Sistema de gestão escolar além do administrativo e financeiro

Conheça as ferramentas do SophiA Gestão Escolar para auxiliar a rotina da equipe pedagógica da sua instituição de ensino
sistema de gestão escolar

Além dos aspectos administrativos e financeiros, como o controle das contas a pagar e a receber, um bom sistema de gestão escolar também precisa contar com ferramentas que auxiliem a rotina da equipe pedagógica.

Você concorda que, tão importante quanto o controle das receitas, é o controle do desempenho dos estudantes e das estratégias de ensino adotadas? Estas estratégias são estabelecidas pela equipe pedagógica, e o bom desempenho neste quesito, claro, fará com que os clientes se mantenham fiéis à instituição, além de atrair novos alunos.

Portanto, ter ferramentas que auxiliem, por exemplo, a avaliar os resultados do sistema de ensino utilizado, permitindo tomar decisões importantes, como se ele será mantido, melhorado ou modificado, e por qual razão isso será feito, também é uma vertente de gestão vital para a escola.

Neste artigo, veja as responsabilidades da equipe pedagógica na escola e quais ferramentas do SophiA Gestão Escolar estão disponíveis para auxiliar em análises e decisões estratégicas.

Quais as responsabilidades pedagógicas

A área pedagógica é a parte da gestão escolar que coordena a parte educativa das escolas. Os gestores pedagógicos devem estabelecer as diretrizes do ensino, traçar as metas a serem atingidas — tanto a curto, quanto a médio e longo prazo — bem como os conteúdos e metodologias das grades curriculares.

É fundamental, nesta área da gestão, não esquecer de treinar o corpo docente (e disponibilizar para ele todos os recursos necessários) de acordo com o modelo de educação traçado.

Outra responsabilidade da área pedagógica é fiscalizar a qualidade de ensino. Ou seja, fazer o acompanhamento do rendimento e da evolução dos alunos, verificar se as estratégias de educação estão dando certo, e adequá-las conforme o necessário.

Motivar e incentivar os estudantes no processo de aprendizagem — por meio de projetos, feiras e do estímulo à leitura, dentre outras iniciativas — também está na lista de atribuições relacionadas ao planejamento pedagógico.

Vale lembrar que as medidas estabelecidas sob o viés dessa área devem ser revisadas anualmente e, se preciso, reformuladas — isso dependerá, claro, das necessidades da escola e dos resultados alcançados.

Ferramentas do SophiA para auxiliar a rotina pedagógica

A gestão pedagógica da sua escola, além da administrativa e financeira, também pode contar com as facilidades do SophiA Gestão Escolar. Veja abaixo algumas das ferramentas do sistema feitas especialmente para auxiliar a equipe pedagógica:

• Ferramenta Professor do SophiA: é possível lançar notas, conteúdos didáticos, faltas, tarefas e ocorrências dos alunos, tudo via internet.

• Pelo sistema, você pode acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos de forma individualizada, por turma, ou disciplina, mantendo os dados organizados e com fácil acesso. Ideal para tomar decisões a respeito de formação de turmas de reforço, por exemplo.

• Veja também os acessos realizados pelos alunos e responsáveis aos arquivos publicados, verificando se a classe tem consumido os materiais que são disponibilizados pelos professores (tarefas, listas de exercícios etc.).

• Oferta de novas formas de interação entre família e escola: o SophiA possui aplicativo, Portal do Aluno, entre outras ferramentas que possibilitam o envio de comunicados em massa para sua base de clientes, além de integração com WhatsApp Web para agilizar essa comunicação.

Para saber mais vantagens do SophiA Sistema de Gestão Escolar para a sua instituição, fale com o nosso time. Clique aqui!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.