Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Sua biblioteca precisa aliar acervo físico e digital: saiba como fazer isso

Se você entende a importância de que as bibliotecas caminhem no sentido da tecnologia, mas sua instituição ainda não está preparada para oferecer aos usuários o acesso a um acervo online, confira neste artigo medidas para atender à demanda crescente do público por conteúdo digital. E ao final, uma dica imperdível para quem precisa se aprofundar nesse tema.

O papel da biblioteca no acesso ao conhecimento

Antes de falar sobre livros digitais, é importante entender como as bibliotecas e os livros – físicos ou não – têm influência na vida dos brasileiros. Das mais de 2.790 pessoas entrevistadas pela pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, coordenada pela Instituto Pró-livro e pelo Ibope em 2016, 25% emprestam livros de bibliotecas escolares ou públicas/comunitárias.

Isso mostra o importante papel que estas instituições empenham no hábito da leitura e no processo de aprendizagem para um quarto da população leitora no país. Além disso, 26% dos entrevistados cultiva o hábito da leitura dentro de bibliotecas ou livrarias. Ainda segundo a pesquisa, 24% das pessoas gostam de ler livros em papel ou digitais durante seu tempo livre.

Analisando esses três dados, não restam dúvidas sobre como é essencial manter as bibliotecas atualizadas e, claro, investir no conteúdo digital que já atrai as gerações de nativos digitais. A tendência para o consumo de conteúdo virtual nas bibliotecas é crescente, e isso não quer dizer que os livros impressos deixarão de ser consumidos, apenas que precisam passar a dividir espaço com novas opções. Afinal de contas, a biblioteca exerce também um papel democrático na sociedade, tornando público o acesso a todo tipo de conhecimento, por meio físico ou digital.

Como entregar conteúdo digital de qualidade aos usuários

Sua biblioteca pode estar dentro de uma escola, pertencer a uma instituição pública ou privada, ser de diferentes setores do mercado ou mesmo ser uma iniciativa em uma comunidade ou empresa. Em todos os casos, investir em conteúdo digital trará bons resultados.

Existem soluções disponíveis no mercado para agregar este conteúdo ao acervo físico já disponível. Nossa recomendação é a plataforma de conteúdo digital Odilo, que é comercializada aqui no Brasil pela Prima, empresa que também é responsável pelo desenvolvimento dos softwares SophiA e Philos.

Além de estar em mais 40 países mundo afora e oferecer mais de 2 milhões de conteúdos online, Odilo possui diferentes modelos de aquisição, permitindo, inclusive, a seleção individual de títulos. Isso significa mais liberdade para que sua instituição escolha o conteúdo que mais agrada aos usuários.

Gostou desse artigo e quer saber mais? Então, aproveite a dica de ouro abaixo!

Palestra on-line sobre livros digitais

No dia 03 de março de 2020, terça-feira, a partir das 10h, a Gestora da Informação dos softwares SophiA, Liliana Giusti Serra, irá ministrar uma palestra online sobre livros digitais. O evento é gratuito e estará cheio de novidades e tendências sobre o tema. Faça já a sua inscrição: https://www.sophia.com.br/eventos/palestra-online-livros-digitais.

Para saber mais sobre Odilo, entre em contato com nossa equipe de vendas.

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.