Sem erros: veja dicas essenciais para registar um livro

A catalogação é essencial para a boa gestão da biblioteca, sendo item primordial para garantir sua organização e bom funcionamento
registar um livro

Se você está interessado em saber como catalogar corretamente o acervo da sua biblioteca, este é o artigo para você. Registrar um livro pode não ser uma tarefa assim tão simples, essa ação, quando realizada da maneira correta, é que garante a organização e o bom funcionamento da biblioteca para todos os seus usuários.

O papel do bibliotecário

O dia a dia dos bibliotecários costuma ser bastante agitado com tarefas que envolvem desde a gestão do acervo até o planejamento e execução de atividades pertinentes a área. Neste cenário repleto de incumbências importantes, uma das mais conhecidas é a catalogação de livros.

Todas as bibliotecas realizam esse serviço que é essencial para que o acervo siga em ordem e possa ser consultado com facilidade pelos usuários. Mas, a catalogação de livros costuma ser um trabalho bastante complexo, pois é necessário seguir processos e metodologias para registrar cada obra.

Para ajudar o bibliotecário a fazer uma boa gestão do acervo, iremos apresentar na sequência deste artigo maneiras de aplicar uma catalogação de livros eficiente, utilizando a tecnologia como aliada.

LEIA MAIS >>> Catalogação de Livros 

Dicas para organizar a biblioteca escolar

No ambiente escolar, a biblioteca faz parte da rotina dos alunos, professores e demais funcionários. Mas, para ser incorporada de maneira que todos possam usufruir dos seus amplos conhecimentos, é necessária uma organização eficiente e um comprometimento do bibliotecário e de todos os educadores da instituição de ensino.

Se não houver lógica na disposição dos livros, os alunos e toda a comunidade escolar enfrentarão o mesmo problema quando se depararem com as informações na internet, onde encontram dados aleatórios e desencontrados.

A lógica em como organizar uma biblioteca escolar é a mesma usada em filtros de pesquisa na internet. O primeiro passo é pensar em categoria, assunto, matéria e autoria. Na sequência deste artigo, iremos apresentar 4 dicas de como organizar uma biblioteca escolar de forma eficiente, utilizando os recursos tecnológicos como aliados.

LEIA MAIS >>> Dicas de como organizar uma biblioteca escolar 

Como registrar livros no trabalho remoto

Antes de entender como cadastrar livros de maneira remota em um sistema de gestão, é necessário que a instituição tenha um software web que possibilite a realização deste trabalho de maneira 100% online – ou que possua os dados da instituição armazenados em nuvem – já que ainda pode durar alguns meses o distanciamento social.

Com a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), as bibliotecas precisaram adotar medidas para viabilizar o trabalho remoto, causando o menor prejuízo possível aos seus usuários, e o cadastro de obras no sistema de gestão da instituição também precisa continuar a ser feito – afinal, esse é um momento para adquirir mais obras digitais – mas agora, em home office.

Um bom sistema de gestão de biblioteca web, como o SophiA Biblioteca Web e o Philos – ou o SophiA Biblioteca Desktop com os dados armazenados em nuvem pela Prima – possibilitam que o trabalho de catalogação seja feito mesmo no trabalho remoto. Assim como os empréstimos e as consultas ao acervo, que podem ser feitos pelos usuários da biblioteca pela internet, por meio do Terminal Web.

LEIA MAIS >>> Como cadastrar os livros da biblioteca durante o trabalho remoto 

Para falar com a equipe do SophiA, é só clicar aqui!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.