Vantagens de inserir a tecnologia no ensino

O ambiente eletrônico veio para auxiliar as pessoas na economia de tempo e espaço — e isso funciona também na tecnologia no ensino
tecnologia no ensino

Estamos no século XXI, e a tecnologia tem ganhado cada vez mais destaque nas tarefas do dia a dia, tanto nas atividades pessoais quanto profissionais. A praticidade configura-se como um dos principais benefícios trazidos por ela — comunicar-se com as pessoas nunca esteve tão fácil, assim como planejar e organizar uma agenda, com diversos recursos visuais, sem necessidade de muito espaço, papel, caneta, etc…e esses são apenas dois exemplos simples. 

O ambiente eletrônico veio para auxiliar as pessoas na economia de tempo e espaço — e isso funciona em todas as áreas, inclusive, na educacional. As tecnologias no ensino, se bem planejadas, podem trazer diversas vantagens para as instituições que trabalham com isso. E não apenas dentro das salas de aula, onde essas ferramentas são capazes de proporcionar aos professores a realização com os alunos de um trabalho de forma mais dinâmica, atraente e eficiente — mas, também, na parte da gestão escolar. E são as vantagens nesse setor que veremos a seguir. 

As vantagens de trabalhar a tecnologia no ensino — no campo da gestão escolar

Tornar as aulas mais atraentes e inovadoras, através de novas metodologias de ensino, capazes de aumentar a integração e o diálogo entre alunos e professores, bem como despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes são alguns dos benefícios da inserção da tecnologia no ensino. No entanto, as vantagens não param por aí, trabalhar com as ferramentas tecnológicas certas, podem, ainda:

Facilitar o dia a dia dos professores e demais funcionários

Organizar de forma prática questões de calendário e agendamentos — como a distribuição das disciplinas e dos horários dos professores, bem como a reserva de espaços escolares, como laboratório e salas de leitura, por exemplo — são fundamentais para  uma gestão eficiente.

Vale destacar que entre as ferramentas que podem colaborar nesse sentido, está o chamado quadro de horários — uma tecnologia focada em auxiliar na organização e planejamento do ano letivo. Se montado de forma eficaz, pode trazer às escolas diversos benefícios no que se refere a administração escolar.  

Gerar economia de papel e outros materiais e, consequentemente, economia financeira

A sua instituição de ensino costuma gastar muito com impressão de materiais? Com tintas para impressora e, até mesmo, com a manutenção da máquina? A inserção da escola no meio eletrônico, através do uso da tecnologia no ensino, não vai acabar com a necessidade de fazer tudo isso, mas pode diminuir a frequência com que se faz.

Hoje em dia, usar aplicativos de armazenamento em nuvem, por exemplo, e imprimir apenas o que é realmente necessário, é uma das formas de economia financeira nas instituições — bem como uma maneira eliminar as pilhas de papel espalhadas pela sala, o que influencia na organização, e pode tornar mais prático o acesso a cada material. Além, claro, de ser uma ótima contribuição para o meio ambiente.

Otimizar os processos financeiros

A emissão de notas fiscais, pagamentos, depósitos, verificação de saldos e diversos outros processos financeiros dos quais instituições educacionais dependem para sobreviver podem ser facilitados se os gestores responsáveis por eles estiverem familiarizados com as melhores tecnologias para auxiliar cada uma dessas atividades.

Agregar valor positivo para a instituição  

Uma instituição de ensino modernizada, que possui ambientes e projetos de tecnologia na escola, e que disponibiliza aos professores, gestores e demais funcionários os mais eficientes instrumentos de trabalho em prol de um ensino de qualidade, certamente ganha visibilidade no mercado, fortalece seus laços com a sociedade e está um passo à frente da concorrência que não se esforça para se inserir nesse contexto.   

Instituições engajadas em envolver a tecnologia no ensino desenvolvem um diferencial competitivo e passam a ser vistas como inovadoras e vanguardistas frente ao seu público de interesse.

Como começar a trabalhar a tecnologia no ensino em sua instituição 

Atualmente, existem várias soluções tecnológicas que se dispõem a facilitar a gestão no ambiente de ensino. Uma delas, por exemplo, é o software SophiA Gestão Escolar — um sistema de gestão escolar que atua tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, Médio e Técnico.

O sistema SophiA foi desenvolvido pela empresa Prima e dispõe de diversas tecnologias para auxiliar nos desafios atuais da gestão escolar.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então, entre em contato com nossos especialistas para uma conversa sem compromisso e saiba como o sistema SophiA pode ajudar a sua instituição de ensino. 

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.