Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Blog

Universidade Estadual de Maringá contrata serviço de hospedagem em cloud

UEM usa o SophiA Biblioteca desde 2018 e optou por migrar os dados de seu servidor local para usar o serviço de hospedagem em cloud da Prima

Escrito por SophiA

12 JUN 2019 - 14H09 (Atualizada em 15 MAR 2021 - 11H24)

logo uem

Em junho de 2018, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, tornou-se cliente da Prima com a obtenção do software SophiA Biblioteca. Em 2019, decidiu expandir essa contratação e aderiu também aos serviços de hospedagem em cloud. Confira abaixo o depoimento do bibliotecário Ademir Henrique dos Santos, diretor da Biblioteca Central da Universidade, sobre o processo de contratação da hospedagem em cloud Microsoft Azure, oferecido pela Prima:

“Correu tudo bem durante o processo de migração de dados do servidor local para o cloud da Prima, houve atenção do Suporte e as dúvidas foram tiradas com o Analista da Prima. Com relação à integridade dos dados, foi mantida.

Pela escassez de funcionários na Universidade para dar suporte em um servidor exclusivo para a biblioteca, a hospedagem na nuvem possibilitou que tenhamos um serviço com suporte 24 horas, que inclui manutenção/backup dos dados. Até então, não tivemos problemas com servidor fora do ar.

As dúvidas relacionadas ao acesso ao servidor estão sendo todas esclarecidas. Estão ocorrendo ajustes de recuperação quando são detectados problemas. No geral, a hospedagem em nuvem foi muito positiva.”

Ademir Henrique dos Santos – Bibliotecário e Diretor da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá

Saiba mais sobre o serviço de hospedagem em nuvem no case de sucesso da ESEF. Clique aqui!

Conheça a história da Biblioteca da UEM

Desde 1974, um prédio com mais de 1.000 m² abriga as obras, onde antes ficavam nas bibliotecas setoriais, compondo a Biblioteca Central (BCE). Em 1977, mais 400m² foram anexados ao prédio devido ao crescimento do número de usuários. Cerca de quatro anos mais tarde, em 1981, uma nova ampliação, de 600m², transformou a área em um complexo de mais de 2.000m².

Em dezembro de 1988, foi iniciada a do primeiro módulo para abrigar o novo prédio da BCE, em uma área de mais de 4.400m². Em 2005, foi proposta uma readequação da estrutura da BCE, por meio da criação do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), para integrar acervos e serviços das demais bibliotecas e incorporar o projeto de informatização de forma sistêmica. Atualmente, a BCE conta com uma área de 13.298m².

Hoje são mais de 120 mil títulos disponíveis em ambiente virtual, com acesso por meio do aplicativo SophiA, além de 122 mil títulos e 468 mil fascículos, entre teses, dissertações, livros e periódicos.

Se sua instituição precisa dos benefícios da hospedagem em nuvem, entre em contato com nosso time comercial para saber mais sobre esse serviço com excelente custo-benefício.

UERJ - Vista das varandas das bibliotecas Maracanã
Blog

Rede de bibliotecas da UERJ completa 60 anos

A Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro completou 60 anos de histórias. Relembrar estas seis décadas de existência consiste em um verdadeiro passeio pela história, desde os tempos em que tudo era feito de papel, até os dias de hoje, em que muito se informatizou – os livros impressos e documentos físicos, no entanto não perderam sua importante contribuição para o ensino e para a história da UERJ. Além do acervo, outros aspectos estruturais e de gestão também mudaram muito no decorrer desses 60 anos. As mesas foram ocupadas por computadores, antes nem imagináveis, hoje extremamente necessários para o complemento das pesquisas. E nestes computadores, foram evoluindo também os sistemas de gestão das bibliotecas, o controle, a catalogação, toda a gestão, de uma maneira geral, passou a ser feito de um jeito diferente, com cada vez mais processos automatizados ou digitais. Cliente SophiA desde 2015, a rede de bibliotecas da UERJ conta atualmente com 160 servidores, 12 mil usuários cadastrados e mais de 11 mil empréstimos ao mês. Seu vasto acervo é composto por livros impressos e eletrônicos, periódicos, bases de dados, teses, dissertações, TCCs, mapas, fotografias, cordéis, folhetos e DVDs das mais diversas áreas de conhecimento. São mais de meio milhão de itens catalogados!

pexels-pixabay-414181
Blog

Primavera chegou: como trabalhar as estações do ano na escola

No dia 22/09, começa oficialmente a Primavera! Sua escola está de olho na data para aproveitar está bonita temática durante as aulas? Explorar a chegada de uma nova estação – agora, com a Primavera, ou depois, com Verão, Inverno e Outono – abre um leque de possibilidades na sala de aula. O tema pode ser abordado nas aulas de Biologia e Geografia, entre outras, além de permitir a positivação do ambiente escolar. Agora, com o retorno às aulas presenciais, nada como chegar à escola e ver os enfeites em comemoração à nova estação.

pexels-shvets-production-7516235
Blog

Um teste positivo para Covid em minha escola: e agora?

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, passamos por semanas seguidas de quedas no número de casos e de mortes em todo o país. A notícia é ótima, mas, ainda é possível que um caso positivo apareça na sua escola. Principalmente, porque grande parte voltou a operar com 100% da capacidade, todos os dias da semana. É possível que, com mais tempo de exposição e mais pessoas no ambiente, mesmo que a transmissibilidade esteja menor, alguém venha a contrair a doença. Então, você tem um teste positivo para Covid-19 em um aluno, professor ou mesmo responsável. E agora, o que fazer?

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.