Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Blog

Universidade Estadual de Maringá contrata serviço de hospedagem em cloud

UEM usa o SophiA Biblioteca desde 2018 e optou por migrar os dados de seu servidor local para usar o serviço de hospedagem em cloud da Prima

Escrito por SophiA

12 JUN 2019 - 14H09 (Atualizada em 15 MAR 2021 - 11H24)

logo uem

Em junho de 2018, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, tornou-se cliente da Prima com a obtenção do software SophiA Biblioteca. Em 2019, decidiu expandir essa contratação e aderiu também aos serviços de hospedagem em cloud. Confira abaixo o depoimento do bibliotecário Ademir Henrique dos Santos, diretor da Biblioteca Central da Universidade, sobre o processo de contratação da hospedagem em cloud Microsoft Azure, oferecido pela Prima:

“Correu tudo bem durante o processo de migração de dados do servidor local para o cloud da Prima, houve atenção do Suporte e as dúvidas foram tiradas com o Analista da Prima. Com relação à integridade dos dados, foi mantida.

Pela escassez de funcionários na Universidade para dar suporte em um servidor exclusivo para a biblioteca, a hospedagem na nuvem possibilitou que tenhamos um serviço com suporte 24 horas, que inclui manutenção/backup dos dados. Até então, não tivemos problemas com servidor fora do ar.

As dúvidas relacionadas ao acesso ao servidor estão sendo todas esclarecidas. Estão ocorrendo ajustes de recuperação quando são detectados problemas. No geral, a hospedagem em nuvem foi muito positiva.”

Ademir Henrique dos Santos – Bibliotecário e Diretor da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá

Saiba mais sobre o serviço de hospedagem em nuvem no case de sucesso da ESEF. Clique aqui!

Conheça a história da Biblioteca da UEM

Desde 1974, um prédio com mais de 1.000 m² abriga as obras, onde antes ficavam nas bibliotecas setoriais, compondo a Biblioteca Central (BCE). Em 1977, mais 400m² foram anexados ao prédio devido ao crescimento do número de usuários. Cerca de quatro anos mais tarde, em 1981, uma nova ampliação, de 600m², transformou a área em um complexo de mais de 2.000m².

Em dezembro de 1988, foi iniciada a do primeiro módulo para abrigar o novo prédio da BCE, em uma área de mais de 4.400m². Em 2005, foi proposta uma readequação da estrutura da BCE, por meio da criação do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), para integrar acervos e serviços das demais bibliotecas e incorporar o projeto de informatização de forma sistêmica. Atualmente, a BCE conta com uma área de 13.298m².

Hoje são mais de 120 mil títulos disponíveis em ambiente virtual, com acesso por meio do aplicativo SophiA, além de 122 mil títulos e 468 mil fascículos, entre teses, dissertações, livros e periódicos.

Se sua instituição precisa dos benefícios da hospedagem em nuvem, entre em contato com nosso time comercial para saber mais sobre esse serviço com excelente custo-benefício.

pexels-cottonbro-3943716
Blog

Como lidar com os problemas de inadimplência na escola

Existem métodos diferentes para realizar a cobrança de clientes inadimplentes. Um deles é a Régua de Cobrança, você já ouviu falar? Essa é uma estratégia muito usada por instituições que trabalham com pagamentos recorrentes (que cobram mensalidades, como as escolas) para notificar os seus clientes de maneira adequada sobre as datas de pagamentos e evitar o não pagamento. Falamos sobre os métodos de cobrança porque existem diversos aspectos, principalmente no caso das instituições de ensino, que precisam ser observados quando cobramos clientes. Os alunos inadimplentes não podem ser impedidos de assistir às aulas, por exemplo. Veja algumas dicas de como fazer a cobrança da maneira correta em sua escola. E, aqui neste artigo, seguimos com foco na Régua de Cobrança. Você deve estar pensando, então, como pode aplicar a Régua de Cobrança em sua escola de maneira eficaz. O software de gestão escolar SophiA possui uma função que, além de enviar automaticamente as notificações de cobrança por e-mail aos seus clientes, permite a elaboração de mensagens personalizadas em cada fase da Régua de Cobrança.

pexels-rodnae-productions-6517387
Blog

Invista em cursos livres online, complemente sua formação e fortaleça o seu conhecimento

Mas será que o aumento no consumo dos cursos livres online aconteceu só pela pandemia? Claro que a necessidade de isolamento levou a um aumento na procura por opções que permitissem o acesso ao conhecimento, mesmo sem sair de casa. Porém, os consumidores passaram a valorizar outras características dos cursos online, como a praticidade, os valores mais acessíveis, os menores períodos de duração e a possibilidade de agregar mais conhecimento, inclusive recebendo certificados emitidos por instituições renomadas que oferecem estes cursos. O SophiA, por exemplo, empresa líder em softwares para gestão de bibliotecas, escolas e acervos não-bibliográficos, é uma das empresas que passou a ofertar cursos online a partir de 2020. A cada mês, são mais e mais alunos aproveitando os benefícios de formações com grandes profissionais, como a bibliotecária Liliana Giusti Serra, além de cursos para aprofundar seus conhecimentos no uso dos sistemas, como é o caso do curso Gerador de Documentos, 100% online e exclusivo para clientes SophiA, ele mostra cada detalhe da criação de documentos, como relatórios, no modo avançado.

pexels-ksenia-chernaya-3952078
Blog

A importância de manter o acervo físico da biblioteca sempre atualizado

Ter clássicos no acervo, certamente, deve ser uma preocupação de todo bibliotecário. Existem obras brasileiras e estrangeiras que precisam estar disponíveis no acervo, pois são parte essencial, inclusive, atuando na formação curricular dos estudantes. Já falamos sobre isso aqui no blog, você pode ler mais sobre o assunto nos artigos sugeridos abaixo. Mas hoje, vamos ver um pouco mais sobre a atualização do acervo, abordando a importância de mantê-lo sempre atualizado, além dos clássicos, com as obras mais vendidas, por exemplo, isso garante que a biblioteca se mantenha sempre renovada, não vire um “depósito de livros” na sua instituição.

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.