SophiA Biblioteca lança carteirinha digital
Clientes SophiA Biblioteca com Módulo APP terão acesso à nova funcionalidade que permite que o usuário faça empréstimos sem a necessidade de apresentar um documento físico

Acaba de chegar uma nova funcionalidade ao SophiA Biblioteca. É o eCartão, uma ferramenta liberada para todos os clientes que possuem o módulo APP. Seu objetivo é facilitar a identificação do usuário no momento do empréstimo na biblioteca, para que não seja necessária a apresentação da carteirinha física.
Como utilizar
Ao acessar o ícone “Minha conta”, o usuário deverá informar seus dados para se autenticar no APP e, então, terá acesso às suas informações e ao botão para visualizar o cartão.

Os dados do usuário apresentados no e-Cartão são: nome, código ou matrícula (o que estiver configurado para empréstimo), tipo de usuário, biblioteca (se Multibiblioteca) e data de validade (se preenchida).

Ao visualizar o cartão, o usuário irá visualizar o número de identificação (matrícula/código) em formato de código de barras para que a biblioteca possa ler com o leitor de código de barras, ou o número por extenso, caso não possa utilizar o leitor, além do logotipo da instituição.


Obras gratuitas e de domínio público para o seu acervo
Obras livres e gratuitas para o acervo da sua biblioteca, é isso o que o Domínio Público tem a oferecer. Sua biblioteca já faz uso desta ferramenta? Se ainda não, aproveite este artigo para entender como utilizá-la a favor de sua instituição. Confira também outras opções de conteúdo gratuito que sua biblioteca pode fazer uso, como a Open Library.

O papel do bibliotecário no combate às notícias falsas
Qual a melhor maneira de combater a disseminação de informação falsa? Conhecimento. Não há dúvidas de que o acesso ao conhecimento seja o melhor caminho para vencer as tentativas de desinformação pelas quais esbarramos em nosso dia a dia. Neste sentido, o bibliotecário atua como um educador, que vai ensinar às pessoas, principalmente aos jovens e estudantes, o modo correto de adquirir informação de qualidade, proveniente de fontes seguras – sempre que possível com embasamento científico. E indo além de explicar como ter acesso às informações, irá ensinar também como interpretá-las de modo crítico e divulgá-las com ética.