor o que é e como funciona a ferramenta, acesse: SophiA lança novidade em seu portfólio de produtos: a Netflix de livros.

Agora, vamos saber ainda mais sobre ela? 

Sobre a Plataforma Odilo

Odilo é uma startup espanhola, criada em 2011, e utilizada por mais de 4.500 instituições do mundo todo — a solução está presente em mais de 40 países. São cerca de dois milhões de conteúdos digitais disponíveis, atualmente acessados por volta de 140 milhões de usuários ativos. 

No início de 2019, a plataforma espanhola foi escolhida pelo Parlamento Europeu como uma solução referência na educação, estando entre as três histórias de sucesso da tecnologia desenvolvida na Europa, que alcançaram um impacto global e uma significativa melhoria na vida dos cidadãos europeus.

A Odilo foi selecionada entre milhares de projetos realizados com a participação de fundos europeus nos últimos anos, e destacou-se por conta da forma como os seus serviços “Biblioteca Digital Inteligente” e “Plataforma de Melhoria da Leitura e da Escrita” impactaram na melhoria da equidade educacional, bem como nos níveis de compreensão na leitura e aprendizagem de línguas nas escolas europeias. Saiba mais clicando aqui.

Softwares SophiA + plataforma Odilo

Aqui no Brasil, a comercialização da ferramenta espanhola será, a partir de agora, uma responsabilidade da empresa Prima, que é a criadora dos softwares SophiA.

Através da integração da plataforma Odilo com os softwares SophiA para gestão de bibliotecas (como é o caso do SophiA Biblioteca, sistema de gestão destinado às bibliotecas culturais e universitárias, e do Philos, sistema utilizado por centenas de bibliotecas escolares no país), a sua instituição de ensino pode contar, por exemplo, com um catálogo customizado e unificado — que associa o conteúdo disponibilizado pela Odilo com o acervo da sua própria biblioteca, incluindo documentos e trabalhos produzidos pela sua Instituição. 

Para saber mais sobre a plataforma Odilo e a integração dela com as soluções SophiA, acesse: https://sophia.com.br/odilo — no final da página você ainda pode preencher um formulário para agendar uma apresentação online com a equipe responsável pela ferramenta no Brasil.  

Depoimentos de usuários da plataforma Odilo

Confira, a seguir, alguns depoimentos internacionais de quem utiliza a ferramenta de gestão de conteúdo digital:

Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus (DIBAM), do Chile

Existe um público muito propenso a ler em formato digital. Com a Odilo encontramos um parceiro com o qual trabalhamos no dia a dia para fazer crescer a nossa biblioteca digital.” — Diretora da DIBAM, Florencia García. 

Biblioteca Digital Nova Gales do Sul (NSW), Austrália

A plataforma Odilo proporciona flexibilidade e funcionalidade à Biblioteca Estatal de NSW para albergar uma coleção de títulos disponíveis em todo o Estado, assim como coleções específicas de conteúdos da rede local de bibliotecas públicas de NSW. Ao longo de todo o projeto, a Odilo proporcionou uma assistência rápida e profissional.” — A/Lead NSW.net Services, Ross Balharrie.

Ministério da Educação do Chile

O Plano Nacional Leio Primeiro, que conta com a ODILO, é prova concreta do compromisso do Presidente Piñera em melhorar a qualidade da educação em todos os seus níveis (…) e um dos planos mais importantes que desenvolvemos no âmbito da qualidade da educação.” — Ministra da Educação do Chile, Marcela Cubillos.

Grupo Salinas, do México

Na biblioteca da Odilo, os nossos trabalhadores entretêm-se e aprendem. Ela despertou uma elevada capacidade de admiração, curiosidade e interesse pela literatura de forma autodidata. A leitura fomentou a criatividade, a proatividade, um espírito colaborativo e, inclusive, a felicidade dos empregados. Também transformou o nosso Grupo, num local incrível para trabalhar. Ganhamos o prêmio por fomentarmos a leitura entre os nossos empregados, graças à biblioteca inteligente da Odilo.” — integrante da Área da Comunicação e Bem Estar, Iván Portilla.

Se você se interessou pela novidade comercializada no Brasil pela Prima, ou se você ainda ficou com alguma dúvida em relação à plataforma Odilo, entre em contato com a equipe de consultores SophiA. Eles estão preparados para dar a você mais detalhes sobre a nova solução e todos os seus benefícios para o mercado brasileiro de escolas, bibliotecas e acervos. 

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.