SophiA permite importação de dados do sistema para inscrições no ENADE

A automação desse processo permite mais rapidez e menos erros na realização das tarefas
inscrições no ENADE

Todos os anos, o Ministério da Educação (MEC) aplica o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nas Instituições de Ensino Superior para avaliar o desempenho de seus estudantes nos mais variados cursos.

Os alunos ingressantes e concluintes são selecionados para realizar as provas e, a partir das notas obtidas, a instituições recebem – ou não – as permissões para continuar oferecendo determinado curso, para emitir diplomas e outros serviços. O ENADE possui uma repetição trienal, ou seja, a cada três anos, o mesmo curso volta a ser avaliado novamente pelo MEC e a participação é sempre obrigatória.

Os alunos devem ser inscritos pela instituição de ensino e com a identificação de ingressante ou concluinte. Pelo SophiA Gestão Acadêmica, é possível criar uma lista única para inscrição de todos os estudantes no portal do ENADE. Não é necessário perder tempo inscrevendo aluno por aluno.

Constam no arquivo exportado turno, curso, percentual de carga horária cumprido, entre outras informações, para que a inscrição dos alunos possa ser feita em massa. O sistema permite, por exemplo, que os turnos cadastrados pela instituição sejam equiparados aos padrões do ENADE, por exemplo, diurno e matutino. A instituição pode cadastrar da maneira que preferir e posteriormente alinhar com as nomenclaturas oficiais do ENADE.

Os cursos são identificados por meio do código e-MEC, que deve ser preenchido no cadastro de cada curso no sistema. No arquivo exportado para o ENADE, é obrigatório informar também em que ano o aluno concluiu o Ensino Médio, por isso, no SophiA Gestão Acadêmica é possível informar o último curso concluído e em que data isto ocorreu.

As informações sobre a realização das provas do ENADE devem constar no histórico escolar dos alunos de ensino superior, observando a sua participação ou não em cada ano cursado. Por isso, o SophiA Gestão Acadêmica já disponibiliza o documento com as informações sobre a participação no ENADE no rodapé. São incluídos no histórico os status de cada ano letivo referentes àquele aluno.

Existem três categorias para classificar se os estudantes irão ou não participar da prova: não habilitado, habilitado como ingressante (cumpriu até 25% da carga horária do curso) e habilitado como concluinte (cumpriu pelo menos 75 % da carga horária do curso, em tecnólogos, e 80%, em bacharelados). Todas essas classificações são enviadas para o histórico automaticamente, de acordo com as informações de cadastro do aluno disponíveis no sistema.

SophiA Gestão Acadêmica mostra ainda ao usuário o percentual de realização do curso de cada aluno, para que seja possível filtrar as bases de inscrição para ingressantes e concluintes. O cálculo do percentual é feito com base no histórico do aluno, levando em conta o total da carga horária e o que já foi cumprido. Os valores percentuais são atualizados automaticamente no sistema.

Para as Instituições de Ensino Superior que desejam facilitar a inscrição dos alunos no ENADESophiA Gestão Acadêmica mostra-se como um excelente aliado na administração, provendo organização, mais agilidade e precisão!

Saiba mais sobre esse sistema falando com nossa equipe de vendas pelo e-mail: vendas@Sophia.com.br.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.