Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog Atualizada em 29 JUL 2020 - 13H00

Tudo o que você precisa saber sobre gestão administrativa escolar

Se você está procurando por um resumo sobre os principais pontos da gestão administrativa escolar, acaba de encontrar. Veja as áreas, os responsáveis e como implementar!

Ao pesquisar sobre o tema “gestão administrativa escolar” você irá encontrar milhares de resultados na internet. Se você está se sentindo um pouco perdido neste mar de informações, este artigo tem como objetivo mostrar todos os pontos relevantes sobre o tema, com sugestões de leituras extras para aprofundar seus conhecimentos em cada tópico. Assim, após esta leitura, você saberá quais ações quer e pode tomar, a partir de hoje mesmo, para melhorar ou implantar a gestão da sua instituição de ensino.

Quais são as áreas

• Pedagógica: é a parte da gestão escolar que coordena a parte educativa das escolas;

• Administrativa e financeira: é responsável pela manutenção da estrutura da escola, ou seja, justamente por garantir o seu funcionamento. Para isso, o campo financeiro precisa estar em dia e ser gerido com excelência;

• Gestão de pessoas: toda instituição precisa de um líder, e que esse líder nomeie outros líderes. Em uma escola, é preciso definir os papéis de atuação entre gestores, coordenadores e professores;

• Comunicação: trocar, adequadamente, mensagens com o público interno, bem como com toda a comunidade escolar, é outra área crucial para a boa gestão escolar. É essencial garantir que as informações foram não só recebidas como, também, compreendidas por todos os destinatários.

Entenda mais neste artigo: https://www.sophia.com.br/blog/gestao-escolar/voce-sabe-quais-areas-compoem-a-gestao-escolar 

Gestão escolar x gestão pedagógica

A gestão pedagógica é a forma como uma instituição de ensino promove a atividade pedagógica por meio de suas ações, discursos e demais ações correlatas – de forma a oferecer aos seus alunos as melhores práticas de ensino e aprendizado.

Assim como a gestão pedagógica, a gestão escolar é uma parte importante de qualquer sistema educacional. Seu objetivo é atuar junto às inúmeras atividades para gerenciar com eficiência as funções da escola e proporcionar uma melhor experiência educacional aos alunos. Ela envolve todos os aspectos administrativos de sua escola.

Entenda mais neste artigo: https://www.sophia.com.br/blog/gestao-escolar/entenda-a-diferenca-entre-gestao-pedagogica-e-gestao-escolar 

Quem são os responsáveis

Diretor: responsável por gerenciar toda a administração da instituição de ensino, esse profissional foca o seu trabalho em ações que ajudam a garantir um aprendizado significativo dos alunos a partir de uma educação de excelência, com uma equipe de professores qualificados;

• Vice-diretor: esse profissional atua como braço-direito do diretor em questões pedagógicas e administrativas. O vice-diretor também é responsável por tomadas de decisões importantes e acaba sendo um elo fundamental entre o diretor e o corpo docente;

• Coordenador pedagógico: esse profissional é responsável por compreender os pontos fortes e fracos apresentados pela instituição de ensino, acompanhar o PPP, cuidar da formação continuada do corpo docente e analisar o nível de aprendizagem dos alunos. O coordenador pedagógico também é bastante presente na rotina dos pais, seja em reuniões ou eventos pedagógicos;

• Orientador educacional: Responsável pela mediação, o orientador auxilia diretamente na articulação entre alunos, professores e pais, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante e aprimoramento do desempenho de todos os que estão inseridos no processo de ensino-aprendizagem.

Entenda mais neste artigo: https://www.sophia.com.br/blog/gestao-escolar-quem-sao-os-responsaveis-e-como-eles-atuam 

Como organizar a gestão administrativa escolar: dois pontos fundamentais

• Dar suporte às ações administrativas: controle de contas a receber, com intuito de diminuir a inadimplência da escola; consultar ferramentas para agilizar a emissão de notas fiscais e acompanhar o andamento das contas a pagar da instituição;

• Organizar os processos de captação e retenção de alunos: essas tarefas geralmente são compartilhadas entre os profissionais da secretaria e o gestor da escola. Mas, para esse trabalho alcançar o resultado esperado, é fundamental ter uma boa gestão de marketing, com uma visão completa do negócio para que seja possível identificar todas as oportunidades;

Entenda mais neste artigo: https://www.sophia.com.br/blog/gestao-escolar/saiba-como-organizar-melhor-a-gestao-escolar 

O benefício de contratar um software de gestão escolar

As tarefas são muitas, mas para ganhar tempo e praticidade, facilitando a rotina atarefada dos gestores escolares, existem diversas ferramentas tecnológicas à disposição, com o SophiA Gestão Escolar. Veja detalhes dos três pilares da gestão escolar no vídeo abaixo:

Entenda mais neste artigo: https://www.sophia.com.br/blog/gestao-escolar/beneficios-de-um-sistema-de-gestao-escolar 

Ou, se quiser falar diretamente sobre as soluções com nossa equipe, entre em contato pelo: www.sophia.com.br/contato. 

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.