Sem erros: veja dicas essenciais para registar um livro
A catalogação é essencial para a boa gestão da biblioteca, sendo item primordial para garantir sua organização e bom funcionamento

Veja dicas essenciais para registar um livro
Se você está interessado em saber como catalogar corretamente o acervo da sua biblioteca, este é o artigo para você. Registrar um livro pode não ser uma tarefa assim tão simples, essa ação, quando realizada da maneira correta, é que garante a organização e o bom funcionamento da biblioteca para todos os seus usuários.
O papel do bibliotecário
O dia a dia dos bibliotecários costuma ser bastante agitado com tarefas que envolvem desde a gestão do acervo até o planejamento e execução de atividades pertinentes a área. Neste cenário repleto de incumbências importantes, uma das mais conhecidas é a catalogação de livros.
Todas as bibliotecas realizam esse serviço que é essencial para que o acervo siga em ordem e possa ser consultado com facilidade pelos usuários. Mas, a catalogação de livros costuma ser um trabalho bastante complexo, pois é necessário seguir processos e metodologias para registrar cada obra.
Para ajudar o bibliotecário a fazer uma boa gestão do acervo, iremos apresentar na sequência deste artigo maneiras de aplicar uma catalogação de livros eficiente, utilizando a tecnologia como aliada.
LEIA MAIS >>> https://www.sophia.com.br/blog/bibliotecas-e-acervos/catalogacao-de-livros
Dicas para organizar a biblioteca escolar
No ambiente escolar, a biblioteca faz parte da rotina dos alunos, professores e demais funcionários. Mas, para ser incorporada de maneira que todos possam usufruir dos seus amplos conhecimentos, é necessária uma organização eficiente e um comprometimento do bibliotecário e de todos os educadores da instituição de ensino.
Se não houver lógica na disposição dos livros, os alunos e toda a comunidade escolar enfrentarão o mesmo problema quando se depararem com as informações na internet, onde encontram dados aleatórios e desencontrados.
A lógica em como organizar uma biblioteca escolar é a mesma usada em filtros de pesquisa na internet. O primeiro passo é pensar em categoria, assunto, matéria e autoria. Na sequência deste artigo, iremos apresentar 4 dicas de como organizar uma biblioteca escolar de forma eficiente, utilizando os recursos tecnológicos como aliados.
LEIA MAIS >>> https://www.sophia.com.br/blog/bibliotecas-e-acervos/dicas-de-como-organizar-uma-biblioteca-escolar
Como registrar livros no trabalho remoto
Antes de entender como cadastrar livros de maneira remota em um sistema de gestão, é necessário que a instituição tenha um software web que possibilite a realização deste trabalho de maneira 100% online - ou que possua os dados da instituição armazenados em nuvem - já que ainda pode durar alguns meses o distanciamento social.
Com a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), as bibliotecas precisaram adotar medidas para viabilizar o trabalho remoto, causando o menor prejuízo possível aos seus usuários, e o cadastro de obras no sistema de gestão da instituição também precisa continuar a ser feito – afinal, esse é um momento para adquirir mais obras digitais – mas agora, em home office.
Um bom sistema de gestão de biblioteca web, como o SophiA Biblioteca Web e o Philos - ou o SophiA Biblioteca Desktop com os dados armazenados em nuvem pela Prima - possibilitam que o trabalho de catalogação seja feito mesmo no trabalho remoto. Assim como os empréstimos e as consultas ao acervo, que podem ser feitos pelos usuários da biblioteca pela internet, por meio do Terminal Web.
LEIA MAIS >>> https://www.sophia.com.br/blog/como-cadastrar-os-livros-da-biblioteca-durante-o-trabalho-remoto
Para falar com a equipe do SophiA, é só clicar aqui!