Tudo sobre tecnologia educacional para aplicar em sua instituição de ensino

tecnologia educacional

Você sabe como e por que é importante usar a tecnologia para melhorar os indicadores de ensino em sua escola? Neste artigo, você vai encontrar um pouco de tudo sobre este tema, desde o item citado acima, passando por como aplicar a tecnologia de fato e, por fim, com quatro dicas práticas para que sua instituição seja uma adepta da tecnologia educacional.

O interessante é que a tecnologia educacional alcançou em pouco tempo um espaço bastante significativo nas escolas. A utilização de ferramentas tecnológicas para apoiar ou aprimorar métodos de ensino, ampliando o acesso dos estudantes às informações, é um dos principais ganhos proporcionados por esse avanço.

Mas ela não se limita somente à sala de aula e, hoje, vem sendo bastante utilizada para uma gestão escolar mais dinâmica e eficaz. Para conhecer um pouco mais sobre as possibilidades que esses recursos geram para a sua instituição de ensino.

LEIA MAIS >>> Tecnologia educacional e sua importância para a gestão escolar

Conheça seis tecnologias para aplicar ao projeto pedagógico da sua escola

O conceito de tecnologia educacional consiste em incorporar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) às salas de aula, com o intuito de otimizar os processos de ensino-aprendizagem. Não que as técnicas clássicas da Educação tenham ficado para trás, mas agora tem sido essencial ir além da lousa e do giz. O ensino híbrido, por exemplo, é um caminho viável, como já falamos aqui no blog.

O fato é que, as escolas terão que absorver, cada vez mais, o melhor da tecnologia para usá-la em favor do aprendizado. Isso significa que os computadores, tablets e celulares, bem como as plataformas digitais, como redes sociais, serão aliados-chave do projeto pedagógico da instituição de ensino.

Veja como o Horizon Report 2020 analisa seis tecnologias e práticas emergentes do uso da tecnologia na educação, que podem ser aplicadas em sua escola. Este é um relatório anual feito por especialistas em educação tecnologia e futuro, que estuda as tendências para o segmento educacional.

LEIA MAIS >>> Usando a tecnologia educacional a favor do ensino e do aprendizado

4 dicas práticas para aplicar a tecnologia educacional

A tecnologia vem ajudando a humanidade a otimizar processos há um bom tempo. Desde a invenção do primeiro computador, em 1936, até os dias de hoje, muita coisa mudou. Pensando apenas nos últimos 10 anos, a velocidade com que temos conseguido melhorar indicadores com a ajuda das máquinas é notável. Os equipamentos já saem de fábrica com a função “smart”: telefone, televisão, tablet, tudo é inteligente e criado para integrar dados, de modo que essas ferramentas tragam mais facilidades ao dia a dia de seus usuários.

No segmento educacional, esta realidade também se faz presente. Os recursos tecnológicos à disposição para otimizar os processos administrativos e de ensino-aprendizagem são cada vez mais extensos e acessíveis. Entenda o que sua escola pode fazer para tornar-se uma adepta da tecnologia educacional.

LEIA MAIS >>> 4 dicas para a sua escola tornar-se adepta da tecnologia educacional

E para saber mais sobre as soluções do SophiA para levar tecnologia à sua escola, entre em contato com nossa equipe.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.