Sua instituição de ensino precisa do binômio: Escola + Biblioteca

Mais de 50% das escolas públicas de Ensino Fundamental no Brasil não possuem biblioteca ou sala de leitura, mesmo havendo uma lei que obriga isto desde 2010. Entenda a legislação e veja os aspectos positivos de adotar o binômio escola + biblioteca
binômio escola + biblioteca

Tudo que é obrigatório, normalmente, incomoda? Bom, no caso do assunto deste artigo, não deveria ser bem assim. Desde 2010, o Brasil impõe, por meio da Lei nº 12.244, que todas as escolas do país, públicas ou privadas, tenham uma biblioteca.

Mas por que é obrigatório ter uma biblioteca na escola?

Desde 24 de maio de 2010, toda escola brasileira, pública ou privada, deve ter uma biblioteca: coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura. A lei informa ainda que o acervo deve ser composto por, no mínimo, um título para cada aluno matriculado.

Qual o prazo para aplicação da lei?

O artigo 3º dispõe que as escolas de todo o país devem empregar esforços para efetivar a lei em um prazo máximo de 10 anos, ou seja, até maio do ano passado (2020).

E qual é a realidade?

O Anuário Brasileiro da Educação Básica, publicado em junho de 2019, aponta que menos de 50% (48%, mais exatamente) das escolas da rede pública do Ensino Fundamental no Brasil possuem uma biblioteca ou sala de leitura. Para a rede pública do Ensino Médio, o número é um pouco melhor, 85,7%, mas ainda não chega a 100%, como determina a lei.

Infelizmente, existem muitas escolas pelo Brasil sem bibliotecas, muitos estudantes sem acesso ao mínimo para estudar. Tendo em vista que já existe uma lei para regulamentar isto há um bom tempo, que o prazo de aplicação já passou e que, mesmo assim, ainda não conseguimos oferecer uma estrutura adequada para que todos os alunos tenham acesso a conhecimento com qualidade, percebemos como realmente são necessários todo o cuidado e a atenção quando o assunto é biblioteca escolar.

E mais, que a lei, por mais que venha para obrigar uma instituição de ensino a algo, é mais do que necessária!

Aspectos positivos de ter uma sala de leitura ou biblioteca na escola

Já falamos aqui no blog do software SophiA sobre a importância da biblioteca na escola. Vamos expor a seguir, de forma resumida, os aspectos positivos disto, mas, se quiser ler ainda mais sobre o assunto, é só acessar a matéria no link abaixo:

A importância das bibliotecas nas escolas no processo de alfabetização

• Um espaço repleto de descobertas: ter biblioteca na escola é fundamental para que o processo de alfabetização, iniciado nesta etapa, siga conforme o planejado nas séries subsequentes do Ensino Fundamental. Mas as bibliotecas escolares são mais que um espaço destinado à leitura; esses locais representam uma aproximação real do aluno com a Literatura, isto é, com as histórias orais, as cantigas de roda e as parlendas. Nesses ambientes, os educadores podem utilizar a Literatura não somente como uma estratégia para ensinar determinados conteúdos, mas como uma forma de estimular a imaginação da criança, permitindo que ela amplie as suas referências e use a fantasia para compreender e se relacionar com o mundo.

• Estímulo à leitura e à liberdade de escolha: todas as atividades escolares que são realizadas fora da sala de aula, como em laboratórios ou na quadra, costumam despertar ainda mais o interesse dos alunos. O mesmo acontece com as visitas às bibliotecas nas escolas. Durante a fase de alfabetização, esse espaço pode ser utilizado para elevar o interesse dos estudantes pela leitura.

Pense na gestão da sua biblioteca

Se você já tem ou irá abrir uma biblioteca ou sala de leitura em sua escola, é importante pensar na gestão do acervo. A solução Philos foi desenvolvida especialmente para otimizar a gestão de bibliotecas escolares. A plataforma facilita, por exemplo, o acesso dos gestores às estatísticas do acervo da biblioteca escolar, bem como às informações relacionadas à circulação das obras.

O software para biblioteca escolar também conta com um portal capaz de otimizar a prática de pesquisas, reservas, empréstimos e renovações no acervo da instituição de ensino — tanto por parte dos alunos, quanto dos funcionários autorizados da biblioteca. Com o Philos, ainda é possível que todos visualizem quais foram as aquisições recentes feitas pela biblioteca da escola e quais são as obras mais emprestadas.

Para saber mais, acesse este link ou fale com nossa equipe.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.