VÍDEO: a biblioteca como diferencial competitivo da escola

Confira os pilares essenciais para garantir que a biblioteca escolar atraia e contribua para a plena formação dos estudantes, com cases de clientes Philos
biblioteca como diferencial competitivo da escola

No dia 16/09, Eduardo Voigt, diretor do SophiA, em parceria com as profissionais Alessandra Soares, Rosana Francioli e Silvete da Costa, que atuam em bibliotecas clientes da Prima, ministraram uma palestra online sobre os pontos-chave para que estes espaços sejam atrativos e contribuam para a formação plena dos alunos.

Assista à palestra na íntegra, é só clicar no player abaixo ou acessar nosso canal no YouTube.

>>Continue a ler mais sobre o assunto depois do vídeo<<

A biblioteca como um ativo estratégico dentro da escola

Nada de depósito de livros! A missão das bibliotecas escolares é propiciar informações e ideias que são fundamentais para que se possa operar com sucesso na sociedade atual, cada vez mais baseada na informação e no conhecimento. Este espaço deve habilitar os estudantes para o aprendizado ao longo da vida, desenvolvendo a imaginação e preparando-os para viver como cidadãos responsáveis. Esta definição foi feita pela UNESCO e pelo IFLA, no Manifesto Biblioteca Escolar.

Como fazer isto?

Veja abaixo os três pilares essenciais a serem analisados e, se necessários, modificados para conquistar melhores resultados.

1. Estudos demonstram que mais frequência na biblioteca resulta em melhores resultados acadêmicos*

Ao promover melhores recursos para a biblioteca escolar, estimulando mais presença e utilização, haverá resultados mais positivos em provas e testes padrão, como o ENEM, os vestibulares e as olimpíadas. Estudos feitos nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália, mostraram que bibliotecas escolares que investiram em recursos de forma efetiva, tiveram maiores padrões de desempenho acadêmico nestes testes do que aquelas em países nos quais não havia esta preocupação.

*Fonte: “Effective School Libraries: Evidence of Impacto n Student Achievement”, de Lynn Barrett.

2. O usuário mudou e como a biblioteca vai acompanhar

Para atender novos usuários, usuários conectados como os que temos hoje, é preciso ter um local mais aberto, com mais liberdade, no qual os alunos podem trazer seus próprios dispositivos. Para isso, o espaço precisa ser repensado, de modo a gerenciar os novos desafios desse novo tipo de usuário. O conhecimento deve ser ofertado por meio do consumo de livros físicos e por meio das plataformas digitais.

3. As transformações necessárias para o ambiente, o acervo e a automação

O ambiente da biblioteca escolar deve ser colorido e agradável, equipado com tapetes, almofadas, cadeiras confortáveis, cestos com revistas e jornais, baús com gibis e livros, quadros, cartazes, prateleiras com as novidades. Até mesmo, ofertar jogos, videogames e outros dispositivos audiovisuais.

O acervo deve ser avaliado para garantir que as obras sigam a proposta pedagógica da escola, será preciso fazer sempre uma seleção dos livros recebidos por meio de doação, assim como um critério e um orçamento claro para a aquisição do acervo. Aposte em materiais variados, que vão além dos livros, e garanta conteúdo eletrônico, com acervo híbrido.

Por fim, a automação, vai permitir que a biblioteca escolar seja mais um nó dentro da teia de conectividade, que inclui as redes digitais. O Philos, software de gestão desenvolvido pela Prima, foi desenvolvido especialmente para prover automação às bibliotecas escolares. O sistema, além de auxiliar o profissional responsável pela biblioteca, permite que os estudantes realizem buscas no terminal de forma amigável e atrativa. O Philos é 100% web, pode ser operado pela internet de qualquer dispositivo móvel.

Quer saber mais? Fale com o nosso time.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.