Central de vendas: Ligue
Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: +55 (12) 2136-7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: +55 (12) 2136-7200 Ligamos para você




Museu de Arte do Rio escolhe o SophiA Biblioteca

Em 2019, a instituição optou pela troca de seu antigo sistema de gestão do acervo pelo SophiA Biblioteca para melhorar o gerenciamento e a acessibilidade de sua coleção bibliográfica

O Museu de Arte do Rio (MAR) é cliente SophiA Biblioteca desde maio de 2019. Antes disso, a instituição já fazia uso de um outro sistema de gestão de bibliotecas, porém, se viu diante da necessidade de atualizações que não estavam disponíveis na antiga solução.

O SophiA Biblioteca chegou ao MAR neste cenário, para o gerenciamento da coleção bibliográfica, como explica a bibliotecária responsável pelo setor, Karen Rafaelle de Oliveira Cury Merlim Aguiar: “Para o melhor gerenciamento das coleções do MAR, e a melhor divulgação delas, verificou-se a necessidade de atualização do software até então utilizado, o que não foi possível. Assim, optou-se pelo SophiA, que tinha todos os requisitos necessários para gerenciar a coleção bibliográfica”.

Atualmente, com 240 usuários cadastrados e uma média de 50 empréstimos mensais, a biblioteca do MAR é aberta a todos os seus colaboradores. O acervo é composto por livros, catálogos e periódicos, além de acervo corrente. É uma biblioteca especializada em Artes, Cultura Visual e possui livros de Filosofia, Educação, História, História Judaica e História do Rio de Janeiro. Leia mais sobre a história da instituição no tópico abaixo!

História

A Biblioteca do Museu de Arte do Rio foi inaugurada um ano após a abertura do Museu. Após reformas para a melhoria dos espaços, foi reaberta ao público em agosto de 2019. A partir disso, a Biblioteca e Centro de Documentação do MAR assumiram uma função multiuso: leitura, pesquisa, exposição e mediação cultural. Esta reforma, que permitiu o aprofundamento da dimensão pública do local, faz parte de um projeto maior, de reposicionamento do museu, realizado com o apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e compreende ações nos diversos níveis de atuação do MAR.

As obras na Biblioteca e no Centro de Documentação dobraram a capacidade de armazenamento do acervo – integrado por aproximadamente 22 mil itens, sendo 15 mil livros correntes com foco nas áreas de Arte, Educação, Ciências Sociais e História do Rio de Janeiro, uma coleção de livros raros e de livros de artistas, além de 7 mil itens de arquivo, entre cartões-postais, fotografias, documentos, correspondências, mapas, entre outros.

O espaço retomou suas atividades com um novo ambiente expositivo, que tem a proposta de ser uma plataforma para que novos artistas possam se expressar nas mais variadas linguagens. Teve início também, com a reabertura do local e a implantação do SophiA Biblioteca, a implementação de um sistema mais atualizado de consulta e catalogação digital do acervo bibliográfico e documental.

Parte da estrutura da “Escola do Olhar”, ligada à Coordenação de Educação da instituição, a Biblioteca e o Centro de Documentação do MAR estão vinculados ao Programa “Pesquisa, memória e documentação” e possuem também uma linha editorial, com publicações impressas e e-books.

Depoimento do cliente

O processo de implantação foi tranquilo e todas as demandas foram bem atendidas. Os principais benefícios percebidos pela utilização do SophiA Biblioteca foram o melhor gerenciamento sobre a coleção e a melhor acessibilidade para os usuários externos. E o a... O processo de implantação foi tranquilo e todas as demandas foram bem atendidas. Os principais benefícios percebidos pela utilização do SophiA Biblioteca foram o melhor gerenciamento sobre a coleção e a melhor acessibilidade para os usuários externos. E o atendimento é excelente! continuar lendo
karenAguiar_MAR
Karen Rafaelle de Oliveira Cury Merlim Aguiar
Bibliotecária

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.