Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Ligamos para você



Biblioteca Pública do Espírito Santo

Sistema híbrido da família SophiA é utilizado na Biblioteca Pública do Espírito Santo e em suas unidades móveis



A Biblioteca Pública do Espírito Santo – BPES, ampliou seu alcance por meio da criação de sua divisão móvel, que contempla o BibMóvel e a BibTranscol. Para conseguir viabilizar esses serviços, mantendo uma gestão organizada do acervo, são utilizados os softwares da família SophiA Biblioteca, com o SophiA Biblioteca desktop na central e nas outras unidades o SophiA Biblioteca Web.

Este movimento, ir atrás do usuário por meio da divisão móvel, possibilitou que a BPES somasse mais de 39 mil usuários cadastrados, sendo um quarto deste montante os cadastros provenientes da biblioteca original e os demais advindos da divisão móvel, gerenciada por meio do SophiA Biblioteca Web, acessível pela internet.

Rita Moro, bibliotecária da BPES, conta que a principal motivação para a aquisição dos softwares da família SophiA foi a possibilidade de integração das bibliotecas que compõem o sistema itinerante da instituição, a BibTranscol. “O SophiA Biblioteca veio também como resposta à necessidade de modernização e dinamização dos serviços da BPES”, afirma a bibliotecária, que utiliza o SophiA desde 2016.

Além do benefício direto de integração das unidades, utilizando o SophiA Biblioteca como software principal na matriz e o SophiA Biblioteca web nas unidades itinerantes, os serviços e processos também melhoraram. “A circulação, a efetivação da integração entre as bibliotecas do Sistema BibTranscol e a BPES, facilitando o acesso à leitura pelos usuários, foram os principais benefícios”, explica Rita. “Quanto à catalogação houve o aprimoramento dos serviços técnicos, praticidade no acesso à base de dados, maior interação entre os funcionários da instituição e os usuários, como por exemplo com o envio automático de e-mails, dentre outros benefícios”, completa.

A impressão da bibliotecária com a utilização do SophiA Biblioteca é, portanto, muito positiva. “O SophiA é um software moderno e de fácil utilização. Consideramos os serviços prestados pela Prima satisfatórios e percebemos que a empresa se empenha na constante modernização e renovação do software como a criação do sistema híbrido para a BibTranscol”, afirma. “Também destacamos o excelente atendimento de orientação técnica assegurado pelo suporte do SophiA”, aponta.

Com a disponibilização de consulta aos acervos da BPES via internet, pelo SophiA, o material bibliográfico da instituição é divulgado em sua totalidade. “Isso contribui para as melhorias na rotina diária de atendimento aos usuários e nos mecanismos para recuperação da informação com maior rapidez”, explica Rita. ”O avanço obtido pela tecnologia da informação, por meio do SophiA, permite ao usuário maior interação com a instituição e maior agilidade na prestação de serviços à comunidade de leitores”, conclui.

Depoimento

O SophiA Biblioteca veio também como resposta à necessidade de modernização e dinamização dos serviços da BPES. A circulação, a efetivação da integração entre as bibliotecas do Sistema BibTranscol e a BPES, facilitando o acesso à leitura pelos usuários, for... O SophiA Biblioteca veio também como resposta à necessidade de modernização e dinamização dos serviços da BPES. A circulação, a efetivação da integração entre as bibliotecas do Sistema BibTranscol e a BPES, facilitando o acesso à leitura pelos usuários, foram os principais benefícios. O SophiA é um software moderno e de fácil utilização. Consideramos os serviços prestados pela Prima satisfatórios e percebemos que a empresa se empenha na constante modernização e renovação do software como a criação do sistema híbrido para a BibTranscol continuar lendo

Rita Moro
bibliotecária da Biblioteca Pública do Espírito Santo

Produtos utilizados

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.