Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Ligamos para você

Instituto Rubens Gerchman


Instituto Rubens Gerchman utiliza o SophiA Acervo para ampliar o alcance do público à memória do artista.

Um verdadeiro artista é imortal através de suas obras. Para preservar, restaurar, difundir e divulgar o acervo e a memória do artista Rubens Gerchman, falecido em 2008, foi criado o Instituto que leva seu nome, em 2010. A informatização e disponibilização das obras para consulta online é feita pelo SophiA Acervo.

O Instituto compreende dois tipos de acervo: museológico e arquivístico. O legado, portanto, é bastante diversificado, vai além das obras de arte deixadas pelo artista e contempla também seus materiais de trabalho, biblioteca pessoal, periódicos históricos, correspondências, fotografias, cromos, negativos, catálogos, convites de exposições, recortes de jornal, cadernos de artista, entre outros itens.

Mariana Estellita, museóloga do Instituto, conta que o SophiA Acervo foi o primeiro sistema utilizado pela instituição, e, antes dele, todo registro era feito manualmente, em documentos digitais e em suporte de papel. Além de possibilitar a gestão informacional do acervo e disponibilizar o conteúdo online, o SophiA Acervo possibilitou a integração dos acervos museológico e arquivístico, que era uma importante demanda do Instituto. “Com o uso do SophiA, os pesquisadores podem pesquisar integralmente o acervo, relacionando, por exemplo, as obras de arte com cartas ou publicações do mesmo período histórico”, relata Mariana.

Disseminar a produção artística de Gerchman criando novos públicos, democratizando o acesso à sua obra e permitindo a leitura da própria história da arte brasileira tem valor inestimável para os herdeiros do artista, para a equipe do Instituto e para a cultura brasileira. Clara Gerchman, diretora geral da instituição, acredita que a principal ferramenta de preservação da memória do artista é a disponibilização da informação sobre sua produção artística. “O SophiA Acervo permite não apenas o acesso e a circulação da informação, como possibilita que pesquisadores do mundo inteiro tenham acesso remoto ao acervo da Instituição e produzam novos conhecimentos sobre Rubens Gerchman”, afirma Clara.

O software é importante, portanto, não só para democratizar o acesso à obra do artista, mas também para preservar os registros do acervo da instituição. Desta forma a ferramenta auxilia os profissionais a cumprirem o propósito do Instituto Rubens Gerchman: perpetuar e salvaguardar tanto a memória do artista quanto o seu vasto acervo.

Depoimento

Além de possibilitar a gestão informacional do acervo e disponibilizar o conteúdo online, o SophiA Acervo possibilitou a integração dos acervos museológico e arquivístico, que era uma importante demanda do Instituto. Com o uso do SophiA, os pesquisadores po... Além de possibilitar a gestão informacional do acervo e disponibilizar o conteúdo online, o SophiA Acervo possibilitou a integração dos acervos museológico e arquivístico, que era uma importante demanda do Instituto. Com o uso do SophiA, os pesquisadores podem pesquisar integralmente o acervo, relacionando, por exemplo, as obras de arte com cartas ou publicações do mesmo período histórico.Acreditamos que a principal ferramenta de preservação da memória do artista é a difusão e disponibilização da informação sobre sua produção artística. O SophiA Acervo permite não apenas o acesso e a circulação da informação, como possibilita que pesquisadores do mundo inteiro tenham acesso remoto ao acervo da Instituição e produzam novos conhecimentos sobre Rubens Gerchman. continuar lendo
instituto-gerchman
Clara Gerchman e Mariana Estellita
Diretora Geral e Museóloga do Instituto Rubens Gerchman

Produtos utilizados

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.