Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Ligamos para você



    Memorial da América Latina

Memorial da América Latina utiliza o SophiA Biblioteca para gestão de seu acervo bibliográfico


O Memorial da América Latina é um grande símbolo cultural brasileiro, localizado na cidade de São Paulo, e utiliza o SophiA Biblioteca para a gestão de seu acervo bibliográfico. Concebido para promover a integração cultural e política dos povos de língua portuguesa e hispano-americana hoje o espaço é referência na realização de eventos que reúnem os grandes nomes do cenário artístico, político, cultural e acadêmico do país.

O Memorial integra sete edifícios, distribuídos em duas praças que se interligam por uma passarela sobre a avenida Auro Soares de Moura Andrade, na capital paulista. Num destes prédios está localizada a Biblioteca Latino-Americana, vinculada ao Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, inaugurada em 1989.

Segundo Aparecida da Graça Guimarães, gerente da biblioteca, seu principal objetivo é atuar como um núcleo dinâmico de documentação, colocando à disposição do público em geral, e particularmente de pesquisadores, informações sobre o que se produz culturalmente na América Latina e sobre a região. ”Trata-se de uma biblioteca especializada, que procura reunir, organizar e disseminar a expressão cultural representativa de cada um dos países da América Latina, utilizando-se de diversos suportes de informação”, explica a gestora.

Unidade integrante do conjunto arquitetônico idealizado por Oscar Niemeyer, a biblioteca ergue-se sob uma viga de 90 metros de extensão. Em seu piso superior, com 1800 m2 de área, localizam-se parte do acervo bibliográfico (a outra está armazenada no subsolo), as mesas de leitura, uma videoteca, um auditório e um espaço para exposições. A biblioteca tem em suas dependências duas obras de arte: América Latina, de Marianne Peretti, e Homenagem a Clay Gama de Carvalho, de Mário Gruber.

A biblioteca do Memorial possui cerca de 50 mil itens e é aberta ao público em geral, mas, por se tratar de um sistema de informação especializado, tem como usuários principais pesquisadores. ”A biblioteca não cadastra usuários e realiza empréstimo somente entre bibliotecas. Não é circulante porque o acervo possui praticamente um exemplar único de cada título. Além disso, as obras são muito difíceis de serem repostas, principalmente as de outros países”, afirma Aparecida.

Gestão com o SophiA Biblioteca

A Biblioteca Latino-Americana utilizava um software para gerenciar seu acervo, porém este se tornou obsoleto, não oferecendo atualizações e nem suporte técnico. “Pesquisamos os softwares existentes no mercado e concluímos que o SophiA Biblioteca apresentava os requisitos para atender às nossas necessidades”, afirma Aparecida.

A partir da aquisição do SophiA em 2015 foram percebidos benefícios que facilitaram as rotinas de trabalho da biblioteca. “As tabelas de autoridades e auxiliares, além de sua importância no sentido de normalização de nomes, poupam tempo e esforço de digitação, já que os termos podem ser pesquisados e selecionados. ”, explica Aparecida. “A duplicação de registros com dados semelhantes e a impressão de etiquetas também poupam o tempo gasto na digitação. O suporte técnico do software é rápido e eficiente em sanar dúvidas e solucionar problemas”, afirma Aparecida.

Além disso, o público da biblioteca também sentiu o avanço nos serviços prestados. “Os usuários ficaram mais satisfeitos porque a interface amigável facilitou a consulta. A pesquisa livre ou combinada ajuda muito a chegar ao item ou tema desejado, pois o usuário tem muitas possibilidades de restringir ou ampliar sua busca”, comenta Aparecida. “A apresentação da página de resultados é moderna e familiar, semelhante aos sites de busca principalmente de livrarias, por conta das fotos e filtros”, aponta.

Outro fato importante para a biblioteca foi a possibilidade da pesquisa poder ser feita em outros idiomas. “O Memorial é um ponto turístico que recebe pessoas do mundo inteiro, e que muitas vezes desejam realizar a consulta em seu idioma. Aí, tanto os filtros como a possibilidade de mudança de idioma na busca, são importantes”, explica.

O repositório digital integrado ao sistema também foi um ponto importante para a escolha do software, pois o acervo conta com algumas publicações digitalizadas.

Hospedagem

O Memorial, ao utilizar o SophiA Biblioteca, contratou também o serviço de hospedagem na nuvem, que propicia a guarda dos dados, atualizações do sistema e back-ups regulares de forma automatizada pela equipe do SophiA.

A gerente da biblioteca conta que os principais benefícios da hospedagem em nuvem foram o fornecimento da infraestrutura para o software e manutenção de rotinas de segurança que asseguram o funcionamento adequado do sistema.

Ao utilizar o serviço a instituição não precisa manter servidores específicos para o software, o que aumenta a segurança da informação, e também diminui os custos, já que não é preciso manter recursos humanos e técnicos para a hospedagem do sistema.

Algumas curiosidades da biblioteca do Memorial

• O vão livre da Biblioteca, de 90 metros, é o maior do Brasil e foi recorde mundial na época da inauguração do Memorial.

• No primeiro aniversário do Memorial, a Biblioteca recebeu a visita de Fidel Castro, que voltava ao Brasil após quase trinta anos.

• Nos dias seguintes à inauguração do Memorial, a Biblioteca foi visitada por milhares de pessoas, muitas vindas da feira do Parque da Água Branca: como as portas se abrem para a Praça e não há placa proibindo a entrada de animais, os seguranças tinham que “caçar” os bichos trazidos pelos usuários, especialmente os pintainhos que eram dados na feira como brindes para crianças.

Depoimento

Pesquisamos os softwares existentes no mercado e concluímos que o SophiA Biblioteca apresentava os requisitos para atender às nossas necessidades. Os usuários ficaram mais satisfeitos porque a interface amigável facilitou a consulta. A pesquisa livre ou com... Pesquisamos os softwares existentes no mercado e concluímos que o SophiA Biblioteca apresentava os requisitos para atender às nossas necessidades. Os usuários ficaram mais satisfeitos porque a interface amigável facilitou a consulta. A pesquisa livre ou combinada ajuda muito a chegar ao item ou tema desejado, pois o usuário tem muitas possibilidades de restringir ou ampliar sua busca. O Memorial é um ponto turístico que recebe pessoas do mundo inteiro, e que muitas vezes desejam realizar a consulta em seu idioma. Aí, tanto os filtros como a possibilidade de mudança de idioma na busca, são importantes. continuar lendo
Aparecida
Aparecida da Graça Guimarães
gerente da biblioteca do Memorial da América Latina

Produtos utilizados

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.