Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog Atualizada em 30 JAN 2019 - 15H46

Como motivar os professores: três dicas que funcionam

Um docente entusiasmado em ensinar é um dos pilares para se ter estudantes interessados em aprender, sendo essencial saber como motivar os professores.

Entre os principais papéis de um gestor escolar, está pensar no bem estar e rendimento dos membros que fazem parte da instituição de ensino — em especial, o corpo docente e o corpo discente. Só assim é possível construir uma escola de qualidade e merecedora de respeito e admiração. 

Vale destacar, porém, que o bom desempenho, tanto de professores quanto de alunos, dentro de sala de aula depende de um aspecto fundamental: a motivação.

Seguindo a reflexão, pode-se dizer, ainda, que um docente entusiasmado em ensinar é um dos pilares — a base — para se ter, também, estudantes interessados em aprender, certo? Nesse sentido, você, enquanto gestor ou dono de escola, já pensou em como motivar os professores da sua instituição? 

Bom, nós temos três sugestões...vamos lá?

Três dicas de como motivar os professores da sua instituição de ensino 

1. Como motivar os professores? Demonstre interesse, acompanhe o trabalho deles de perto, estimule-os!

Acompanhar o trabalho de perto não significa interferir sem necessidade. No entanto, um gestor deve deixar claro aos docentes que, mais do que trabalhos individuais, o processo de educar deve ser realizado em equipe.

Reuniões periódicas (que podem ser mensais) com o objetivo de destacar as conquistas e a evolução do mês em sala de aula, bem como pontuar as dificuldades — primando sempre por uma conversa leve e descontraída — podem ser uma boa forma da instituição demonstrar interesse pelo trabalho dos professores, por exemplo. Além disso, essa dinâmica funciona para melhorar e fortalecer o relacionamento em grupo, e para a troca de ideias e sugestões.

Também não esqueça de elogiar os trabalhos bem feitos e incentivar a caminhada nessa direção, atitude fundamental a ser adotada se você realmente quer aprender como motivar os professores. Reconhecimento, respeito e valorização são estímulos naturais.  

2. Incentive a atualização, tanto da escola quanto dos docentes!

A integração das novas tecnologias no processo educacional não é mais novidade, no entanto, muitas escolas ainda preferem ignorar os avanços nesse sentido por falta de preparo, tanto da gestão quanto dos professores e demais funcionários.

Entretanto, modernizar a escola e inseri-la no contexto do século XXI é um dos primeiros passos para incentivar os docentes na busca por novas metodologias de ensino, mais atrativas e dinâmicas, através do uso da tecnologia. 

Diversas ferramentas são capazes, por exemplo, de otimizar a gestão escolar e a rotina dos professores. Já falamos aqui, dos benefícios do quadro de horários escolar e da gestão dele por um software eficiente. Também já mencionamos as vantagens da utilização de um boletim escolar online. E, além dessas ferramentas de auxílio, existem muitas outras, para diversos ambientes, inclusive, para uma boa gestão de biblioteca.

Um professor bem assistido, em todos os sentidos, certamente é um professor bem mais motivado. Ofereça a ele uma boa estrutura, bons equipamentos — que facilitem a rotina e que o ajudem a interagir com os estudantes em sala de aula — capacite-o e incentive-o a estar sempre atualizado, que as chances de retorno positivo para instituição tornam-se mais promissoras.  

3. Dê feedbacks!

Já mencionamos a importância de elogiar os bons trabalhos, contudo, dentro da perspectiva dos feedbacks também é importante trabalhar com dados. Por exemplo, a respeito da evolução de um ano para o outro, ou de um bimestre ou trimestre para o outro.

Os objetivos foram alcançados? Por que foram alcançados? Isso é resultado do esforço de quem? Ou, então, por que não foram alcançados? O que faltou? O que é preciso mudar e o que é importante manter? Não esqueça que tudo deve ser dito com calma e respeito por quem se interessa em saber como motivar os professores.

Os feedbacks dos pais e dos próprios estudantes a respeito do trabalho realizado pela escola e pelos professores também devem ser exibidos. Tudo isso funciona como um gatilho para seguir o bom trabalho, melhorar o que deve ser melhorado e buscar sempre a evolução.     

Reforçando: A importância de uma boa gestão escolar no processo de como motivar os professores

 A boa gestão é o ponto de partida para motivar os professores e para se obter qualidade de ensino. Gerir uma escola é estabelecer, junto com a equipe, suas diretrizes, metas e objetivos. É buscar recursos e oferecer a estrutura adequada para que o melhor trabalho possa ser realizado. É manter o time ( diretores, professores, bibliotecários e demais funcionários) unido e motivado em prol da boa educação. Sem essa base consolidada, quaisquer outros esforços são afetados.

Lembre-se, ainda, que, hoje em dia, a tecnologia é um dos pilares da boa gestão. Por isso, contar com as ferramentas certas é crucial.

SophiA Gestão Escolar — um sistema de gestão que atua tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, Médio e Técnico — por exemplo, é um software desenvolvido pela empresa Prima que oferece diversas soluções tecnológicas para auxiliar na gestão das instituições de ensino. Quer saber mais sobre a ferramenta? Entre em contato com nossos especialistas e descubra como o SophiA pode ajudar a sua escola. 

Gostou das dicas de como motivar os professores e quer se manter sempre atualizado sobre assuntos como esse? Então, acompanhe o nosso blog e não perca nenhuma oportunidade de tornar a sua gestão mais eficiente!   

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.