Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Ligamos para você

Família Quinsan

Biblioteca da Família Quinsan em Caçapava/SP é o retrato do amor pelo conhecimento

Um acervo formado ao longo dos últimos 70 anos, não por intenção de se montar uma suntuosa biblioteca, mas por amor ao conhecimento adquirido por meio das artes e da informação. A Biblioteca da Família Quinsan vai na contramão do desapego aos livros, periódicos jornalísticos e música comprada em discos, característico da nossa época, e hoje é um retrato do consumo de itens culturais de uma família sedenta por conhecimento.

Quem nos conta essa história, e a forma como o SophiA Biblioteca auxilia na organização do rico acervo composto por mais de 20 mil itens, é Marilda Quinsan, bibliotecária aposentada do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, em São José dos Campos. Marilda é filha de Hildo e Maria Ignez, patriarcas da família Quinsan e entusiastas da cultura, que passaram esse fascínio pelos livros aos cinco filhos.

No momento de escolher a faculdade que ia cursar Marilda optou pela biblioteconomia, já nutrindo o sonho de um dia cuidar da biblioteca da família. Mas com os afazeres e a rotina profissional seu sonho só se tornou possível a partir de 2015, após passar pelo luto da perda dos pais, quando se aposentou e pode se dedicar ao acervo familiar.

Gestão do acervo com o SophiA

Depois de testar alguns softwares livres Marilda descobriu que o SophiA sim atenderia suas necessidades. “Decidi adquirir o SophiA que eu não só já conhecia, como sabia ser extremamente comprometido com a qualidade na gestão de bibliotecas. Além de poder atender a todas as minhas demandas, a ponto de eu poder tratar a informação como desejo, o suporte é excelente”, aponta Marilda. Os benefícios, segundo a bibliotecária, foram evidentes. “O SophiA Biblioteca me possibilita criar analíticas, ter um repositório sem me preocupar com a gestão dos arquivos, padronizar as entradas, os assuntos, controlar a movimentação do material, e tudo mais que eu já sabia que ele era capaz de me proporcionar”, completa.

Seu trabalho, mesmo com a ajuda do software, será grande, uma vez que o acervo conta com cerca de 20 mil exemplares e, por enquanto, só ela trabalha em sua organização. ”São livros, periódicos, jornais, enciclopédias, dicionários, coleções, relatórios, teses, trabalhos de graduação, filmes, discos, documentários. Cada vez que damos uma voltinha pelo ambiente totalmente desorganizado daquilo que será uma verdadeira biblioteca nos deparamos com coisas fantásticas”, afirma Marilda.

A perspectiva é de que todo o processo de organização leve de 10 a 12 anos. “Quando estiver pronto já estarei com quase 70 anos, mas acho que estando tudo tão bem cuidado e com tamanha facilidade para recuperação, as próximas gerações darão continuidade naturalmente”, afirma. O projeto é ambicioso “Talvez, daqui a alguns anos ela possa se transformar em uma biblioteca com caráter social e ser aberta ao público”, sugere Marilda. O amor e dedicação aos livros a família já tem de sobra.

Depoimento

“Decidi adquirir o SophiA que eu não só já conhecia, como sabia ser extremamente comprometido com a qualidade na gestão de bibliotecas. Além de poder atender a todas as minhas demandas, a ponto de eu poder tratar a informação como desejo, o suporte é excele... “Decidi adquirir o SophiA que eu não só já conhecia, como sabia ser extremamente comprometido com a qualidade na gestão de bibliotecas. Além de poder atender a todas as minhas demandas, a ponto de eu poder tratar a informação como desejo, o suporte é excelente. O SophiA Biblioteca me possibilita criar analíticas, ter um repositório sem me preocupar com a gestão dos arquivos, padronizar as entradas, os assuntos, controlar a movimentação do material, e tudo mais que eu já sabia que ele era capaz de me proporcionar.” continuar lendo
marilda quinsann
Marilda Quinsan
Bibliotecária da Família Quinsan

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.