SophiA Biblioteca lança recurso para a retenção programada de livros na quarentena

Com o uso deste recurso, a biblioteca garante que, no momento da devolução, os recursos bibliográficos sejam automaticamente colocados em quarentena.
novo recurso

SophiA Biblioteca acaba de lançar um novo recurso. Pensando nas demandas trazidas pela pandemia, como o trabalho remoto e o distanciamento social, agora é possível realizar no sistema a retenção programada de obras que precisarão passar por um período de quarentena antes de voltar ao acervo ou ser emprestadas a outros usuários.

Com o uso deste recurso, a biblioteca garante que, no momento da devolução, os recursos bibliográficos sejam automaticamente colocados em quarentena. O período de quarentena é definido pelo administrador do sistema, e durante ele, o SophiA não irá liberar novas reservas do exemplar.

Após o término da quarentena estabelecida por tipo de material, os itens são liberados, notificando os usuários, caso existam reservas. Esta funcionalidade ajudará as bibliotecas no processo de reabertura dos acervos, sem expor os colaboradores e usuários.

Como funciona o recurso

No cadastro de exemplares foi criada uma data limite de retenção. A duração da retenção, assim como quais itens devem ser retidos na devolução, devem ser configurados na tabela de “Material”.

Diariamente, o sistema verificará quais exemplares já chegaram no limite e fará a retirada automática da retenção. Apenas nesse momento a reserva será liberada, assim como o envio do e-mail e notificação no Aplicativo SophiA. No Terminal Web e no Aplicativo, a data limite da retenção do exemplar é apresentada junto ao motivo.

Como realizar a quarentena dos livros com segurança

Com a adoção do trabalho remoto e do sistema de drive thru para retirada e devolução de livros em muitas bibliotecas, uma dúvida comum é como realizar a quarentena das obras devolvidas à biblioteca da maneira correta, sem causar prejuízo aos exemplares, com substâncias que possam danificá-los, e evitando qualquer tipo de contaminação dos profissionais que lidam com estes materiais.

Veja abaixo um passo a passo resumido para a correta manipulação:

  1. 1. Receba os livros usando equipamentos de proteção individual, como luvas e máscara.
  2. 2. Separe um local exclusivo para a armazenagem destas obras. Nenhum outro material deve ficar neste local.
  3. 3. Defina um tempo de quarentena e não leve estes itens ao acervo nem os libere para empréstimo. Pelo menos 2 e até 15 dias.
  4. 4. Quando finalizar a organização dos livros na estante de quarentena, higiene bem as mãos com água e sabão ou álcool 70%.
  5. 5. Quando for manipular os livros, faça uso de máscara e higienize as mãos com água e sabão ou álcool 70%.
  6. 6. Quando finalizar o trabalho, coloque os livros junto ao acervo e higienize novamente as mãos.
  7. 7. Não use álcool para higienização das obras e sempre informe aos usuários para que também não o façam. Isso pode danificar as obras.
  8. Já publicamos aqui no blog um artigo da Liliana Giusti Serra, Gestora da Informação do software SophiA, com diversos protocolos criados por clientes – como Unicamp, Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Unirio, UERJ, INATEL – para a realização da quarentena dos livros. Você pode ver mais informações no link abaixo.

LEIA MAIS: O que a COVID-19 nos ensinou até agora.

Se você ainda não é cliente SophiA e deseja conhecer todas as facilidades do SophiA Biblioteca, fale com nosso time de vendas.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.