SophiA Biblioteca Web auxilia biblioteca do interior do Mato Grosso na pandemia

A Prefeitura de Juína criou estratégias, como o delivery de livros, para incentivar os cidadãos a continuarem a ler durante o período de distanciamento social
leitura na pandemia

Divulgação
Chalézinho da Leitura em Juína – MT

Recentemente, em junho de 2020, a Prima firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Juína, no Mato Grosso, para a implantação do SophiA Biblioteca Web na biblioteca do Complexo Cultural da Casa da Cultura do município. Naquele momento, a pandemia já havia chegado ao Brasil, mas, mesmo com as dificuldades que surgiram nos meses seguintes à assinatura do contrato, os profissionais de cultura da cidade conseguiram criar estratégias para incentivar o consumo das obras pela comunidade.

Saiba mais sobre esta história e como o SophiA Biblioteca pôde contribuir para possibilitar novas formas de consumo do acervo da biblioteca neste artigo, que contou com a contribuição da Bibliotecária e Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas, Alessandra Assis de Oliveira Soares, e com Silvia Cristina Machado Oliveira, Diretora e Secretária de Cultura Adjunta de Juína.

A biblioteca

https://www.youtube.com/embed/m6LyclfY33cA Biblioteca Municipal Professora Maria Santana possuía aproximadamente 900 usuários cadastrados no antigo software. Mas, muitos destes cadastros estavam desatualizados e inativos. No momento, com a chegada do SophiA Biblioteca Web, mais de 2.000 usuários encontram-se cadastrados no sistema. O acervo é de aproximadamente 12 mil exemplares, composto por livros, alguns filmes, brinquedos e jogos pedagógicos. A biblioteca também disponibiliza equipamentos de acessibilidade para usuários portadores de necessidades especiais, como: lupa de mão, lupa-régua, sintetizador de voz, fones de ouvido, kindle, livros e jogos em braile e materiais educativos em libras. Todo munícipe acima dos 12 anos pode retirar esses materiais na biblioteca, desde que cadastrado. Para tomar conta de tudo isso, são oito colaboradores, divididos em tarefas como catalogação, reparo e empréstimos.

O volume de empréstimo, por enquanto, ainda está pequeno, uma vez que a pandemia afastou os usuários da biblioteca devido a não possibilidade de permanência no ambiente. Estão sendo feitas somente retiradas e entregas. Com o intuito de incentivar o hábito da leitura, foi implementado um serviço de entrega “delivery” de livros nas residências. A reabertura com autorização para permanência, sem aglomeração, se deu no início do mês de setembro, e a partir daí, será possível expandir ainda mais o acesso às obras.

A implantação do SophiA Biblioteca Web foi feita de acordo com o cronograma estabelecido em contrato. O treinamento foi acessível e com atendimento atencioso. O Sistema Municipal de Bibliotecas de Juína (SMBJ) realizou uma força-tarefa para a inclusão de dados no sistema, além da equipe da biblioteca foram contratados mais cinco funcionários temporários para a inclusão de dados e suporte às bibliotecas escolares pertencentes ao SMBJ. Agora e no pós-pandemia, a equipe está preparada para propagar cultura!

Revitalização

Além da aquisição do SophiA Biblioteca Web, houve grande dedicação por parte dos profissionais em revitalizar o ambiente físico, as áreas de acesso à cultura disponíveis no município, com a reforma e aquisição de mobiliários, obras e decoração. Os locais foram revitalizados com o intuito de trazer novidades na volta às aulas, mas também, a longo prazo, de serem atrativos e interessantes, contribuindo para a formação do cidadão leitor de forma lúdica e prazerosa

Um pouco de história e inovação

https://www.youtube.com/embed/q7_Pd1OvypAA Biblioteca Municipal Professora Maria Santana foi fundada em 20 de abril de 1983. A criação da biblioteca foi a primeira Lei do município de Juína, proposta pelo primeiro Prefeito do Município, o professor Orlando Pereira. Seu nome é uma homenagem à professora que o alfabetizou: Maria Santana do Nascimento. Apesar desse apoio em sua criação, a biblioteca, mesmo sendo o único equipamento cultural da cidade, ficou por anos sem investimento, sendo inclusive fechada no segundo semestre de 2016. Em 2017, a equipe do Departamento de Cultura, com o apoio do Sistema Municipal de Bibliotecas de Mato Grosso, iniciou um processo de reestruturação física e conceitual do seu espaço.

Com seu projeto “Arte, Leitura e Cultura: uma bela mistura!”, a biblioteca renovou sua função social e seu papel na sociedade juínense, indo até os leitores nas diversas atividades culturais da cidade, com a execução da biblioteca itinerante nos eventos públicos, tais como: a Bibliofolia, que teve destaque nacional na revista “Isto É” como ação inovadora na montagem de uma biblioteca itinerante no Carnaval. A biblioteca itinerante temática Biblioroça foi montada no Sarau das Artes e nas festas das comunidades, como a Festa da Colheita e a Festa do Peixe. O projeto também já conquistou diversos prêmios nacionais e estaduais, além disso, foi apresentado ao vivo, em rede nacional, na Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, em Brasília, no ano de 2019.

Em 2020, foi aprovada a lei municipal nº 1943/2020 que confere à carteirinha emitida pela Biblioteca Municipal de Juína, validade de identificação civil no município. Uma decisão que facilita a rotina dos moradores, em face de dificuldade que pode ser deslocar-se até a capital, a 800km de distância, para a retirada de documentos oficiais.

Divulgação
Silvia Cristina Machado Oliveira, Diretora e Secretária de Cultura Adjunta de Juína

Alessandra Assis de Oliveira Soares, Bibliotecária e Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas

Antes do SophiA, a biblioteca utilizava um software livre, que não disponibilizava interação em rede, bem como funcionalidades entre a biblioteca e os usuários. Outro problema também é que ocorreram perda de dados cadastrados devido à atualização deste antigo sistema e perda de equipamento local.

SophiA Biblioteca Web, com sua interface de gestão acessível e intuitiva, permitiu maior eficiência de uso, bem como a segurança contra a perda de informações, visto que os dados ficam armazenados em ambiente online, em nuvem, e as atualizações não comprometem nem o equipamento local e nem a alimentação dos dados.

SophiA também permitiu uma aproximação e mais interação com nossos usuários, com o perfil individual de usuários que permite funcionalidades de reserva e atualização de prazos, recebimentos de comunicados oficiais e o registro do histórico de movimentação dos usuários. O terminal de consulta de acervo também é muito mais funcional e atrativo que o do antigo software. A possibilidade da expedição da carteirinha de identificação dos usuários também foi um elemento fundamental para a aquisição do SophiA.

Ainda, a expedição de relatórios e indicadores foi o principal benefício considerado na aquisição do SophiA, pois será por meio dos dados do perfil de usuários, perfil de preferências, palavras pesquisadas no terminal e outros dados quantitativos que vamos definir um diagnóstico do nosso público, o que orientará as ações para que sejam mais assertivas e em conformidade com as demandas e preferências de nossos usuários.

Para saber mais sobre o SophiA Biblioteca, você pode entrar em contato com a nossa equipe

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.